Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Penteadeira Vintage Retrô e Outros Móveis Charmosos Para Sua Casa Ficar Linda

Penteadeira vintage, minha nova paixão!

Um dia desses olhei para meu quarto e pensei: está faltando alguma coisa! Meu quarto já está pronto e decorado, mas sabe aquele toque final, aquele charme?

Pois é! Logo constatei que uma penteadeira ia ser o ideal para completar o ambiente.
Além de serem decorativas, facilitaria na hora de fazer um make mais elaborado, sem precisar ficar em pé na frente do espelho do banheiro. E se torna mais uma opção para apoiar o notebook e trabalhar. 🙂

Pensando nisso, fui direto ao google e digitei algumas buscas tipo assim:

  • Penteadeira com espelho……
  • Penteadeira retrô…
  • Penteadeiras modernas…
  • Penteadeira camarim…
  • E por último coloquei assim: penteadeira charmosa, rs rs… E caiu uma penteadeira vintage super linda e apaixonante! Foi assim que conheci a loja Aprimore Decoração. Entrei em contato com eles, fui muito bem atendida e comprei minha penteadeira retrô por lá.

Gente! Descobri que sou vintage e não sabia! Quero mudar a decoração do quarto todo agora! rs (o problema vai ser convencer o marido rs rs rs – super moderno).

Se você não conhece a decoração vintage, leia este texto até o final. Primeiro, vou te contar um pouco sobre este estilo de decoração que é tendência em 2016. Depois vou falar sobre as diferenças entre retrô e vintage e no final, vou te mostrar várias fotos inspiradoras de penteadeiras vintage – e você também vai se apaixonar! 🙂

criado mudo retro vintage
Móveis Aprimore Decor

Tendência de decoração Vintage 2016

A decoração vintage faz referência a algo clássico, antigo e de época. O vintage, usado como adjetivo, se consagrou através dos tempos. Por isso, não há moda passageira para este estilo. O que ocorre é que, em 2016 esta decoração está em alta. Olhe para as principais revistas de moda e decoração do Brasil e você verá uma mistura muito harmônica de estilos com objetos vintage e móveis decorativos super estilosos.

Mas nem tudo que é velho é vintage!

Os móveis vintage são antigos mas possuem um design diferenciado. São móveis que dão estilo e agregam valor na decoração.

E atualmente a tendência de decoração 2016 é misturar o clássico do vintage com o estilo moderno. Deixa o ambiente menos caricato e com bastante estilo! Cheio de charme. 🙂 É exatamente isso que estava procurando para decorar o meu quarto.

 

O primeiro passo para aderir a tendência de decoração vintage é escolher uma década do passado como inspiração. Para os que gostam de móveis escuros e elementos barrocos, os anos 1920 e 1930 são uma ótima pedida. As décadas de 50 e 60 retratam romantismo e elegância, enquanto as de 1970 e 1980 são repletas de cores vibrantes.

Nesta ilustração abaixo, feita pela Eko Bintang para a revista ELLE, você consegue perceber claramente a diferença da influência da moda no design. Isso também se reflete na decoração. Cada década tem seu estilo marcante. O mesmo acontece para os móveis. As penteadeira são essenciais para certa ocasiões. Depois de tantos séculos de mudanças e de história, usar um móvel vintage é também trazer um ar de classe e história para a sua casa e para o seu ambiente decorado.

Penteadeira Vintage Comparação de Décadas 20 30 40 50 60 70 80 90 Roupas Móveis

Retrô x Vintage

Outra dúvida que muita gente tem é a diferença entre o estilo vintage x estilo retrô.

A diferença entre um e outro é que uma peça vintage é original da época. Na decoração vintage, os mobiliários e objetos (como porcelanas, cristais e luminárias) são originais da época, podendo ser encontrados ou garimpados em antiquários ou lojas de antiguidades.

Já na decoração retrô as peças são atuais, mas fazem uma releitura das peças antigas. Geralmente são mais lúdicas e coloridas.

Mas no dia a dia é comum o uso do termo vintage ou retrô para caracterizar esse estilo antigo, pois os termos se popularizaram. Esta mistura de nomes não tem muita importância, mas é bom saber a diferença na hora de comprar.

Estilo Contemporâneo, Moderno e Vintage

A fronteira entre o estilo moderno e contemporâneo é muito tênue, pois são parecidos em vários aspectos e privilegiam espaços livres e minimalistas.

estilo moderno é baseados em materiais novos e tecnologicamente avançados, como aço escovado, fibras de vidro, plástico, wengé e faia.  Já o estilo contemporâneo é baseado em cores neutras, sobriedade e minimalismo. Então acaba sendo até bacana usar elementos vintage para dar uma quebrada na “monotonia” destes dois estilos.

Eu sei que tem gente que adora estes estilos somente, e eu não estou falando mal, apenas acho que um toque vintage ou retrô caem muito bem. Ok? 🙂

A onda agora é misturar estilos, montar um espaço moderno/contemporâneo com um toque antigo. Essa mistura de decoração veio para ficar (pelo menos para mim).

O segredo está em saber manter o equilíbrio entre a decoração contemporânea e as peças retrô que você gostar e queira adquirir. Pode ser que você tenha herdado uma penteadeira linda da casa dos seus avós. Ou então você trouxe algo da fazenda para a sua residência. Não importa. Eu vou te mostrar como este estilo fica muito bonito quando combinado com outras peças.

Tipos de Penteadeiras

Penteadeira Vintage Retrô

Esta é uma penteadeira mais clássica, elegante e com um toque de luxo. É uma ótima opção dar dar um toque romântico ao ambiente. É a minha opção favorita.

Veja como ela ficou muito bem harmonizada com objetos modernos como este abajur e este violão elétrico. A parede de tijolinhos completou o visual.

Outra coisa que chama muita a atenção, e ainda é uma excelente dica, é colocar a penteadeira contra a janela. Isso substitui a luz da penteadeira de camarim. Mas tome cuidado: pode não ficar tão bonito visto do lado de fora, além de prejudicar um pouco a ventilação.

penteadeira antiga
Penteadeira Vintage Aprimore Decor

Penteadeira Camarim

Esta penteadeira é bem glamourosa, mas não acho que combina com um quarto de casal.

É um modelo muito bonito para adolescentes ou mulheres mais modernas. Mas é show no estilo, viu? A mulher deve se sentir uma verdadeira pop star com essa penteadeira camarim.

penteadeira camarim penteadeira diva penteadeira super star
Penteadeira Camarim – para você se sentir uma DIVA. 😉

Penteadeira Palito

Os pés palitos nasceram nos anos 50 e agora voltaram para dar um estilo e charme ao móveis retrô. Como reforço deste estilo, os móveis vêm com cores fortes e marcantes.

Quanto escolhi minha penteadeira (vintage), fique realmente na dúvida entre essas duas opções. Considero a penteadeira palito mais delicada, porém a vintage combinou mais com o estilo do meu quarto – por isso fiz a opção pela outra.

penteadeira pé palito retrô
Penteadeira Palito combina muito bem com seu quarto moderno.

Penteadeira Fiorence

Esta opção de penteadeira retrô também possui o pé palito, porém ganha contornos mais estiloso. O recorte do espelho deste modelo é angulado, isso ajuda a visualizar mais partes do seu make. Além disso, os puxadores das gavetas estão da mesma cor do espelho e da bancada. Essa mistura com madeira já é uma tendência do estilo moderno.

Que tal?

 

retro vintage
Penteadeira Fiorence com mistura de estilos para te ajudar a decorar o seu quarto.

Penteadeiras Aprimore

Esta penteadeira com acabamento em laca fica perfeito em um ambiente mais moderno, se transformando no centro das atenções. Um toque vintage em um ambiente moderno trás estilo e personalidade para o ambiente.

penteadeira clássica
A Penteadeira Aprimore ficou linda neste ambiente moderno.

Onde comprar penteadeira vintage online?

As opção de penteadeira acima são da loja Aprimore Decor. Achei essa loja por acaso na internet e gostei muito da rapidez no atendimento e na entrega.

Se você está procurando uma loja online com móveis retrô, eu recomendo você dar uma olhada nesta loja.

Uma das coisas que eu mais gostei foi que eles possuem muitas variedades de móveis para diversos ambientes. Além de muitas opções de cores.

É muito chato quando você encontra um móvel lindo que combina com seu estilo, mas que não tem da cor que você estava procurando. Na Aprimore, eu encontrei exatamente o que eu estava procurando! #ticinharecomenda

Outros móveis retrô

Criado-mudo retrô

criado mudo amarelo
Olhem para estes lindos criados-mudo. Amarelo é uma cor linda para decorar seu quarto moderno.

Buffet Retrô

buffet retro comoda retro
Você pode colocar este buffet retrô na sua sala de jantar.

Porta Jóias Palito

vintage
Este porta jóias possui uma tampa de vidro para facilitar a visualização das suas jóias e bijus.

Aparador retrô

aparador vintage
Coloque este aparador retrô na entrada da sua casa ou no cantinho mais charmoso do seu apê. Puro charme.

Armário Clean

armario clean branco
Este armário é muito estiloso. Tem traços modernos e um estilo clean.

Puff Palito e banco tripé retrô

retro
Estas belezinhas ficam ótimas com sua penteadeira.

Banco retrô

banco retro vintage
Bancos lindos. Parece que sua casa contém um pouquinho de história ou está dentro de um filme.

Mezzanino Retrô

mezzanino vintage vermelho
O mezzanino retrô da Aprimore Decor ajuda a compor o seu ambiente com estilo.

Objetos vintage para compor a sua decoração retrô

Para dar um toque na sua decoração, separei alguns itens vintage para compor o ambiente. O ideal é usar um item ou outro, para não deixar o ambiente muito carregado e caricato (e brega).

A mistura desses elementos com outros modernos, deixa a decoração cheia de estilo e personalidade.

  1. Rádio Retrô de Madeira
  2. Luminária vintage
  3. Relógio de parede vintage
  4. Telefone clássico estilo europeu
  5. Máquina de escrever antiga
  6. Gramafone toca disco
  7. Miniaturas de carro da época

Você encontra a maioria deste objetos em qualquer loja de decoração. Quase sempre existe uma área com objetos retrô para você escolher e deixar o ambiente super charmoso.

retro vintage

Dicas extra para uma decoração vintage retrô

  • Na decoração da sala, você pode optar por utilizar uma composição de quadros com imagens antigas, seja de pôsteres de filmes ou fotos, combinados com uma moldura dourada.
  • Use na decoração vinis ou livros antigos.
  • Invista em um belo lustre clássico que remeta ao estilo vintage.
  • Se deseja colocar o estilo vintage na cozinha, aposte em azulejos com características da época. Ou mesmo eletrodomésticos, como geladeiras coloridas retrô.
  • Ainda na cozinha, utilize artigos decorativos como bules, cestas, fruteiras e outros objetos antigos para decorar e criar um ambiente retrô.
  • Na parede da sala ou do quarto, coloque papéis de parede com estampas floral ou padronagens mais antigas para conseguir um efeito vintage.

papel de parede retro vintage

  • Pisos de madeira também ajudam a criar um ambiente vintage. Se não quiser colocar madeira, por demandar mais trabalho, você pode optar por porcelanatos que imitam a madeira. Os modelos atuais simulam madeira com perfeição.
  • Espelhos com belas molduras ajudam a trazer a ideia do vintage para o ambiente. Podem ser utilizadas nas penteadeiras vintage ou penteadeiras retrô.
  • Se a escada da casa tiver uma parede vazia, preencha com fotos em preto e branco, com molduras antigas e coloridas, para trazer um ar vintage para o espaço.
  • Quadros e posteres de propagandas dos anos 50 ou pin-ups são boas opções de decoração vintage.
  • As penteadeiras são um item quase indispensável para um quarto com decoração vintage.
vintage
Penteadeira com pé palito Aprimore Decor
  • Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, carrinhos em miniatura, abajures bordados e rádios antigos.
  • Para almofadas, peças feitas à mão como o crochet e patchwork, podem trazer um toque vintage. Mas cuidado para não ficar com cara de brechó.
  • Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro ao invés de vasos convencionais. Existem garrafarias que vendem opções de garrafas com vários formatos e um custo bem baixo.
  • Para a sala de jantar, uma cristaleira com objetos antigos, como xícaras e bules, ajudam na composição da decoração vintage.

O segredo é não exagerar! Evite que dois móveis retrô de muito destaque fiquem próximos. O equilíbrio para decorar um ambiente retrô com toques modernos ou o contrário, requer o destaque nos detalhes.

Conclusão: Coloque mais charme na sua casa

Móveis com personalidade e estilo dão um toque especial na decoração, além de trazer charme e aconchego. Romântico e delicado, o estilo vintage vem conquistando corações e conquistou definitivamente o meu.

No post de hoje falei especialmente sobre as penteadeiras vintage e outro móveis retrô para deixar seu quarto ou sua casa ainda mais bonitos.

Espero que vocês tenham gostado também das dicas de decoração, com sugestões de mistura do estilo moderno com o retrô – tendência forte de decoração 2016.

Conseguiu aplicar umas das dicas de decoração vintage na sua casa? Comente comigo! 🙂

Compartilhe este texto com suas amigas!

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Blog Esposas Online

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

95 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *