Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Quarto Montessoriano: 9 Dicas Incríveis Para Desenvolver Seu Filho

Já ouviram falar no quarto montessoriano?

Há pouco tempo conheci um quarto montessoriano e fiquei completamente apaixonada!

O que me chamou atenção é que muitas amigas nunca ouviram falar sobre esse método.

Por este motivo, gostaria de apresentar, para quem não conhece, quais são os benefícios de ter um quarto montessoriano infantil e, para quem conhece, dicas extras que irão deixar os seus filhos ainda mais esperto! 🙂

quarto montessori para menina maria montessori quarto decorado

Projeto: Minha casa minha cara

Neste post, vou ensinar o passo o passo de como montar um quarto montessoriano, os brinquedos mais usados, dicas de segurança e de decoração! Me acompanhe!

O que é um quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é um ambiente preparado para a criança ter autonomia, estímulo ao autodesenvolvimento e descobertas espontâneas.

montessoriano

Na imagem acima, o quartinho montessoriano da filha da Taíssa, do blog Derrepente Mamãe.

A criadora desse método é a pedagoga e médica italiana Maria Montessori.

Segundo Maria Montessori, durante os primeiros anos de vida – inconscientemente de 0 a 3 anos e conscientemente dos 3 aos 6 anos – a criança absorve os estímulos do ambiente (o que seria denominado pela autora de mente absorvente) e desta forma, constrói o homem.

metodo montessori montessoriano criancas bebes

Fonte: Lar Montessori

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori foi umas das mulheres mais importantes do mundo na área da pedagogia.

Ela nasceu em 1870 na Itália e para as mulheres dessa época, estudar era algo extremamente difícil por conta do machismo da sociedade.

Maria Montessori quem foi

Crédito da imagem: Shutterstock.com

Mesmo assim, contrariando a vontade de seus pais, foi estudar medicina na Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras mulheres a se tornar médica na Itália.

Após muito estudo na área da psicologia, psiquiatria e antropologia, Maria Montessori colocou suas ideias em prática na criação da Casa dei Bambini (Casa das crianças), em Roma.

método montessori
Casa dei Bambini

Depois dessa, fundou outras em diversos lugares da Itália. O sucesso dessas casas de aprendizado tornou Maria Montessori uma celebridade nacional.

Quem quiser conhecê-la melhor, pode conhecer alguns livros como Maria Montessori – Coleção Educadores (em pdf), publicado pelo Ministério da Educação; Maria Montessori: Her Life and Work, de E.M. Standing; Maria Montessori: A Biography, de Rita Kramer ou até ver um filme dedicado a ela (não encontrei o trailer oficial):


A partir de qual idade posso montar o quarto montessoriano?

O quarto montessoriano pode ser implementado a partir de qualquer idade! Com um mês de vida, o recém nascido já pode se beneficiar do quarto montessoriano preparado para ele.

montessoriano bebes pequenos

Mas vejo algumas mães que optaram por montar o quarto no momento em que os filhos apresentaram alguma autonomia, como a partir da fase do engatinhar ou do rolar.

Outras, optaram por montar o quarto montessoriano depois que a criança desmamasse… Minha amiga, por exemplo, optou por montar o quarto após o seu filho conseguir dormir a noite inteira.

Como vocês podem perceber, varia de mãe para mãe. Mas penso que, para a criança, quanto antes melhor. 🙂

Na medida em que a criança cresce, o quarto montessoriano cresce junto, adaptando-o para a necessidade dela em cada fase da infância. Novos recursos, experiências táteis e possibilidades de escolhas vão sendo inseridos.

quarto montessoriano

Imagem: Marcela Aureliano

Como montar um quarto montessoriano

O quarto montessoriano é pensado para a criança. Ela fica livre para explorar e se desenvolver em um ambiente que seja seguro, estimulante e aconchegante.

Como o bebê fica livre, o quarto não pode ter tomadas visíveis, quinas, vidro, miudezas, objetos pontiagudos ou qualquer coisa que pode conferir risco.

As mães que não tiveram coragem de montar um quarto diferente do tradicional, podem montar um cantinho em algum lugar da casa com algumas ideias da metodologia montessori.

Vamos às dicas para montar o quartinho montessoriano do seu bebê?

#Dica 1: Cama baixa, sem berço!

Essa é uma das características mais marcantes em um quarto montessoriano. A ideia é que seu filho tenha liberdade de movimento.

quarto montessoriano quarto criativo divertido seguro

Na imagem acima, o quartinho montessoriano da Sarah.

Coloque um colchão baixinho no chão nos primeiros meses. O colchão pode ter um estrado fino de madeira em baixo, se preferir. Para trazer conforto, coloque rolos e almofadas na parede.

quarto para bebe quarto para menino quarto montessori

Imagem: Finding dutchland

Implementar essa ideia para os pais – do filho dormir no colchão no chão – talvez seja a parte mais difícil e desafiante.

Na medida em que seu filho crescer, você pode trocar o colchão por uma cama baixinha de madeira ou espuma.

quarto de menina cabana tenda dossel

O colchão baixo vai trazer para seu filho uma liberdade completamente diferente vivida pelos bebês que ficam dentro do berço.

E com a vantagem de diminuir o risco de queda dos berços tradicionais. Quando a criança começa a ter mobilidade, ela é capaz de tentar sair do berço tradicional. Por conta disso, dezenas de crianças sofrem lesão por queda de berço diariamente.

risco de queda do berço quarto tradicional bebe cercadinho perigo

No quarto montessoriano, a criança terá mais liberdade de movimento, de escolhas, de responsabilidade e interação com o ambiente.

#Dica 2: Tapetes, carpete ou EVA

Para deixar o ambiente mais seguro e confortável, você pode usar tapetes no quarto montessoriano do seu filho.

O tapete pode começar por debaixo do colchão, impedindo a passagem da friagem. Estenda o tapete em boa parte do quarto, para que seu filho brinque em um ambiente confortável e desça do colchão com mais segurança, sem contato direto com o piso.

tapete pvc para quarto de criança
Tapete PVC

Na imagem acima, quarto montessoriano da Júlia, do blog Tudo sobre mãe

Tapetes macios ou EVA ou PVC (Policloreto de polivinila) ou PE (polietileno) ou mesmo carpetes são opções para colocar no quarto montessoriano.

A diferença entre os tapetes de EVA, de PVC e de PE são poucas, mas existem alguns detalhes que vale a pena você conhecer:

  • Tapete EVA: é o mais usado como proteção, sendo encontrado frequentemente em forma de placas de EVA. É a opção mais popular. Geralmente não são impermeáveis e absorvem muita sujeira, sendo difíceis de limpar.
  • Tapete PVC: Dos 3, é o mais resistente. Não deforma e é antiderrapante. Ideal para quem pretende guardar o tapete para o segundo filho. É também um material mais fácil de limpar. Outra vantagem é não ser em placas, o que facilita na hora de mudar de lugar. Em contra partida, dos três é o que possui maior custo.
  • Tapete PE: muito parecido com o PVC, porém mais frágil. Mas em comparação ao EVA, é superior, principalmente em relação à facilidade com a limpeza.

Independente da opção de tapete escolhido, o mais importante é deixar os pequenos seguros e confortáveis.

tapete para quarto montessoriano
Tapete EVA

Na imagem acima, lindo quarto montessoriano com placas grandes de EVA.

#Dica 3: Espelho no quarto montessori

O espelho serve para a criança se conhecer, reconhecer sua própria imagem.

Enquanto bebê, coloque o espelho rente ao chão, na horizontal.

espelho quarto montessorianoNa medida em que seu filho cresce e começa a andar, coloque o espelho na vertical.

Para garantir a segurança, escolha um espelho de acrílico (é de plástico – não quebra!) e fixe-o muito bem à parede.

Neste site, encontrei diversos espelhos em acrílico com formatos divertidos para compor o quartinho do seu filho. O que eu mais gostei foi o espelho nuvem! 🙂

Já imaginou a parede toda azul com esses espelhinhos? Você pode ter ideia assistindo ao vídeo do canal Rede Minas. A parede não é azul, mas é cheia de nuvens e muita alegria! 🙂

#Dica 4: Barra fixa na parede

As barras estimulam e ajudam os pequenininhos a ficaram em pé e andar sem a sua ajuda.

Você pode colocar brinquedos pendurados para que ele tenha objetivos a atingir enquanto segura a barra.

A barra fixa pode ser instalada na parede do colchão ou do tapete. O mais importante é assegurar que a barra está bem fixa e segura.

Para fazer a barra, você pode utilizar suportes de madeira ou mesmo um varal para cortina.

No blog da Esmênia Lima, ela ensina detalhes da instalação de um varal e o resultado final. Ela instalou a barra à 40 cm do chão! Fica a dica! 🙂

barra fixa para quarto montessori

#Dica 5: Quarto montessoriano minimalista

O quarto montessori deve ter poucos móveis e sem excesso de brinquedos, com esquema de rodízio. Assim, a criança explora cada objeto e trabalha a concentração.

O quarto deve contar somente com o essencial!

quarto montessoriano para menino

Outra característica importante é a sensação de amplitude aumentada. É bem convidativo para o bebê ter o espaço do quarto para explorar, diferentemente de berços e cercadinhos.

#Dica 6: Brinquedos Montessorianos

Invista em brinquedos que interagem com a criança. Hoje você aperta um botão e o brinquedo brilha, roda, anda… São brinquedos que brincam sozinho.

A tecnologia está minando os brinquedos criativos hoje em dia…Envolva-os com brinquedos que trabalhem sua capacidade, desenvolvimento, criatividade e concentração.

Se você têm dúvidas quanto aos brinquedos para um quarto montessoriano, vou listar algumas ideias.

brinquedos de madeira

  • Cozinhas de brinquedo ou utensílios de cozinha (para meninas e meninos)

montessori criança grande menino

  • Jogos de tabuleiro
  • Jogos de memória
  • Quebra-cabeça
  • Brinquedos que estimulem a natureza

quarto preparado cama baixa horta natureza criança

brinquedos montessorianos

brinquedos montessorianos

  • Lousa Magnética
  • Instrumentos musicais de madeira

som

  • Caixas de som
  • Blocos
  • Mobiles

Nesta lista não tem apenas brinquedos tradicionais montessorianos, mas brinquedos que aderem ao conceito do método. Neste site você pode conhecer mais alguns.

Se quiser mais ideias, veja esse vídeo abaixo com vários DIY (Faça você mesmo) de brincadeiras que tem tudo haver com o conceito montessoriano!

Além disso, na lista acima você encontra brinquedos para idades diversas, veja quais se encaixam para a idade do seu filho.

#Dica 7: Prateleiras e estantes baixas

Instale prateleiras e estantes na altura do olhar da criança. Tudo ao alcance, com os brinquedos e livros sempre à mão.

prateleiras montessoriano

Nas prateleiras, coloque opções de livrinhos conforme a idade da criança, uma pequena biblioteca.

Troque os livros de tempos em tempos, assim como os brinquedos.

As prateleiras e estantes devem ter pontas arredondadas. Evite quinas vivas! Você precisa garantir a segurança do pequeno.

#Dica 8: Móveis pequenos

Que tal uma mini-mesa com uma mini-cadeira para o pequeno? Os móveis na escala da criança se tornam um cantinho de atividades.

Sempre que possível, deixe os móveis fixos na parede, para que não tenham risco de cair sobre a criança.

Quando seu filho tiver maiorzinho, disponibilize uma arara com algumas peças de roupa para que ele comece a aprender a se vestir sozinho.

montessoriano arara de roupa para criança

Veja só que graça o menino Otis! Sua mãe é apaixonada pelo método montessoriano. Quem quiser conhecer o blog dela é esse aqui.

criança esperta

moveis proporcionais para crianças

#Dica 9: Segurança do quarto montessori

prateleira montessoriano
Prateleira com borda arredondada

Quanto à segurança da criança é extremamente importante você ficar atenda aos detalhes do quarto montessoriano:

  • Verificar cada brinquedo, se pode ser deixado à disposição da criança;
  • Escolher móveis sem quinas vivas. Quanto mais arredondado melhor;
  • Nada de vidros no ambiente;
  • Nada de objeto pontiagudos
  • Cuidado com as tomadas;
  • Todos os enfeites devem ser escolhidos a dedo;
  • Espelho em acrílico, conforme dito da #Dica 3
  • Móveis fixados na parede, conforme dito da #Dica 8

Você deve olhar para o ambiente sob o ponto de vista da criança e fazer as mudanças necessárias para garantir toda a segurança do quarto montessoriano.

Bônus: Dicas de decoração para quarto montessoriano

  • Parede Magnética
  • Pufes e Futtons
  • Cabaninhas, tendas e dossel

quarto montessoriano

quarto montessoriano

  • Paredes com pinturas magnéticas para colocar imãs
  • Bandeirinhas de tecido

montessoriano montessori quarto cama baixa bebe crianca moveis pequenos espelho tapete

Imagem: With great expectation

Se quiser ver a aplicação de algumas dessas dicas em um quarto montessoriano, veja o vídeo da simpática Flávia Calina:

Conclusão: quarto montessoriano é o quarto do futuro

A criança que vive em um ambiente montessoriano, seja em casa ou em uma escola, possivelmente terá mais chances de desenvolver habilidades, exercer a criatividade, ser mais independente e consciente.

quarto de menina

Projeto: arquiteta Cristiane Passos

Além disso, a criança que tem um quarto montessoriano é estimulada a ser organizada. Por alcançar prateleiras e caixas, a criança é incentivada a guardar seus próprios brinquedo e livros.

A criança organizada ajudar a manter a organização da casa, pois o espaço de brincar da criança pode se tornar o quarto dela, onde ela é a dona do pedaço.

Se você ainda não teve coragem de montar um quarto montessoriano, que tal um cantinho da casa com essas características? Com pequenos móveis e prateleiras baixas recheadas de livrinhos.

Uma curiosidade que talvez faça você ficar mais animada é que os fundadores do google foram criados em uma escola com a filosofia montessoriana.

Por quê será que o Google valoriza tanto o ambiente para despertar a criatividade de seus funcionários? 🙂

google fundadores montessoriano

Outros famosos, como o fundador da Amazon e o co-fundador da Wikipedia, também foram beneficiados com escolas montessorianas.

E aí, ficou mais animada em montar um quarto montessoriano?

Se você já aplica o método, me conte quais foram suas dificuldades e o dia a dia de quem já tem a experiência de um quarto montessoriano.

Deixe seu depoimento nos cometários abaixo para ajudar outras mamãe leitoras!

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Blog para mulheres casadas, modernas e antenadas.

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

101 posts

4 Comentários

Comentário e Respostas
  1. Oi, minha maior dúvida a respeito do método e saber como escolho o guarda- roupas, meu bb ainda vai nascer mas já decidi fazer o quarto montessori. Sei que quando ele tiver maior tenho que disponibilizar algumas peças de roupas mas e agora enquanto bbzinho como devo fazer com a questão do guarda- roupas???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *