Acho que vocês vão concordar comigo que ninguém casa para separar, certo?
Mas quanto tempo estão durando os casamentos hoje em dia?
Se formos analisar os dados do SENSO IBGE 2013 / Registro Civil (último divulgado), o casamento no Brasil dura aproximadamente 15 anos (média). A cada 3 casamentos realizados, 1 termina em divórcio. Assustador, não?
Percebo que hoje, por infinitos problemas, os casamentos têm se tornado descartáveis para muitas pessoas e vários acabam antes mesmo de terem pago a própria festa de casamento.
Muitos casais não esperam um certo período de “maturação do casamento” e acabam optando pela separação.
Claro que em diversos casos é totalmente compreensível, mas acredito que boa parte se deve a:
Vocês vão concordar comigo quando digo que existem certos casamentos tão difíceis, que é melhor que haja separação. Existem até mesmo alguns casos que a separação faz bem. Mas este texto foi feito para as pessoas que querem relacionamentos duradouros, ok?! 🙂
No início do meu casamento, mais precisamente nos 6 primeiros meses, descobri muitas novidades nos hábitos do meu marido – mesmo tendo namorado 10 anos.
E ele também se surpreendeu com alguns meus.
Foram meses de adaptação e consenso mútuo para que chegássemos a um acordo de hábitos e tarefas domésticas.
Um exemplo: eu gosto de dormir de janela fechada, com quarto 100% escuro. Ele, gosta de dormir de janela aberta e não se importa com a luz do sol pela manhã.
E aí?
Como resolver esses pequenos impasses que, somados, podem se tornar motivo de brigas e conflitos.
Pensando nisso, reuni 11 dicas para fazer seu casamento durar mais.
Pesquisei muito sobre o assunto e também retirei das experiências que estão ao meu redor.
Meus pais tem 37 anos de casados, meus sogros mais de 30 anos, meus avós e os avós do meu marido, mais de 40 anos de casados e tenho diversas pacientes centenárias (sou fisioterapeuta) que ficaram casadas por 60 a 70 anos…
Claro que devemos lembrar que quantidade de tempo não é sinônimo de qualidade, de casamento feliz. Vejo casamentos com 5, 6 anos muito mais bem estruturados e resolvidos que outros casamentos de 50 anos. Mas a experiência de quem está há muito tempo casado é valiosa para inspiração.
Baseado nos relatos e experiências desta turma, montei estas dicas que me ajudam muito e podem ajudar vocês também…
Meninas, o amor está nos pequenos gesto simples, todos os dias. A gentileza diária é fundamental para um relacionamento saudável. Já reparou que quando você faz um ato gentil, as pessoas ao seu redor reparam? No seu relacionamento deve acontecer a mesma coisa. Se seu marido não reparar, seja delicada e faça-o notar com um leve comentário.
Algumas brigas não valem a pena.
Tente resolver problemas pequenos e cotidianos com conversa e paciência. Se precisar realmente entrar em uma briga, faça de maneira leal, sem usar a comunicação destrutiva.
Vou dar um exemplo. Meu marido quando faz a barba, às vezes deixa pêlos espalhados pela pia. Isso muitas vezes depois que a faxineira acabou de lavar o banheiro. Fala se o sangue não esquenta a cabeça quando vemos essa situação? Vou brigar todas vez que isso acontecer? (vontade não falta rs…). Mas não vou desgastar meu relacionamento com esses problemas pequenos e cotidianos. Vou respirar fundo e conversar, de forma delicada e educada. E claro, pedir pra ele limpar.
É comum acharem que não se amem mais nesses momentos. Espere a poeira baixar para tomar decisões.
Não seja orgulhosa em admitir isso. Não tenha medo em fazer isso. Com o tempo, seu marido tenderá a agir da mesma forma. A forma de agir de um interfere na forma de agir do outro, pode reparar.
Os problemas acordam mais fortes (mais difíceis de serem resolvidos). A missão não é fácil, mas tente conversar e resolver o problema antes de se deitar.
Esse foi um dos conselhos que eu mais escutei de diferentes casais até hoje.
Sobre tudo. Sobre a rotina, sobre os medos, os sonhos… É uma dica “obvia”, pode parecer. Mas o diálogo é a base. Isso fortalece o vínculo entre o casal.
Conheço casais que não sabem o que está acontecendo um com o outro, não se conhecem. Só discutem problemas e vivem o cotidiano. Se você sente que o diálogo precisa melhorar entre vocês, tente falar mais o que sente, o que pensa, o que sonha…. Se precisar invista em uma terapia de casal.
E essa foto, desses dois pombinhos no celular? Pra refletir, não?
Crie momentos do seu dia para trocarem BEIJOS e dizer “ Eu te amo”. Todos os dias.
Acredito que isso me ajuda a lembrar que não sou a melhor amiga dele, e sim a esposa dele, rs…
Ele não pensa como você, e você não pensa como ele. Entenda esse conceito e seja paciente durante as diferenças e conflitos.
A forma de pensar sofre influência da personalidade, dos valores morais, culturais, religiosos, de como foi a criação de cada um… São duas pessoas diferentes, morando no mesmo lugar, dividindo a mesma cama. Treino de paciência e tolerância em tempo integral rs rs rs…
No início do meu namoro, antes mesmo de casarmos, meu marido era péssimo em mimos ou surpresas românticas.
Mas de tanto eu demonstrar e surpreendê-lo com estas ações de carinho, ele passou a desejar fazer também. Nem foi de propósito, eu fazia sem esperar em troca. Mas que bom que ele se contagiou, não é mesmo?
Às vezes abro minha bolsa e encontro um bombom com um bilhetinho em papel rasgado mesmo com um “Eu te amo”; ou chego do trabalho e tem uma rosa solitária em cima da mesa; ou durante o dia, recebo mensagem com um carinho fora de hora…. Não é especial? Deixa o dia muito mais feliz.
Se quiser algumas dicas para surpreendê-lo, entre neste post de como preparar uma noite romântica.
Mantenha a discrição da vida de vocês. Nada de comentar problemas com os colegas ou com a sogra! Mas desabafar com as amigas mais íntimas, vale sim!
Buscar essa “maturidade financeira” é um desafio para muitos casais. Procurem juntos soluções quando a grana é curta. Evitem realizar gastos não combinados. Isso pode destruir a confiança um do outro. Já vi relacionamentos desabarem por conta disso.
Eu e meu marido temos uma planilha financeira que alimentamos juntos, assim, facilita a melhor administração do dinheiro. Sabemos exatamente pra onde vai cada real. Assim, conseguimos decidir os melhores investimentos, por exemplo, ou se está tento gastos desnecessários. É aí que a DICA #06 entra com força total, rs…
Estas dicas selecionadas não querem dizer que seja a solução para todos os casamentos.
Cada casal tem suas peculiaridades e limitações. E muitos outros problemas para resolveram que não foram listados aí. Mas acredito que este é um post que irá te auxiliar a enxergar o outro com mais tolerância e paciência, quem sabe até escutá-lo mais, compreende-lo e ter uma vida de casada com muito mais amor.
Se você que está aí lendo este post tiver muitos anos de casamento e quiser relatar alguma dica extra, conta pra mim! Vai me ajudar e ajudar muitas esposinhas leitoras por aqui.
Deixe suas dicas preciosas de como fazer seu casamento durar mais, aqui nos comentários.
Abraços, obrigada! =)
Ticinha Medeiros
Blog Esposas Online – Blog para mulheres casadas, modernas e antenadas.
Este post foi modificado em 15 nov 08:47
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…