Hoje vou contar para vocês como foi meu chá de panela!
Na realidade, foi um chá bar, pois contou com a participação do noivo e amigos. Mas como eu gosto mais da expressão “chá de panela”, eu optei por ficar com essa.
Eu estava na dúvida se realizava o chá de panela ou o chá de lingerie, mas, mesmo no meio da correria véspera do casamento, resolvi arriscar – e foi muito bom!
Realizei 2 meses antes do casamento, um tempo legal para tomarmos fôlego para as próximas etapas.
Se você está na duvida, se deve ou não fazer uma festinha pré-casamento (como chá de panela, chá bar, chá de lingerie…etc), te afirmo que você irá adorar!
É o momento de relaxar com os amigos e família e de já sentir no ar o cheirinho do casório.
Curta cada etapa dos preparativos do seu casamento e esses chás fazem parte disso! =)
Para o chá de panela, enviei um convite para cada família ou amigo íntimo selecionado.
Lembre-se que todos do chá de panela serão convidados para o casamento. Mas nem todos do casamento serão convidados para o chá de panela! =)
Neste convite tinha os dados da festa na frente e um espaço para escrever uma receita no verso.
Minha ideia era transformar cada convite em uma página de receita e assim, transformá-lo em um livro de receitas! Ou melhor, um fichário de receitas! rs
Meninas, essa ideia é maravilhosa! Ganhei inúmeras receitas deliciosas! Foram cerca de 70 receitas.
Cada família ou amigo escreveu sua receita favorita. Tinha amigas que me pediram mais páginas e me trouxeram mais receitas top!
Como o convite do chá de panela iria virar página do livro de receitas, solicitei na gráfica uma gramatura mais grossa e ainda uma laminação fosca para dar um toque especial. Ficou caprichado!
E para criar o clima de página de livro de receitas, já deixei os convites com os furos na lateral para que cada convidado que chegasse no chá de panela com a receita, colocasse no pequeno fichário reservado para este fim.
Os convidados amaram essa ideia!
Sim! Por quê não?
Muitas pessoas ficam constrangidas em pedir dinheiro como presente. Mas isso facilita muito a vida do convidado! E a sua também! Mas a forma de pedir faz toda diferença. Tem que ter delicadeza e sutileza nesse momento.
A primeira coisa que fiz foi informar o fato no convite. Coloquei a seguinte frase:
“Se quiser nos presentear: colaboração em $ no cofrinho”.
No chá de panela, deixamos um porquinho na entrada da festa com envelopes pequenos para que os convidados pudessem depositar seus presentes em espécie. Colocar o nome no envelope era opcional, assim, os convidados ficaram bem à vontade.
Fazendo desta forma não tem erro: com elegância, sem estipular quantia e sem gerar desconforto para os convidados.
Com isso, pude fazer as compras dos utensílios do meu jeito e da cor que eu queria. Funcionou muito bem! =)
Logo depois do meu chá, vários amigos repetiram a ideia, foi bem interessante.
Olha só que lindo o porcão dourado! Esse porco-cofre eu encontrei no Mercado Central de Belo Horizonte. Mas para ficar estiloso, pintei com tinta spray dourada.
O meu Chá de Panela foi realizado em um sítio ao ar livre. Eles possuem um espaço legal com churrasqueira e assim, fizemos um chá de panela de dia.
Abaixo, selecionei 6 dicas bem interessantes para quem pretende fazer um chá de panela ao ar livre. Mas tem vários DIY que servem para qualquer chá! Seja chá de panela, ou lingerie, chá bar…. Até chá de bebê! Rs…
Vamos conferir?
Como o chá de panela começou ao meio dia e o ambiente era ao ar livre, optei por guarda-sóis para proteger os convidados do sol.
Realizei o chá de panela no mês de julho (2013) e na época as temperaturas estavam amenas. Isso ajudou bastante para que o chá acontecesse ao ar livre nesse horário.
Ao invés de guarda-sóis, você pode optar por uma tenda. Mas cá para nós, os guarda-sóis tem seu charme, não é mesmo?
Para a decoração do chá de panela, aproveitei as estruturas dos guarda-sóis para pendurar algumas bolas de seda e colorir o espaço. Para as noivas mais animadas, decorar os ombrelones com flores também fica muito bonito. Mas como estávamos na véspera do casamento, eu optei por fazer algo mais simples e com menos gastos.
Como eu gosto de colocar a mão na massa e amo decoração DIY, eu optei em fazer bolas de seda (pompons), que deram um toque colorido nos guarda-sóis.
Elas alegram o ambiente e o bom é que também são muito simples de fazer:
DIY – Como fazer uma bola de seda (pompons de seda) – passo a passo:
Veja no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer pompom de seda!
Outro item decorativo para o Chá de Panela que eu e meu marido fizemos, foi a cortina de fitas de cetim para decorar a mesa de doces. É simples e dá para fazer com antecedência.
DIY – Como fazer uma cortina de fitas – passo a passo:
Para decorar as mesas, escolhi toalhas floridas que tem tudo haver com festa ao ar livre. São ótimas aliadas na decoração, colorindo por si só o ambiente.
Embaixo das toalhas floridas, utilizei toalhas brancas para tampar os pés das mesas e assim, trazer um pouco mais de elegância para o ambiente.
Mais um DIY! Amo! 🙂
Para fazer o arranjo das mesas de convidados do chá de panela, comprei garrafas Firenze por um preço pequenininho (não chegava a R$2,00 cada uma) em uma garrafaria aqui em Belo Horizonte.
Elas possuem um formato bonito e já vêm limpas e sem nenhum tipo de marca ou adesivo. Para decorá-las, utilizei fitas de cetim verde e Gérberas coloridas.
O bom dessas garrafinhas é que são resistentes e dá para usá-las em muitas outras festas! É só mudar a cor da fita ou mesmo pintá-las da cor que quiser.
Como o Chá de Panela era ao ar livre, alguns detalhes de decoração rústica casavam bem com a proposta.
Para isso, utilizei alguns móveis em madeira, como bancos decorados com futtons (na mesma estampa das toalhas), mesa de doces em madeira de demolição e aparadores.
O bolo rústico (naked cake), leve e saboroso, também encaixou-se perfeitamente com a ocasião.
Como cardápio, churrasco foi a opção escolhida. Como complemento, servimos arroz, salada, farofa e vinagrete. E de sobremesa, cupcakes, naked cake com sorvete e bombons. E claro, aquela banana assada na churrasqueira com leite condensado e canela.
Não existem regras do que servir em um chá de panela. Faça do jeito que você achar melhor, sendo coerente com o horário escolhido. O importante é se divertir!
Algumas noivas solicitam aos convidados que levem pratos salgados ou bebidas. No meu caso, optei por oferecer o almoço com churrasco e petiscos, que é prático e têm um bom custo-benefício.
Meu chá de panela não teve brincadeiras! hahaha! A festa estava tão animada que não tivemos coragem de interromper para fazer as brincadeiras típicas.
Tínhamos também programado um bingo! Compramos lápis e bloquinhos com os números e tudo mais, mas quem disse que os convidados pararam de dançar?
Os responsáveis por isso, foram os meninos da banda Vitrola Acústica que deixou o chá de panela ainda mais animado e inesquecível.
Esse daí, mandou muito bem no Coldplay! Chorei! 🙂
O chá de panela ou chá bar é uma prévia do casamento.
O clima do casório já está no ar! Além disso, é uma forma simpática de arrecadar utensílios domésticos (ou dinheiro), que irá ajudar muito o casal que está começando a vida à dois.
Se está na dúvida se faz ou não, meu voto é SIM!
Divirta-se, curta cada momento do pré-casamento, pois na hora H o tempo passa tão rápido! =)
Crédito para as fotos: Léo Gomes Fotografia
E aí, gostaram do jeitinho que preparei o meu chá de panela ao ar livre? Eu curti muuuuuito!
E namorei muito também! =)
E aí, como foi o chá de vocês? Deu tudo certo? O que vocês mudariam?
Se tiverem alguma ideia para chá de panela ao ar livre, deixem nos comentários para as noivas leitoras!
E se quiserem ver como ficou o casamento e a renovação de votos, é só clicar nos links. 🙂
Beijos!
Ticinha Medeiros
Blog para mulheres casadas, modernas e antenadas.
Este post foi modificado em 13 set 17:39
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…