Câncer de Mama, vamos prevenir?
No post de hoje teremos a contribuição de uma convidada especial, Dra. Denise Coelho, do Blog Portal Bebês.
Denise Coelho é blogueira e médica ginecologista e obstetra. Apaixonada por internet e por sua profissão, criou o blog Portal Bebês para auxiliar mulheres, mamães ou não, a cuidarem melhor da saúde.
No post abaixo, ela nos esclarece sobre dicas de como proteger o seu organismo contra o câncer de mama.
Vamos juntas prevenir o câncer de mama?
Câncer de Mama: Compreendendo e Prevenindo #OutubroRosa
O Câncer de Mama atinge, em grande parte, as mulheres e pode vitimar, ainda que em menor escala os homens.
Como é o tipo de doença que mais afeta a quem já passou dos 40 anos é importante que a conscientização desse mal seja realizada constantemente.
Com a campanha do Outubro Rosa ficou mais fácil ter acesso à informação e participar de ações preventivas, palestras e outros eventos promovidos pelas principais entidades ligadas a saúde para esclarecer as dúvidas que muitas mulheres possuem e as vezes devido ao acanhamento deixam de perguntar.
É importante saber que além do autoexame que sempre deve ser feito após o período fértil, é possível se prevenir de outras formas.
Não adianta falar da doença depois que a mulher recebe o diagnóstico positivo.
E foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo com as melhores dicas para que você, eu e todas nossas amigas e familiares possam seguir para não desenvolverem o Câncer de Mama que é muito perigoso. Me acompanhe.
O Câncer de Mama e as suas consequências
Este tipo de câncer é um tumor maligno que se desenvolve nas células mamárias provocando o seu crescimento desordenado. Mulheres que estão com 40 anos ou mais devem consultar sua ginecologista e fazer exames periódicos como uma das várias formas de prevenção.
Quando o tumor é maligno ele pode causar dor e em alguns casos graves a paciente precisará remover o seio infectado.
Dicas para se prevenir #outubrorosa
Ninguém consegue se imaginar com câncer, não é mesmo? Isso afeta profundamente a autoestima feminina e pode causar até depressão.
E se você não quer correr o risco, siga as dicas abaixo para proteger o seu organismo contra essa doença.
#1 Cuidado com o cigarro e o álcool
Essa recomendação é de praxe para qualquer situação e com o câncer não é diferente. Tanto um, quanto o outro potencializam o desenvolvimento de células cancerígenas. Evite ao máximo.
#2 Coma alimentos saudáveis
Alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais e pobres em gordura e açúcar farão com que o seu organismo garanta as substâncias necessárias para que os órgãos funcionem corretamente.
#3 Cuidado com o excesso de peso
A obesidade sempre carrega consigo outros problemas para a saúde como a hipertensão arterial e a diabetes. Procure se manter dentro do peso ideal para não correr risco de desenvolver males ao seu organismo.
#4 Atente-se a reposição hormonal
Se por um lado a reposição hormonal é importante para as mulheres que estão na menopausa, por outro pode potencializar o desenvolvimento do câncer.
Em hipótese alguma se deve realizar este tipo de tratamento por conta própria, ou se já estiver fazendo não deverá exagerar. Procure o auxílio médico e siga as orientações do profissional de sua confiança.
#5 Desenvolva a amamentação
Sabia que a amamentação é excelente para a prevenção do Câncer de Mama? É isso mesmo!
Há vários estudos e hipóteses que tentam explicar os seus benefícios, entre eles destaca-se o aumento da funcionalidade da célula mamária durante a gestação e aleitamento, pois o tecido mamário sofre alterações celulares que auxiliam na prevenção a doença.
#6 Banho de sol
E, por fim, uma das dicas mais simples e importantes para a saúde do seu organismo: tomar banho de sol por 10 minutos antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas para que seu corpo produza a vitamina D que reduz pela metade os riscos.
Viu como você pode se prevenir com dicas simples?
Então compartilhe com as suas amigas nas redes sociais e vamos fazer o #outubrorosa ainda maior!