Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Varanda Gourmet em apartamento: 9 Ideias de Decoração para a Sua Varanda Ficar Linda e Funcional

Você tem vontade de montar uma varanda gourmet no seu apartamento ou na sua casa?

As pessoas têm buscado interagir mais com a família e amigos e isto tem acontecido cada vez mais em um novo ambiente social: a varanda gourmet.

E se a varanda recebe uma decoração apropriada, os momentos em família podem se tornar mais chamativos, aconchegantes e recorrentes.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Gustavo Calazans Arquitetura

Até mesmo para o casal sair da rotina, preparando lanches, café da manhãjantares para os amigos ou uma noite de queijos e vinhos, a varanda se torna uma aliada.

Pensando nisso, separei 9 ideias de decoração para varanda gourmet em apartamentos para você se inspirar e transformar esse cantinho da casa em um ambiente funcional, com a sua cara e bem aproveitado. Veja só!

Crédito capa: Magis (Tate Condominium)

Varanda Gourmet com Churrasqueira

Para quem gosta de churrasco de final de semana, ter uma churrasqueira na varanda gera comodidade e garantia de boas reuniões com os amigos.

E para valorizar a churrasqueira, você pode revesti-la com madeira de demolição, pastilha, ladrilho hidráulico e mármore, como é o caso da imagem abaixo.

varanda decorada varanda gourmet decoração apartamento paisagismo jardim

Projeto: Zai Arquitetura

Mas antes de colocar uma churrasqueira na sua varanda gourmet, verifique com a administração do condomínio do seu prédio para não ter risco de tomar um processo.

Uma solução alternativa são as churrasqueiras elétricas, que não fazem fumaça e são bem práticas. Só não vai ter o gostinho defumado do churrasco com carvão.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Gerson Dutra de Sá

Varanda Gourmet Café

Para os amantes de café, deixar a varanda gourmet com cara de cafeteria pode ser bem interessante e bonito.

Para quem não pode ou não quer ter uma churrasqueira na varanda, transformá-la em um um ambiente de bate-papo com um cafezinho é muito aconchegante e atraente.

Abaixo uma varanda gourmet com espaço temático, com direito a balcão e expositor dignos de uma cafeteria de verdade! Espaço lindo, aconchegante e saboroso!

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Imagem: Maycon Alves e Elaine Lima

Varanda Gourmet Estilo Vintage

Se sua casa tem uma decoração vintage e você quer estender esse estilo para sua varanda gourmet, utilize acabamentos e móveis retrô. É um estilo que pede cores, sendo mais alegre e descontraído.

Mosaicos, móveis vintage ou retrô, almofadas coloridas ou estampadas, azulejos com desenhos antigos são fortes elementos para deixar sua varanda com um toque vintage.

E não tenha medo de misturas elementos vintage com o moderno. Super tendência atualmente. Essa mistura de antiguinho com moderno fica bem charmoso.

Veja só o exemplo o projeto da imagem abaixo. Ficou super bonito!

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta 005

Imagem: Cláudia Hypolito Arquitetura

Varanda Gourmet Estilo Rústico

O estilo rústico pode ser adotado em qualquer tipo de ambiente, seja no vintage, em varandas com churrasqueira ou mesmo estilo café.

Para dar um toque rústico à sua varanda, móveis em madeira de demolição e bancos são ótimas opções.

Acabamentos na parece em madeira ou mesmo porcelanato que imita madeira também ajudam a trazer um aspecto natural e aconchego para o ambiente.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Zai Arquitetura

Varanda Gourmet Fechada com Vidro

O fechamento em vidro ajuda a proteger a varanda da chuva, do vento e do barulho. E assim como o caso da churrasqueira, é necessário verificar com a administração do condomínio as regras para o fechamento de vidro.

A varanda gourmet de um apartamento faz parte do visual da fachada do prédio e qualquer mudança deve ser de comum acordo com os outros moradores. Antes de optar por um estilo de fechamento e pelas cores dos vidros, é fundamental conferir as regras e evitar problemas. Fique atento!

E se for pensar bem, realmente fica estranho se cada morador colocar o vidro de um jeito ou de cores diferentes. Desvaloriza o prédio e os apartamentos.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Gerson Dutra de Sá

Tipos de sistema de fechamento de vidro

  • Sistema de fechamento de vidro europeu (1): Este sistema permite a abertura total do vão e se adapta a todos os formatos de varanda. As folhas de vidro ficam alinhadas num único trilho por um pivô central. Com um giro de 90 graus, elas se recolhem por completo num dos cantos. A vedação contra água é pouco eficiente.
  • Sistema de fechamento de vidro Stanley (2): De acordo com o tamanho do vão, acrescentam-se mais trilhos por onde as lâminas de vidro podem correr. Assim, a abertura fica quase completa: todas as folhas se escondem atrás de um painel fxo. A distribuição versátil controla o vento de forma especialmente eficaz.
  • Sistema de fechamento de vidro versatik (3): Este sistema possuiu uma alta capacidade de vedação da chuva. Funciona como uma grande janela, com duas laterais fixas e as lâminas centrais móveis correndo por um único trilho. Porém, a desvantagem está na limitada abertura do vão, a menor entre os sistemas.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Imagem: Campoy Estúdio

E andares superiores talvez seja necessário colocar vidros com gramaturas mais espessas devido à força dos ventos. Geralmente 8 a 10mm são espessuras indicadas.

Outra questão importante refere-se ao IPTU. A varanda sem fechamento não é considerada área útil do apartamento. Mas quando fechada, dependendo das regras do município, ela pode passar a ser e ter o IPTU aumentando. Verifiquei na sua cidade as regras para depois não levar um susto desnecessário.

decoração varanda gourmet

Projeto: Evoque Ambientes

Varanda Gourmet com Jardim

Ter um cantinho verde dentro de uma apartamento é um privilégio. E a varanda é o local perfeito para cultivar plantas, mesmo quando fechada com painéis de vidro.

Para deixar sua varanda gourmet com cara de casa, até mesmo de quintal, acrescente algumas plantas em vasos e cachepôs. Eu sou super a favor de um cantinho verde dentro do apartamento. Tenho a impressão que me trás paz e diminui o meu estresse.

Abaixo, um projeto lindo de uma varanda em forma de “L”.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Gabi Sartori e Stela M. Sartori

Se quiser criar uma decoração ainda mais sofisticada, um jardim vertical é super decorativo e traz um sensação de aconchego e beleza para um apartamento.

Você pode utilizar plantas de verdade ou mesmo permanentes (artificiais), caso você não tenha tempo de cuidar. Ficam bonitas do mesmo jeito! 🙂

Na foto abaixo, o jardim vertical nos painéis ripados desta varanda gourmet preenche o espaço.

Detalhe super especial para o bambu-mossô, com lindos pendentes turcos pendurados (apaixonei!). A luminária também é da turquia.

Neste jardim tem jabuticabeira híbrida, pés de acerola, laranjinha kinkan, morangos, orquídeas, gardênias, gerânios pendentes, azaleias, trepadeira lágrima-de-cristo, um vaso com buchinhos podados, hera-variegada e muito mais! Achei tudo muito lindo!

varanda decoradavaranda decorada varanda gourmet decoração apartamento paisagismo jardim gourmet decoração apartamento

Projeto: Ivani Kubo

Mas para a escolha das plantas, tudo vai depender da insolação de sua varanda.

Veja abaixo algumas opções de plantas que selecionei para te inspirar:

  • Bambu-mossô: Ele pode ser cultivado em qualquer região do Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de clima. O ideal é o cultivo sob sol pleno, mas o bambu-mossô também pode ser cultivado em ambientes internos, próximo a uma grande janela, varanda onde receba bastante luminosidade natural.
  • Jabuticabeira, pitangueira, limoeiros e minirromãzeira: são árvores frutíferas que podem ser cultivadas em varandas e se adaptam bem a vasos.
  • Asplênios: esta planta prefere locais sombreados e quentes, e a terra constantemente úmida. O excesso sol deixa suas folhas amareladas.
  • Orquídeas: requer cuidados especial por conta da quantidade de insolação e vento, mas se bem cuidada, tem tudo para dar certo. Coqueiro-anão: esta planta traz um ar tropical à varanda gourmet.
  • Zamioculca: é um planta resistente e necessita de pouca luz.
  • Lança-de-São-Jorge: é resistente e necessita de pouca luz. Bromélias: se adaptam bem em varandas. O cuidado principal é ficar atento ao excesso de água.
  • Pata-de-elefante, Pleomele, Clúsia e Buchinho: são plantas que gostam de sombra. Se sua varanda pega pouco sol, estas são excelentes opções.

Varanda Gourmet Decoração Japonesa

Confesso que esta é uma das minhas decorações favoritas! Mas ainda não pude concretizar dentro do meu apê.

Já até conversei com meu marido e, quem sabe, quando mudarmos de apartamento no futuro, eu consiga realizar o sonho de um cantinho assim japonês. 🙂

A decoração japonesa trás uma sensação de tranquilidade e paz. E montar um jardim japonês em uma varanda de uma apartamento é um grande desafio.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Imagem: Homes Corner

Isto por que o jardim japonês é feito de elementos com significados.Veja só alguns elementos sagrados que podem estar presentes neste tipo de jardim:

  • Montanha: representada por uma rocha ou pedras maiores;
  • Cascata e pequenos riachos: simbolizada por pedriscos e pedregulhos;
  • Mar (água): areia, fonte, pedriscos e cascalhos;
  • Floresta: plantas;
  • Templo: torre de pedra ou torô (é uma lanterna de pedra)

Você não precisa necessariamente seguir esse esquema acima. Coloquei apenas para servir de inspiração e despertar significados.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Imagem de perspectiva de jardim japonês na varanda: Acacia Garden Center

Mas vou listar alguns elementos que vão te ajudar a deixar o jardim da sua varanda com um toque japonês:

  • Lanterna de pedra Torô ou Ishidoro (para mim esse item é essencial, o mais importante!);
  • Fonte Tsukubai;
  • Pedras Plantas como Ácer-vermelho, Azaléias, Bambú, Bambú-negro, Bambuzinho-de-jardim, Buxinho, Cerejeira, Ciprestes, Junípero, Ligustro, Nandina, Olmo, Pinheiros, Rododendro, Rosas e Tuias;
  • Bonsais;
  • Sinos de ventos.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Imagem: Lanterna de pedra

Varanda Gourmet com Móveis em Pallet

Os pallets são peças de madeira usadas em transporte de materiais em empresas e industrias e muitas vezes são descartadas!

E como são versáteis e gratuitos, estão sendo muito bem usados em projetos de todos os tipos dentro de casa e também nas varandas.

Caso não encontre um pallet “sobrando” por aí, você pode encontrá-los a preços baixíssimos e novinhos.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Varanda Gourmet com Horta

Esta que deveria ser a verdadeira varanda gourmet! rs rs rs…

Cultivar uma pequena horta que, além de ser decorativo, proporciona temperos frescos para serem utilizados na cozinha e na varanda gourmet.

E hoje, com esta recomendação para consumirmos hortaliças orgânicas, uma varanda que contem um cantinho com horta tem tudo haver. Faz bem pra saúde e facilita a vida.

Mas para ter uma horta na varanda é necessário que ela receba, no mínimo, de 4 a 5 horas de sol por dia.

As plantas privadas da incidência solar não se desenvolvem bem, seus caules ficam finos e os ramos, alongados e frágeis.

varanda gourmet jardim vertical apartamento varandas com jardim horta decoracao varanda gourmet decorar varanda

Projeto: Gerson Dutra de Sá

Algumas dicas para você montar uma horta bonita e funcional na sua varanda:

  • As hortas podem ser aromáticas (de temperos) ou de verduras;
  • Sua varanda precisa receber, no mínimo, 4 a 5 horas de sol por dia (como já foi dito);
  • Alguns condimentos necessitam de menos luz, como a hortelã, o tomilho, a salsa lisa e a cebolinha;
  • Alecrim, manjericão e pimenta necessitam de vasos redondos, com profundidade entre 30 cm e 40 cm;
  • A hortelã deve ser plantada sozinha pois suas raízes são muito agressivas e acabam matando as plantas vizinhas;
  • Orégano, louro e tomilho podem ser plantados juntos;
  • Ao plantar, coloque no fundo do recipiente, pedras, tijolo, cascalho, etc, para ajudar a drenar a água;
  • O fundo do recipiente deve conter furos para escoar a água.

Conclusão: Ganhe qualidade de vida otimizando a varanda gourmet do seu apartamento

Neste post, selecionei 9 ideias de decoração para deixar sua varanda mais eficiente, bonita e usual.

E cada vez mais funcionais e bem equipadas, as varandas estão brilhando tanto quanto as cozinhas – ou até mais. Uma varanda aconchegante se torna uma extensão deliciosa da sala de estar.

Espero que tenha gostado e se inspirado! Me diga o que achou!

E se quiser saber mais dicas de decoração para apartamento, veja o texto para decoração de sala e banheiros pequenos.

Se tiver outras ideias para otimizar sua varanda gourmet, deixe nos comentários, vou adorar saber! 🙂 Bj.

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

101 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *