Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como Cuidar de Orquídeas? Dicas e Orientações para Ter uma Orquídea em Casa

Como cuidar de orquídeas?

Eu me fiz esta pergunta dia desses!

Depois que me mudei de apartamento há algumas semanas para outro com mais espaço, me despertou uma vontade grande de cultivar hortaliças, ervas e até mesmo orquídeas!

Para minha sorte, minha sogra é apaixonada por orquídeas e possui um orquidário lindo na sua casa. Além disso possuo amigas que trabalharam há um bom tempo em floriculturas.

Pensando na minha nova aventura, pesquisei muito, entrei em contato com todas estas pessoas entendidas no assunto à minha volta e recolhi o máximo de informações!

Espero que te ajude também! 🙂

como cultivar orquideas em casa

Como Cuidar de Orquídeas

Orquídeas se caracterizam por plantas muito valorizadas e ainda apresentam determinada dificuldade para florescimento. Cada espécie possui características particulares, porém a beleza é algo comum para todas.

Eu particularmente sempre tenho uma orquídea Phalaenopsis florida na minha sala, que dura em torno de 2 a 3 meses.

É muito importante entender as dicas em como cuidar de orquídeas, para que as orquídeas sejam mantidas saudáveis e apresentando florações permanentes e cheias.

As cores vibrantes, matizados e formas únicas e de delicadeza não passam despercebidos, através de vários tipos de orquídeas. Sem contar o perfume oriundo de algumas que sem dúvida impressionam.

O começo da primavera marca o surgimento das flores. No entanto, determinadas espécies de sensibilidade podem escapar da regra, e como um exemplo, a orquídea.

O florescimento de tal espécie se encontra bastante associado com sua inteira adaptação em ambiente, e não somente com estação.

Os fatores, sendo exemplo excesso ou ausência da luz e água, a utilização dos substratos incorretos e mudanças repentinas no lugar do cultivo vão afetar os brotos. É fundamental que se conheça o tipo da espécie para adequação com cuidados.

As orquídeas apresentam resistência, porém demandam atenção. Os pontos associados com ausência da adubação e espaço ainda são influenciadores no próprio desenvolvimento.

Já sentiram o quanto as orquídeas são delicadas, não é mesmo? Acho que por isso são tão valorizadas! 🙂

Conheça Algumas Espécies de Orquídeas

Na atualidade, existem em torno de 35 mil espécies de orquídeas no planeta, com divisão em mais de mil gêneros, e o infinito de diversidades híbridas.

Por motivo destes cruzamentos, há dificuldade em identificação de uma espécie que é comercializada sem denominação. A dica é buscar a compra nas exposições, garden centers ou orquidários, desta forma sabe-se de modo exato o tipo que está adquirindo. Eu gosto muito de adquirir na Holambelo em BH. Preço e bom e muita variedade.

Para facilitar os cuidados, recomendo fazer compras de pequena placa para identificar e escrever na mesma o nome de espécie. Isso facilita o processo em como cuidar das orquídeas. Lembre-se também de anotar ainda o período da última floração!!!

Na sequência, os mais populares gêneros de orquídeas:

– Oncidium

Mais conhecida como Chuva de Ouro, esta orquídea tem crescimento ascendente, assim estas têm preferência pelo cultivo nas placas. O gênero tem característica por colorido de intensidade em relação às flores, e pela preferência da luz mais dosada, e sombreamento razoável.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Chuva de Ouro

As flores desta da orquídea Chuva de Ouro têm duração entre 20 e 30 dias, e a duração sendo mais uma questão recorrente em como cuidar de orquídeas.

Quando me casei em 2013, usei algumas delas para enfeitar o meu buquê! 🙂 Elas são realmente lindas!

buque de flores amarelas
Meu buquê de noiva: mistura de flores amarelas

– Orquídea-Bambu

Trata-se da versão terrestre das orquídeas, com cultivo de modo direto em solo e compõe touceiras de até 2 m em relação à altura.

Possui folhas compridas e estreitas e as flores, com formação em verão, fazem mistura de tons de roxo e rosa. Minha sogra tem esta lindeza na entrada da casa dela. Fica realmente lindo!

como cultivar orquideas em casa
Orquídea-Bambu

– Cattleya

Esta orquídea é relativamente fácil de cuidar, porém não têm indicação aos ambientes internos.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Cattleya Amarela

A preferência deve ser ao cultivo nas árvores. Possui enormes flores e vistosas, com duração, na média de período de 15 dias, para todos os interessados em como cuidar de orquídeas.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Cattleya Lilás

– Vandas

As espécies deste gênero apreciam viver penduradas, nos lugares quentes e com umidade. Não necessitam do substrato, assim estas têm preferência pelo cultivo nos troncos das árvores, uma alternativa sendo treliças de madeira.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Vanda

Estas orquídeas gostam da umidade, porém não da água parada. A indicação é regar diariamente, porém não deixar ocorrer acúmulo da água. As flores têm duração, ao mínimo, de período de 30 dias.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Vanda

– Phalaenopsis

Trata-se de um dos gêneros mais populares, já que a própria floração se caracteriza uma das de maior duração, podendo alcançar 90 dias. Confesso que ela é minha favorita por este motivo!

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Phalaenopsis

É excelente para cultivar nos ambientes internos. No momento de regar, ter atenção para que a água não tenha acúmulo entre folhas – tente direcionar a água apenas em substrato.

como cultivar orquideas em casa
Orquídea Phalaenopsis

O Que Uma Orquídea Necessita?

As orquídeas necessitam da tranquilidade para florescimento. Tudo o que demandam se caracteriza espaço, água, nutrientes, luz e tranquilidade. Quem não precisa disso, não é mesmo?? rs… Bem no estilo “sombra e água fresca” rs…

É importante não ficar manipulando tanto a orquídea. Já que a planta tem organização de forma interna.

Evite trocá-la de lugar com frequência. Mudar de lugar para a orquídea que se encontra saudável pode representar esforço em dobro para adaptação e menos vitalidade para usufruir nas flores belas.

Além da vontade de contemplar as flores a brotar de uma a duas vezes anualmente, é necessária atenção com condições adequadas para cada espécie, pois existem várias dúvidas em como cuidar de orquídeas.

Algumas se caracterizam mais rústicas, outras de maior delicadeza. E algumas têm origem do frio, e outras do calor. Entender qual contexto fazer acomodação de cada uma, é metade do percurso em cultivar a orquídea.

De modo geral, esta espécie de planta necessita da luminosidade com moderação, ou seja, nem tanta, nem pouca luz. Se a orquídea puder tomar metade da manhã ou da tarde do sol, há suficiência para desenvolvimento da bela floração.

Quantidade de Água para Regar

A quantidade de água se caracteriza mais um aspecto que a orquídea tem preferência de meio termo. Usando o borrifador, a cada dois dias, trata-se da forma ideal para manter a hidratação.

E a cada mês, há indicação de ter capricho com nutrientes e adubação com nitrogênio, potássio e fósforo. De forma eventual, acrescentar composto orgânico, apenas para a orquídea surgir ainda melhor.

orquideas em casa

Como Induzir a Floração da Orquídea

Às vezes a orquídea pode aparentar morta, no entanto, somente se prepara ao novo ciclo. Se ocorrer de ter passado um ano, e a mesma não floriu mais, é indicado conferir se não se encontra tão apertada.

As orquídeas apreciam espaço, têm necessidade de vaso adequado, arejado e amplo. É interessante investimento em feitos de barro furados, pedaços de tronco ou fibra de coco, para o melhor tratamento na dúvida em como cuidar de orquídeas.

Como é o Cuidado da Orquídea Quando a Flor se Foi?

Na situação de a orquídea ter passado dois meses linda e florida e então perdeu a última pétala de flor, recomendo  podar o caule em altura média entre nódulos.

De forma eventual, retirar os galhos e folhas secos. A manutenção é mais um ponto de destaque em como cuidar de orquídeas. Apenas tenha atenção para não fazer retirada de futuros brotos.

Determinadas orquídeas aparentam secar como se o estado fossem de mortas. Porém, ao observar a raiz, e elas se apresentando verdinhas, estão trabalhando bem à floração nova.

Como Cuidar de Orquídeas? Dicas e Orientações para Ter uma Orquídea em Casa

Orquídeas em Árvores

Enorme parte das orquídeas se caracteriza epífita, ou seja, as mesmas utilizam o tronco das árvores de apoio para desenvolvimento, um fator a considerar quando o assunto é como cuidar de orquídeas. Mas a ideia é ter tranquilidade, tal relação é de benefício para ambas as partes.

O passo inicial se resume selecionar a árvore. Não selecione as espécies de tronco descamante, sendo exemplo jabuticabeira e pau-ferro, e evite árvores de copas tão densas, de exemplo a mangueira, ou que percam as folhas em totalidade, como jasmim-manga.

Adubação, Ventilação e Iluminação para Orquídeas

Há vários tipos de adubos particulares às orquídeas. Para que o aspecto de florir seja estimulado, o mais usado é o NPK 10 30 20, que possui concentração superior do fósforo. Aplicar o mesmo de manhã ou em entardecer.

Em relação à dúvida de troca da espécie do vaso, o recomendado é manter a mesma em dois dedos abaixo da boca do vaso.

Mais um ponto para ficar atento em como cuidar de orquídeas é a verificação da “parte frontal” da planta, ou seja, o lado em que aparecem novos brotos deve permanecer livre, nunca grudado em parede do recipiente.

A ventilação se resume de grande importância ao cultivo saudável, no entanto, o excesso pode prejudicar a orquídea.

Além de induzir a evaporação mais rápida da água da rega, o vento ainda pode tornar mais rápido o processo do caimento das flores.

Se as folhas brotarem mais escuras, trata-se de sinal da falta da luz. E as folhas amareladas já apontam que a espécie recebe sol excessivamente, sendo este fator da iluminação importante em como cuidar de orquídeas.

como-cultivar-orquideas-em-casa-03

Conclusão: cuidados básicos para suas orquídeas

Espero que tenha gostado de algumas dicas básicas de como cuidar de orquídeas. Agora ficou fácil escolher sua espécie favorita e começar a coleção.

Geralmente, minha sogra deixa as orquídeas penduradas em um suporte na parede, em local protegido. Mas as orquídeas dela recebem chuva e luz, porém, ela instalou uma tela fina em cima para que a água chegue suave nas plantinhas. Esta tela também diminui a incidência de luz.

Sempre que uma das orquídeas dela floresce, ela a leva para enfeitar o interior da casa, podendo contemplar toda aquele beleza surpreendente. 🙂

Agora, se você deseja uma orientação mais especializada, sugiro este e-book de Como Cuidar de Orquídea, escrito pelo Alberto Schuman, cultivador com mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas.

Deixe nos comentários algum hábito ou dica especial. Vou adorar saber! 🙂

Bj.

Blog-Casadas-Esposas-Online-Ticinha-Medeiros-Rosa

Ticinha Medeiros

Blog para mulheres antenadas e apaixonadas

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

95 posts

2 Comentários

Comentário e Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *