Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como organizar a casa: impressione até sua sogra com 8 dicas infalíveis

Você consegue manter sua casa organizada? Como organizar a casa?

Se seu chefe ou sua sogra chegassem agora na sua casa, você se sentiria confortável?

É um grande desafio, não é mesmo?

organização doméstica

Acredito que a grande maioria das pessoas gasta tempo e esforço para preservar a casa em ordem.

Eu sempre fui “mais ou menos” organizada, mas aprendi muito com meu marido, que é bastante metódico.

Tive que buscar dentro de mim um esforço maior para manter as minhas coisas sempre no lugar, assim como as coisas da casa.

Ele ser organizado naturalmente me ajudou a ter disciplina e valorizar a organização doméstica.

E posso afirmar que tudo é questão de hábito!

Quando senti os benefícios da organização doméstica, me senti muito mais motivada para manter a ordem.

 

Além disso, ser organizada te faz ganhar tempo!

Ser organizada faz com que você tenha um registro mental de onde suas coisas estão. Isso favorece achar objetos rapidamente e facilita também na hora de guardá-los.

Com a casa em ordem, o estresse diminuiu, pois você não precisa procurar objetos que estão fora do lugar – e muitas vezes nem possuíam um lugar fixo.

Eu não sei vocês, mas quando a casa ou algum espaço está em desordem, eu não consigo me concentrar totalmente, tenho a sensação que isso me desorganiza internamente.

Isso também acontece com você?

Percebo também que quando ocorre algum problema na vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, as coisas ao redor começam a ficar em desordem – como se fosse um reflexo do estado íntimo. Segundo o Feng Shui, a bagunça no ambiente pode ser sinônimo de estagnação na vida (para refletir!).

Outra vantagem em ser organizada é se você tiver uma diarista ou faxineira e ela perceber que você é cuidadosa e valoriza a organização, provavelmente ela repetirá o seu padrão de comportamento, deixando o ambiente caprichado.

Como organizar a casa – 3 regras básicas

Vou explicar abaixo como manter cada cômodo da sua casa organizado. Mas essas três regras servem para qualquer espaço, seja na sua casa, no seu trabalho, no seu armário ou mesmo na cozinha.

1. Não acumule

Isso mesmo, não guarde coisas desnecessárias! Desentulhe o que não usar mais. Isso fará com que você crie novos espaços e melhore sua logística de organização.

Aquela roupa não te serve mais? Há quanto tempo você não lê aqueles livros guardados no alto do armário? Têm enlatados vencidos na despensa? E a papelada de contas antigas? Seus filhos não usam mais alguns brinquedos?

E alguma vez você já comprou um objeto e em seguida descobrir que já o tinha em casa? Este é um exemplo de quem acumula coisas e ainda é desorganizada. É o cúmulo da desorganização! rs…

Doe os itens que você não usa mais! Desapegue! Eu e meu marido temos uma lei dentro da nossa casa. Para casa item que entrar, outro deve sair. Não precisa ser da mesma categoria, mas nos força trabalhar o desapego.

Este hábito ajuda a manter os espaços em ordem.

2. Não deixe para depois

organização domesticaTirou a calça do armário para se vestir e decidiu ir de vestido para a festa? Guarde a calça imediatamente! Não fique com preguiça e deixe para depois.

São maus hábitos como este que desorganizam o ambiente! E você já reparou que onde tem um item desorganizado, ele tende a puxar mais outros itens, virando uma verdadeira bagunça?

Criar o hábito de sempre colocar os objetos de volta no lugar após o seu uso é fundamental para a organização.

Mesmo que mentalmente você diga “daqui a pouco eu vou usar” ou “daqui a pouco eu guardo”, você deve guardar assim mesmo. Tente manter a ordem. Não caia na armadilha da preguiça! É assim que, muitas vezes, começa a desordem no local.

3. Organização funcional

Para que sua organização dê certo e dure por muito tempo, faça de uma forma que seja funcional. Itens de maior uso devem ficar em locais de fácil acesso.

Não dificulte seu esquema de organização, simplifique!

Use caixas de plástico para auxiliar em algumas arrumações. Divisórias são sempre bem vindas.

Sempre que puder, coloque etiquetas em potes, caixas, vasilhas e até mesmo em gavetas. Há um tempo atrás, trabalhei em uma empresa que tinham implementado o 5S e a organização era fundamental. Se deixassem, etiquetávamos até o lustre, rs…

Mas o mais importante é facilitar o dia a dia. Você deve sim pensar na estética do seu cômodo ou armário, mas a funcionalidade em primeiro lugar.

Como organizar a casa por cômodos

Como organizar o quarto e o guarda-roupa

Organizar o quarto começa pela cama: crie o hábito de arrumar sua cama todos os dias antes de sair de casa. Isso te trará uma sensação de organização ao chegar em casa cansado do trabalho.

Arrumar a cama já é meio caminho andado na organização do quarto.

quarto

Outra dica importante é diminuir o máximo de objetos do criado-mudo. Uma luminária e um enfeite está de bom tamanho. A sensação é maior de organização do ambiente .

criado mudo organizado

A melhor forma de organizar radicalmente o guarda-roupa é retirando tudo do lugar.

Assim, com os espaços vazios, você consegue ter uma visão global do guarda-roupa e, quem sabe, mudar de local alguns itens.

Para organizar o guarda-roupa, tire um dia com tempo. É cansativo, e no meio do processo você provavelmente irá pensar em desistir, mas siga firme! O resultado é satisfatório e duradouro. Sugiro até ligar uma boa música para não ver o tempo passar! 🙂

Aproveite o espaço vazio do guarda-roupa e faça uma limpeza interna.

Como fazer uma limpeza interna no guarda-roupa?

  • Passe um aspirador de pó nas gavetas e prateleiras;
  • Passe um pano úmido com uma mistura de água e vinagre. Esta mistura é ótima para prevenir mofos. Mas se já houver mofos, vale borrifar o local com uma mistura de água sanitária e água e limpar com pano seco.
  • Deixe secar completamente por 2 horas, com as portas e gavetas abertas.

Como organizar o guarda-roupa

Após a limpeza do guarda-roupa, comece separando as peças em que você não vai mais usar e coloque-as em sacolas ou caixas para doação.

Peças que não são usadas há muitos anos são fortes candidatas a ir para a sacola.

Lembre-se que você precisará de espaço! Faça uma pergunta mental para cada peça:

Eu realmente preciso dessa roupa?

Eu uso com qual frequência?

Ela ainda me serve?

Esta roupa combina com meu estilo atual?

Quando casei, me mudei para um apartamento 10 vezes menor que a casa dos meus pais, literalmente. Meu guarda-roupa era de cinco porta e tive que passar para um de duas portas, com o tamanho e altura menores. Foi uma “limpa” incrível. Foi um trabalho interno de desapego. Hoje, consigo desfazer de uma peça com muito mais facilidade, depois de ter passado por essa experiência.

Ao separar as roupas, organize por tipo (social, calça, camisa….) e por estação. Em seguida, separe por cores. Têm pessoas que só separam por cores, fica a seu critério. Separar por tipo, e posteriormente por cor, na minha opinião, facilita o dia a dia. É assim que eu faço e funciona muito bem.

guarda roupa arrumado

Pendure as roupas que precisam ser passadas, assim diminui o risco de amarrotar. Camisas sociais, calças, saias e vestidos são minhas opções.

Ao pendurar a camisa social, abotoe o primeiro botão, assim diminui o risco da camisa cair do cabide e se amarrotar.

cabide

O máximo de roupas que puder pendurar é melhor, pois aumenta a visibilidade e facilita o uso no dia a dia.

Coloque todos os cabides virados para dentro. Se for da mesma cor/tipo melhor ainda. Fica esteticamente mais bonito e organizado. Você consegue perceber isso no exemplo da imagem acima?cabide para cintos organização guarda-roupa

Mas, atenção! Evite pendurar mais de uma roupa em um cabide! Isso atrapalha a organização. E a chance de você esquecer que existe aquela camisa por baixo do casaco é grande. Isso já aconteceu comigo! Investir em cabides é investir em tempo!

No mercado, você encontra diversos cabides estilizados! Veja só que interessante este cabide para cintos!

Para a roupa não escorregar do cabide, existem vários macetes!

Vou indicar esta que é super estilosa. Basta enrolar linhas de tricô por toda armação do cabide. Fica lindo e estiloso.

roupa escorrega do cabide

Eu enrolei alguns cabides meus com um tom de cinza escuro, ficou bem elegante.

Outra opções menos trabalhosas, é utilizar elásticos  nas pontas do cabide. É fácil de colocar e preço acessível.

dica organizacao guarda roupa

Um opção mais sofisticada é usar o Slip-Grip, um tipo de adesivo antideslizante para colar no cabide.

como organizar a casa

Você encontra com facilidade na internet. Basta colar os adesivos nas laterais de cada cabide. Bem prático!

como organizar lenços no guarda-roupaOutra dica para o uso do cabide é usa-los para organizar os lenços, echarpes e pashminas.

É só amarar os lenços em grupos nos cabides e pendurar. Facilita o uso e ocupa menos espaço que nas gavetas, onde ficam esquecidos e ainda podem pegar cheiro.

E as gavetas?

Gavetas com roupas bem dobradas ganham espaço.

E para facilitar o dia a dia, coloque as roupas mais usadas nas gavetas superiores, e as menos usadas nas inferiores.

Gosto também da opção das roupas íntimas na primeira gaveta.

No vídeo abaixo, a personal organizer Juliana Faria dá várias dicas de organização de gavetas, incluindo como fazer divisórias:

Se você guarda as roupas de cama no guarda-roupa (como eu), uma forma prática de deixá-las organizadas é agrupá-las.

Coloque cada conjunto de lençol dentro de uma fronha (lençol com elástico, virol, fronha) e assim, você conseguirá achar rapidamente qual kit irá colocar na cama.

roupa de cama

Após toda a arrumação do guarda-roupa, você irá descobrir roupas esquecidas no armário e montar looks com muito mais rapidez e facilidade. Você ganha tempo na vida! rs…

E nada melhor que abrir o guarda-roupa e vê-lo organizado, parecendo até loja de shopping rs…

Tudo de bom, né?

Organização no banheiro

O banheiro é um ambiente muitas vezes esquecido na casa. Mas a organização é fundamental para mantê-lo com com um aspecto mais limpo e com uma boa aparência.

Algumas pessoas queixam-se que o banheiro é pequeno e por isso é difícil mantê-lo arrumado. Se seu banheiro é pequeno, você pode pegar algumas dicas de decoração aqui. Muitos detalhes decorativos são funcionais e ajudam na organização do dia a dia.

banheiro organizado

Uma solução para banheiro que eu adoro é o uso de prateleiras! Nelas você pode colocar produtos de higiene, toalhas, espelhos e itens decorativos como velas e difusor de ambientes (amo!).

Uma dica óbvia para a maiorias das pessoas, mas merece ser ressaltada é colocar cesto de roupas sujas no banheiro. Evita que a roupa fique jogada nesse ambiente, até esquecida.

Cestas de vime ou organizadores funcionam bem na hora de organizar objetos e toalhas no banheiro.

Quanto mais setorizado estiver suas coisas, melhor. Deixe separado os cremes, as escovas de cabelo, a maquiagem, os produtos de limpeza, etc. Separe por categorias nas gavetas ou nos organizadores.

organizadores para banheiro

Se sua bancada tiver espaço, recomendo o uso de bandejas. Além de decorativas, elas ajudam a manter alguns itens em ordem. Tem cada bandeja que é um luxo! As espelhadas são as minhas favoritas.

bandeja para banheiro

Organização na lavanderia

Se o banheiro é um cômodo um tanto quanto esquecido, imagina a lavanderia! rs… rs…

Mas nem todo mundo possui um espaço de lavanderia em casa. Eu tive sorte! Meu apê tem uma lavanderia maior que a cozinha! rs…

Para aqueles que têm, recomendo colocar um cesto para roupas brancas e outro cesto para roupas coloridas, separadamente.

Se couber mais um cesto para roupas pretas, melhor ainda! Facilita muito no momento da lavagem das roupas.

roupa suja lavanderia

Você também pode investir em acessórios, como cestinhas de prendedores ou mesmo um suporte de prendedores de roupas íntimas. Ajuda a economizar espaço.

lavanderiaPara organizar a lavanderia, armários sob medida é uma excelente opção. Mas você pode verificar na Leroy Merlin, que eles possuem diversos móveis em tamanhos variados.

Os armários irão auxilar na organização dos materiais de limpeza, baldes, ferramentas e até mesmo vassouras (mas estas, eu optei por pendurá-las em ganchos na parede – outra opção).

Se quiser, utilize dentro dos armários cestos e organizadores de plástico.

Separe os itens para lavagem de roupa em um compartimento, e os produtos da limpeza geral da casa, em outro.

lavanderia

Como organizar uma cozinha

A cozinha é um dos cômodas mais queridos da casa! Pelo menos pra mim, rs…

E na hora de preparar os pratos, nada melhor que uma cozinha organizada, armários e despensa no lugar.

E quando a despensa está organizada, você tem um melhor controle sobre a validade dos alimentos, quantidade de mantimentos e ainda diminui o desperdício.

Fazer a lista de supermercado fica infinitamente mais fácil e rápido.

Para começar, deixe na bancada da cozinha apenas os equipamentos mais usados. Evite tumultuar esse espaço.

Veja o exemplo abaixo nesta cozinha planejada:

cozinha organizada planejamento

Para ocupar menos o armário, utilize nichos decorativos e preencha com utensílios domésticos. Fica charmoso!

nichos organizador

Organizando armários da cozinha

Deixe as louças do dia a dia na altura das mãos, onde o acesso seja fácil. As louças para ocasiões especiais podem ficar mais distantes, sem problemas.

Para guardar potes de plástico ou de vidro dentro do armário, coloque-os empilhados uns sobre os outros, do maior para o menor. As tampas ficam armazenas em um outro recipiente. Veja só essa imagem:

organização domestica

Colocar as tampas por baixo de seus potes também é uma outra boa opção.

potes e organização domestica

Caso tenha espaço para colocar as panelas lado a lado, ótimo. Mas se não tiver espaço, faça como os potes.

panelasAgrupe as panelas, umas dentro das outras, da maior para a menor, sem as tampas. Guarde as tampas separadamente.

Existem alguns suportes de organização para tampas de panelas no mercado, como o da foto ao lado.

O ideal é guardar as tampas em pé, na vertical, assim ocupa menos espaço e fica mais fácil encontrá-las.

E ao retirar uma tampa, você não bagunça as outras, que se mantem organizadas dentro do suporte.

Este suporte, por exemplo, custa R$15,00 neste site aqui.

Se seu armário tiver poucas prateleiras ou se forem muito afastadas uma das outras, utilize um suportes de metal para aproveitar o espaço.

organizador

Para economizar espaço no armário, você também pode instalar ganchos em locais estratégicos na parede. Dão charme e facilitam a utilização.

Olha que que charme essa opção de suporte de  ganchos para xícaras! Economiza lugar no armário né?

organização doméstica

Estes dois suportes acima eu encontrei na Loja Ordenato. Achei top!

Se você tiver alguma parede vazia, instale prateleiras! É uma ótima opção para economizar espaço nos armários da cozinha.

prateleira cozinha

Se seu armário tiver opções de gavetas, eu sugiro a seguinte organização:

Primeira gaveta armário – Guarde os talheres de uso diário (garfos, facas e colheres) e facas de corte. (Eu deixo uma quantidade mínima. Como é só eu eu meu marido, eu deixo 6 unidades de cada. Assim, vou utilizando, e colocando no lava-louça. No final do dia, ligo o lava-louça).
Na segunda gaveta – Guarde os utensílio de menor uso diário ou de tamanhos grandes. Espátulas, “pão duro”, tesoura para cozinha, colheres de pau e colheres de silicone . Utensílios e talheres de servir.
Na terceira gaveta – Armazene luvas térmicas, papel toalha, papel alumínio, papel manteiga e saco para freezer.
Na quarta gaveta – Faça uma gaveta de coisas diversas. Sempre existem aquelas coisas que você não sabe aonde guardar. Miudezas da cozinha. Então, reserve uma gaveta apenas para esses itens. Procure usar divisórias para sua gaveta de utensilio variados não se transformar na gaveta da bagunça. Na minha, eu colo as forminhas de cupcake, forminhas de biscoito, hashi (palitos chineses),

Na última gaveta (se tiver!) – Armazene os panos de pratos. Infelizmente eu não tenho essa opção – e sinto muita falta! Para suprir, eu armazeno meus panos de prato em uma caixa organizadora dentro do armário.

E dentro da geladeira?

Que tal cestas organizadoras? Agrupar os alimentos do mesmo tipo facilita na hora de cozinhar. Os alimentos não ficam soltos e caídos. E na hora de limpar, é só tirar as cestas! Prático! Quem quiser arriscar, tem várias opções diferentes para comprar no Ali Express.

organização da cozinha

Se quiser saber mais sobre como armazenar os alimentos, veja a imagem abaixo, tem dicas bem interessantes.

geladeira organizada dicas

Como organizar a despensa

Confesso que adoro arrumar a despensa. Já arrumei a minha, da minha mãe e de um monte de amigas! rs rs rs….

Mas antes de começar a arrumação, você deve limpar a despensa corretamente.

Sugestão limpeza da despensa

  • Passe o aspirador de pó e limpe toda a superfície, incluindo gretas e cantos.
  • Faça a primeira limpeza com água e sabão. Esfregue com uma esponja e seque profundamente com panos limpos e papel-toalha.
  • Faça a segunda limpeza: esfregue toda a superfície com vinagre branco e um pano limpo.
  • Espere secar completamente para colocar os mantimentos na despensa.

Se desejar, coloque protetores nos armários para facilitar a próxima limpeza.

Organização da despensa

Para organizar a despensa , o grande segredo na minha opinião, é separar os itens em caixas! Setorizar! Use cestas ou embalagens plástica para isso.

Mas vale ressaltar que é a a partir da arrumação que você irá verificar a necessidade de caixas e não o contrário.

O segundo grande segredo na organização da despensa é etiquetar! Etiquete as cestas, os potes, prateleira, o que puder! Facilite a comunicação para você, para sua diarista e sua família.

organização despensa com cestas

Veja mais um exemplo de organização da despensa – antes e depois:

organização domestica

Muito mais fácil verificar o que falta de mantimentos na despensa organizada na hora de fazer a lista de compras, não é mesmo?

Biscoitos fechados, enlatados, molhos prontos, temperos fechados, embalagens fechadas etc, são bons exemplos para setorizar em caixas.

Para os mantimentos, use potes herméticos. Use de preferência os empilháveis. Eles conservam os alimentos e são fáceis de usar no dia a dia. No meu post sobre dicas de cozinha, eu falo sobre eles lá.

potes para organização da despensa

Açúcar, café, arroz, feijão, massas, cereais são exemplos de alimentos que devem ser guardados em potes herméticos.

Sempre que possível, tire esse alimentos das embalagens e guarde-os nos potes. A conservação é maior.

organização despensaItens como leite e suco devem ser colocados em fileiras como nos supermercados. Lembre-se de deixar os itens com a validade mais antiga na parte de trás.

É importante lembrar que os alimentos com as datas de validade mais recentes devem ficar mais na frente para serem consumidos primeiro.
Produtos como óleo, azeite e vinagre podem ser colocados juntos em uma bandeja.

Faça uma organização uniforme e tente manter o padrão.

Se o armário da sua despensa possuir algum canto, uma boa dica é usar prateleiras giratórias nesse espaço, conforme imagem ao lado.

despensaAssim, você consegue aproveitar o canto, sem ter que esconder nenhum produto (e correr o risco de nem saber que ele existe).

Para as portas da despensa, que tal um organizador de sapatos? Ele são bem úteis para guardar salgadinhos e chips. Mas por favor, use um novo, em? rs..

Se você guarda os materiais de limpeza na despensa no mesmo armários que os alimentos, deixe-os na parte mais embaixo possível.

Pois, caso alguma embalagem sofra vazamento, não irá derramar sobre os alimentos.

Conclusão: Organizar é deixar a vida mais prática

Aprendeu um pouco como organizar a casa? 

Neste post, ensino diversos truques para manter a casa em ordem, mas adapte à sua realidade! Faça do jeito que achar melhor! Inspire-se e use a criatividade!

Organizar uma casa é hábito e esforço.

Nos tempo de hoje em que cada segundo é sagrado, ter a vida organizada facilita muito.

Convide o marido para a colaboração! Se tiver filhos, coloque-os também no pacote.

como organizar a casa

Para manter a casa em ordem é necessário que o casal se esforce juntos! Tem marido que além de não ajudar, ainda promove mais bagunça. Aí não pode, né?

Para ter um casamento feliz é necessário dividir as tarefas. Se seu marido não colabora, tenha uma conversa sincera com ele. Fale sobre os pontos que te incomoda e o quanto você gostaria que ele colaborasse. Fale sobre os benefícios do ambiente organizado e o quanto é prático e saudável manter a casa de vocês em ordem.

Engana-se quem acha que organizar a casa é perder tempo. Pelo contrário! É ganhar tempo, é melhorar o clima do ambiente, é buscar a harmonia do lar, mudar a energia!

E você, é organizada? Tem alguma dica extra de como organizar a casa?

Vou adorar saber! Deixe aqui nos comentários! 🙂

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Blog para mulheres casadas, modernas e antenadas.

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

95 posts

5 Comentários

Comentário e Respostas
  1. Muito bom o blog, descobri ele hoje em uma situação de desespero kkkk, minha casa tá num nível de desorganização quase como a da foto lá em cima, tenho dois filhos um de 4 anos e um de 1 aninho e depois que consegui coloca-los pra dormir a casa tava virada, tinha um caminho de brinquedos da sala aos quartos sem contar com as roupas do guarda roupa que eu decidi organizar e tirei tudo de dentro de uma vez, separei várias para doação, mas não conseguir colocar de volta as outras por causa da correria com os meninos, além de tudo sou uma pessoa desorganizada, mas peguei o computador com papel e lápis na mão determinada a mudar e pra melhorar ainda achei muitas outras ótimas dicas no blog. Parabéns!! vou curtir a página no facebook!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *