Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Pilates Funciona Mesmo? Tire suas Dúvidas sobre o Pilates!

Quer fazer pilates? Mas será que pilates funciona?

Você não sabe o que é pilates? Duvido! Acho que toda mulher já pensou em fazer pilates, né? Pilates ajuda a definir o corpo… etc! Eu sou fã de pilates! Vou contar para vocês tudo o que eu sei…

Essa semana fui fazer uma aula experimental em um studio de pilates próximo à minha casa e me lembrei o tanto que eu gostava! rs…

Há três anos, pratiquei pilates para modelar o corpo para o casamento, mas depois disso, a vida foi me levando para outros caminhos, outras atividades físicas e eu acabei não praticando mais.

Por isso, resolvi escrever sobre este tema que adoro, e como fisioterapeuta (e agora, praticante novamente), acredito que posso ajudar a tirar muitas dúvidas e esclarecer como o pilates funciona.

Mas a realidade é a seguinte: eu nunca pensei que pilates funcionasse para mim. Até experimentar pela primeira vez. Os desafios são estimulantes!

E o que eu posso dizer? Pilates funciona! Vou te contar tudo que descobri…

pilates flexibilidade

Mas afinal, o que é Pilates?

Sim! Tem muita gente que não faz a menor ideia do que seja pilates!! Já ouviu falar pela tv ou já viu pelas divisórias de vidro das academias, onde muitos studios se instalam, mas não sabem como pilates funciona, nunca sentiu os desafios do pilates na prática.

Pilates é um método de exercícios físicos, alongamento e fortalecimento associados à respiração. O método pilates funciona pois trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo e ensina que a mente deve controlar os músculos.

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates e inclusive foi utilizado na primeira guerra mundial. Vários prisioneiros, como ele, mantiveram a boa forma física e mental, utilizando-se dos exercícios propostos por ele.

Na imagem abaixo, mostra o Joseph Pilates com 57 anos na primeira foto e com 82 anos na segunda, em plena forma e saúde. Impressionante!

 

quem foi joseph pilates. 57 anos

Quem quiser saber mais sobre a história de Joseph Pilates, recomendo dar um play nessa animação descontraída que fizeram sobre ele:

Para mim, Joseph Pilates estava muito à frente do seu tempo! Deixou um legado de conhecimentos e exercícios de pilates que funcionam e são inovadores até hoje.

joseph pilates

Agora que você já sabe o que é Pilates e quem o criou, vou te listar o benefícios do Pilates de forma sucinta, para facilitar a leitura.

Benefícios do Pilates

São inúmeras melhorias que o pilates proporciona ao corpo e a mente. Quem pratica esta atividade regularmente, pode obter os seguintes benefícios:

  • Fortalece os músculos de forma global;
  • Tonifica os músculos do corpo, diminuindo a flacidez muscular;
  • Combate ao estresse;
  • Ameniza dores posturais;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Protege as articulações contra lesões durantes os exercícios, se feitos com orientação;
  • Corrige a postura, pois fortalece os músculos anteriores e posteriores do tronco;
  • Melhora o desempenho em outras atividades físicas, como golfe, balé ou mesmo corrida;
  • Melhora a flexibilidade dos músculos;
  • Estimula a coordenação motora e equilíbrio;
  • Melhora o desempenho sexual, pois tonifica a musculatura pélvica;
  • Fortalece a parede abdominal, favorecendo o “tanquinho”.

Os benefícios vão além dos que eu apresentei nesta lista. Além destes, o pilates é um ótimo recurso terapêutico para tratamentos de diversos problemas musculoesqueléticos, como escolioses, lombalgias, hérnias de disco, tendinites, lesões no joelho, ombro, etc. Vejo muito colegas de profissão relatarem sucesso com o pilates clínico na reabilitação de seus pacientes.

Mas você sabia que o pilates pode ser executado de várias maneiras?

Ele pode ser realizado no solo (Mat Pilates) ou com aparelhos (Studio de Pilates). Existem outras modalidades como, power pilares, flow pilates, pilates na água mas são variações modernas.

Tipos de Pilates

Mat Pilates: Pilates no solo

Esta modalidade de pilates funciona bem para quem não tem aparelhos e equipamentos pois ele é realizado unicamente no solo, com uso de bolas de pilates, halteres próprios para pilates, faixas elásticas (thera band), rolos de pilates, bosu e magic circles pilates.

Os resultados são eficazes e os desafios diferentes da modalidade de pilates com aparelhos.

mat pilates

Studio de Pilates: Pilates com equipamentos

Esta modalidade é realizada com o uso de aparelhos ou equipamentos de pilates como por exemplo:

  • Cadillac Pilates: é um dos meus aparelhos de pilates favorito! É o maior e mais completo aparelho que Joseph Pilates criou.

cadillac pilates homem mulher

 

  • Wunda Chair: o equipamento é uma espécie de poltrona. Ocupa pouco espaço e tem várias funcionalidades. Possuem molas de resistência, sendo muito eficaz em exercícios para aumento da força, resistência muscular e da flexibilidade.
  • Hight Chair: esta cadeira foi inspirada a partir de uma cadeira de rodas. Ela contem um pedal que se movimenta através da resistência de duas molas.
  • Ladder Barrel: inspirado no “cavalo” da ginástica olimpica. Este aparelho do pilates promove exercícios para desenvolver a força dos músculos abdominais, alongamento e flexibilidade.

Ladder Barrel pilates como funciona

  • Spine Corrector: este aparelho proporciona ao aluno o alongamento da coluna de modo seguro, com estabilidade.
  • Reformer: este é outro que gosto muito.As faixas e as molas permitem vários exercícios de pilates em várias posições diferentes. A resistência das molas pode ser alterada para diminuir ou aumentar a potência, dificultando ou facilitando a execução da atividade.

pilates aparelho

  • Small Barrel: pequeno aparelho que auxilia nos exercícios de solo. Muito versátil, é usado para exercícios para o tronco e coluna, principalmente.
  • Step chair: este é um equipamento de pilates muito legal. É tipo um banco com braços e degraus articuláveis. Praticamente todo studio de pilates tem.

A grande diferença entre o método de Mat Pilates e do Studio de Pilates é o uso de molas, que ajudam a graduar a intensidade e a dificuldade dos exercícios.

Seja no Mat Pilates ou no Studio de Pilates, a aula tem a duração de 1 hora na maiorias dos lugares.

pilates exercícios ineditosPode ser feito aulas individuais, em dupla ou em trio. Alguns lugares oferecem modalidades coletivas, mas sinceramente, pilates exige concentração e controle do corpo. Muito complicado ter um resultado satisfatório com uma turma de 20 pessoas, por exemplo. Para mim, pilates não funciona desse jeito.

Mesmo em turmas reduzidas, com até três alunos, a atenção deve ser individualizada, pois cada um tem objetivos diferentes e estruturas físicas diferentes.

Para quem pratica o pilates nos aparelhos, eu recomendo este E-book. Ele é para alunos e professores. Tem mais de 600 exercícios diferentes! Bom para sair da rotina, né?

Nenhuma atividade física fica prazerosa se cair na rotina, inclusive o Pilates. Eu como aluna, gosto sempre de novidades nas aulas.

Quais são as indicações e contraindicações do pilates?

Independente de qual método de pilates (solo ou aparelhos) você optar, o pilates funciona, mas é indicado para praticantes de qualquer atividade física, para os indivíduos sedentários que desejam iniciar alguma atividade física, indivíduos com dores nas costas e para pessoas estressadas. A partir dos 12 anos de idade já pode iniciar a prática.

Agora, e quem não pode praticar o pilates?

Indivíduos com hipertensão descontrolada ou indivíduos que não possuem autorização médica para realizar atividade física.

pilates trio

Quantas vezes na semana você precisa praticar pilates?

Como o pilates não exige da musculatura demasiadamente como uma musculação, você pode praticar o pilates todos os dias, se quiser. Isso ajuda explicar porque pilates funciona. Poucas atividades podem ser praticadas todos os dias assim…

Mas no Brasil, o mais comum é realizar o pilates 2 vezes por semana.

Mas vamos pensar juntos: nossa semana tem 168 horas. E você, vai realizar apenas 2 horas por semana? Será realmente suficiente para a manutenção da saúde?

Minha sugestão, como fisioterapeuta, é aliar o pilates a outra atividade complementar, como uma atividade aeróbica, por exemplo.

Corrida, caminhada, bike, dança, natação, etc, são ótimos exemplos. Até por que, o pilates não trabalha cardio. O trabalho aeróbico também é muito importante para a manutenção da saúde em geral. Faça uma atividade complementar que eleve seus batimentos cardíacos.

Para o pacote saúde ficar completo, é só associar a uma reeducação alimentar e quem sabe, viver 100 anos, rs…

Pilates funciona para emagrecer? Vou emagrecer com pilates?

Sim e não. Vou explicar por quê. Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem. Ainda mais depois que se casam! Quase sempre, ganhamos uns quilinhos extras por entrar na rotina do marido.

Pilates funciona, se realizado de forma intensa, seja no solo ou nos aparelhos, auxilia na queima de calorias e no emagrecimento, além de ser um ótimo modelador para o corpo. Porém o resultado é lento. Emagrecer não é o foco principal do pilates.

O pilates trabalha grandes músculos, como os músculos das costas e das pernas e quando aumentamos o metabolismo destes músculos, auxiliamos na queima de gordura.

Porém, se você deseja perder uma grande quantidade de calorias ou perder de forma rápida, você deve associar o pilates a uma atividade aeróbica. Assim, você acelera seu resultado.

O pilates funciona e te trará um fortalecimento global dos músculos, protegendo suas articulações na prática da atividade aeróbica. Assim, a chance de uma lesão é menor.

Alguns studios de pilates até possuem esteiras para corrida ou caminhada, para que os praticantes de pilates possam usá-la.

É uma ótima ideia para incentivar a prática aeróbica. O aluno já está ali no local, no clima do exercício, e aproveita faz o exercício complementar.

Qual é melhor, pilates ou musculação?

Outra dúvida que muitas mulheres tem é qual atividade física é melhor, pilates ou musculação? Depende do seu objetivo.

Se seu objetivo é ganhar massa, hipertrofia, a musculação é a melhor escolha. Mas se seu objetivo é modelar o corpo, o pilates traz resultados excelentes, mais naturais e de forma global.

Além disso, os exercícios de Pilates são ótimos para aumentar a elasticidade, a resistência, a força e o equilíbrio, como menos risco de lesão.

Dependendo do seu objetivo, o pilates substitui perfeitamente a musculação.

Dá para conquistar a barriga tanquinho com pilates?

O pilates ativa a musculatura profunda do abdômen, fortalece e define os músculos da região, deixando o seu abdômen mais modelado e em boa forma.abdomen tanquinho no pilatesd

Diferente da musculação, os exercício de pilates podem ser feitos todos os dias. Quanto maior a frequência de realização, mais rápido se desenvolve a força e a definição muscular na região abdominal.

Joseph Pilates já dizia: “vocês se sentirão melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 aulas e terão um corpo novo em 30 aulas”.

Para exemplificar como pilates funciona, selecionei 3 exercícios para a região abdominal. Se quiser saber mais, você pode acessar estes sites aqui e aqui.

Pilates funciona também para definir o abdômen.

01) Deitar de barriga para cima, com as pernas flexionadas e pés apoiados no solo (a). Com o abdômen contraído, segure nas coxas por trás, mantendo o queixo próximo ao peito (b). Em um só movimento, estenda as pernas e leve os braços à frente (c). Volte devagar à posição inicial. Faça o movimento de cinco a dez vezes.

abdômen sarado02) Deitar de barriga para cima. Segure as pernas dobradas com as mãos nos tornozelos e suba a cabeça em direção aos joelhos. As escápulas devem ficar apoiadas no solo (a). Simultaneamente, estique as pernas a 45° do chão e os braços atrás da cabeça. Mantenha a região lombar apoiada no chão. Volte à posição inicial. Faça o movimento de cinco a dez vezes.

tanquinho03) De barriga para cima, traga os joelhos dobrados e o queixo em direção ao tórax, mantendo os braços estendidos ao lado do corpo (a). Contraia os glúteos e abdômen e estique as pernas, formando um ângulo de 45° com o solo. Leve os braços para cima e para baixo com movimentos curtos (b). Inspire contando até cinco e expire também em cinco tempos. Repita cinco vezes.

abdome malhado

Estes exercícios aumentam ao força abdominal e auxiliam na modelagem, deixando a barriga mais bonita e em forma.

Qual a diferença do Pilates e da Yoga?

A diferença do pilates para a musculação já deu para compreender, mas e a diferença do pilates para a yoga? Qual a diferença? Qual a melhor escolha?

Meu marido é praticante de yoga. Sua família é proprietária de uma escola super tradicional em Belo Horizonte, o Reencontro Yoga, que tem mais de 50 anos de vida. Por isso, consigo responder esta pergunta com muita facilidade!

A Yoga tem sua origem na índia e não é só uma atividade física e sim, uma filosofia de vida, que tem como objetivo, trabalhar o corpo e a mente. Estimula as emoções, a concentração e a meditação.

O próprio Joseph Pilates era praticante da Yoga. Podemos dizer então, que o Pilates tem em suas suas raízes a yoga, como uma das fontes de inspiração.

A escolha entre pilates e yoga depende dos seus objetivos de vida. Analise o que você precisa e deseja e faça a escolha. Se necessário, faça aulas experimentais de ambas as atividades e veja o que tem mais haver com você.

Dá para fazer o pilates em casa?

Fazer pilates em casa é uma ótima opção para quem não pode sair de casa (seja por conta de filhos pequenos, por exemplo) ou mesmo tem preguiça de ir para a academia.

Alguns exercício simples você pode tentar fazer sozinha, sem complicações.

Mas, vou ser franca, os melhores exercícios, mais avançados, necessita de um auxílio de um professor ou instrutor. Com o tempo, seu professor pode ir te liberando a fazer algumas séries sem o auxilio dele, pois você já terá um conhecimento maior do seu corpo, mais força muscular e flexibilidade.

pilates em casa com o marido

Para realizar em casa, você vai precisar de pequenos objetos e instrumentos, como faixas elástica, bola suíça e uma esteira para se deitar (tipo colchonete, porém mais firme. Geralmente é feita de EVA). Façam os exercícios com calma e devagar, para evitar a sobrecarga das articulações.

Neste vídeo, você aprende alguns exercícios de pilates que funcionam e são simples — que podem ser feitos em casa, sem medo.

Mas antes de começar os exercícios em casa com a bola suíça, certifique-se de que a bola está no tamanho adequado, proporcional à sua altura. Geralmente, bolas 75 cm de diâmetro para mulheres mais altas e 65 cm, para mulheres mais baixas como eu (1.60m).

Para fazer pilates em casa, organize o ambiente. Ligue uma música do seu gosto, desligue a tv, deixe o celular no silencioso e concentre-se nos exercícios. Tente realizar o pilates todos os dias no mesmo horário. Se não conseguir fazer todos os dias, programe-se para três vezes na semana, para ter bons resultados.

Se for com o marido, melhor ainda, né! 🙂 É uma ótima atividade para sair da rotina e fazer juntos.

Pilates para Gestantes

E gestante, pode realizar pilates??

Sim! Inclusive é uma das atividades mais recomendadas para grávidas. Existem programas especiais para elas. Mas é importante, antes de iniciar a atividade, que a gestante solicite autorização para o ginecologista, para a liberação da atividade.

pilates para gestantes

Se a gestantes não tiver nenhuma contraindicação médica, o pilates irá ajudá-la a manter a forma, fortalecer a musculatura pélvica e abdominal, favorecendo inclusive o parto normal.

Outro benefício do pilates para a gestante é referente à dor nas costas, muito comum na gestação. Como o pilates fortalece e alonga esta musculatura, a mulher que está grávida fica menos propensa a este incomodo.

Vale lembrar que não é recomendável a gestante realizar o pilates sozinha, sem acompanhamento de um instrutor.

Como o centro de gravidade da mulher nesta fase muda, ela pode ter algum tipo de risco de queda se estiver desacompanhada. Além disso, a execução dos exercícios se torna mais delicada, pois as articulações da mulher tendem a ficar mais frouxas. Por isso, a execução do exercício, deve ser correta.

E após o parto, a ex-gestante praticante de pilates terá o benefício do retorno mais rápido do abdômen, diminuindo a flacidez característica deste período.

Pilates e Ergonomia

Muitas pessoas trabalham em ambientes sem adaptação ergonômica e em atividades que exigem muito da musculatura.

O trabalho constante na frente do computador, por exemplo, gera uma sobrecarga nos músculos dos braços, ombros e costas. Profissões como dentista, em que o profissional fica muito tempo encurvado para frente, é outro exemplo de sobrecarga. E por mais que o ambiente esteja adaptado, algumas atividades exigem movimentos contínuos e repetitivos, podendo comprometer o sistema musculoesquelético.

pilates prevenção ergonomica

Uma forma eficaz de prevenção é deixar a musculatura forte, pois assim, gera menos sobrecarga nas articulações.

Aí então, entra com muita eficiência, a prática do método pilates.

O pilates, como já foi dito, fortalece e alonga a musculatura, sendo uma atividade preventiva e terapêutica, ideal para as pessoas que encontram-se em atividades laborais com sobrecarga. Prevenção também é ergonomia! 🙂

Ao iniciar o pilates, relate para o seu instrutor suas necessidades, fale sobre sua atividade laboral, para que ele possa inserir exercícios específicos que possam prevenir algum problema ocupacional.

Inspiração: famosos que fazem pilates

Sempre tem uma turminha famosa que lança moda, né?

E para matar a curiosidade, fiz uma pequena lista de quais personalidades fazem ou já fizeram o método pilates:

Isis Valverde é uma pilateira de carteirinha:

famosos celebridades isis valverde pilates
Luiza Brunet pratica pilates há 8 anos!

pilates famosos luiza brunet
Gwyneth Paltrow pratica yoga e pilates para manter a forma.
Madonna já declarou publicamente ser praticante de pilates e yoga. É uma ótima forma de manter sua elasticidade para os shows.
Deborah Secco pratica pilates para acabar com as dores nas costas, deixar o corpo mais firme e melhorar a postura. Será que pilates funciona? 😉

pilates famosos

Bruna Marquezine pratica pilates desde a infância. Fernanda Souza é sua companheira de pilates! Acho que pilates funciona, heim gente!

pilates bruna e mili
Angélica pratica pilates para manter a forma.

pilates angelica boa forma
Ana Furtado pratica pilates para melhorar a postura.

ana furtado celebridades pilates
Sheron Menezes e Grazi Massafera praticam pilates para fortalecerem os glúteos!

pilates

Conclusão: Pilates funciona para todos

Como podemos perceber, pilates é uma atividade física com uma lista incrível de benefícios e praticamente sem restrições.

Seja jovem, idoso, gestante, sedentário, atleta, homem ou mulher. Bem democrático!

Eu, particularmente, sou fã! Impressionante como a minha postura muda depois de um tempo praticando.

Estou quase convencendo meu marido, que é praticante de yoga, para passar uma temporada comigo no pilates, rs…

O pilates funciona para homens também. Seria ótimo para ele, principalmente pelo fato dele trabalhar horas com o computador. Mas vai ser muito bom se ele topar e eu ganhar um incentivador a mais para a prática. (viu? Eu sei que ele vai ler isso)

Se está em dúvida se Pilates é a atividade física que irá te satisfazer, sugiro procurar um studio próximo à sua casa do seu trabalho e agente uma aula experimental. Em alguns lugares a aula experimental é gratuita, em outros cobra-se a aula avulsa.

Te recomendo até fazer em mais de um lugar, pois a maioria dos studios são iguais em relação a estrutura. O que diferencia, é a capacidade do instrutor. Ele é que faz a aula ser interessante ou não. Assim, você consegue comparar qual local é melhor. Verifique as qualificações do profissional, isso também é muito importante.

Fazer a aula experimental te trará segurança e talvez seja a melhor forma de saber se o pilates é pra você!

E você, pratica pilates? Há quanto tempo? O que você gosta e o que você não gosta nas suas aulas?

Deixe nos comentários suas impressões!

Bom treino! 🙂

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Blog para mulheres casadas, modernas e antenadas.

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

101 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *