Como emagrecer depois da gravidez?
A gestação é um dos momentos mais importantes da vida da maioria das mulheres.
Segundo um estudo, publicado na revista especializada Diabetes Care, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, podem correr sérios riscos de saúde.
Diabetes, pressão alta e doenças cardíacas estão entre as doenças de risco.
O estudo sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gestação se estende de 3 a 12 meses depois do parto.
Como emagrecer após o parto costuma ser um pesadelo para as mulheres que acabaram de ter seu bebê e pretendem voltar à antiga forma o quanto antes.
Pensando nisso, resolvi escrever um post com dicas preciosas para ajudar você alcançar o seu objetivo de emagrecer após a gravidez – para ficar ainda mais linda e saudável.
Durante os 9 meses de gestação, o corpo da mulher sofre inúmeras transformações. Todas elas são adaptações do seu organismo para a formação do bebê e preparação para a hora do parto. Listei algumas delas abaixo, veja:
Este é o milagre da vida, meninas. As gravidinhas são lindas, mesmo com aquele barrigão.
Mas e depois? Como voltar ao corpo que você tinha antes?
Ou melhor, como ficar até mais gata?
Vou passar para vocês 6 dicas para potencializar o emagrecimento pós gestação:
Para o corpo produzir leite ele gasta em torno de 500 calorias por dia! Mas, o melhor de tudo é que, quando o bebê faz a sucção do leite materno, ele acaba estimulando também a produção do hormônio ocitocina (ou oxitocina).
Esse hormônio é responsável pela volta do útero ao tamanho normal e pelo emagrecimento da mulher no pós parto.
Já existem estudos que dizem que “beber água emagrece”.
Além disso, na fase da amamentação, esta preocupação em hidratar-se é fundamental para a produção do leite materno.
Quando se está amamentando, seu corpo precisa de nutrientes e vitaminas. Então, tome cuidado com dietas pós parto muito radicais.
Coma comida de verdade! Mas corte ou diminua o consumo de alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes, doces e molhos prontos cheios de conservantes. Se for preciso, adquira uma bolsa térmica fitness para marmita e leve para o trabalho.
Na dúvida, procure uma nutricionista.
Sabemos que uma mãe com um recém-nascido dorme pouco e picado. Aproveite as oportunidades para descansar.
Se você dorme pouco, seu corpo libera mais cortisol e outros hormônios associados ao estresse, que não só dificultam o emagrecimento, como promovem o ganho de peso.
Usar cinta pós parto não é obrigatório, mas pode ajudar. É aconselhado usar uma cinta não somente no pós-parto, mas também após diversos procedimentos estéticos.
A pressão que a cinta faz ajuda a modelar o corpo a longo prazo. Mas consulte seu obstetra antes de usar.
Para emagrecer, esta dica é obrigatória!
Como fazer isso se não tenho tempo?
Uma forma eficaz – além das dicas acima citadas– são os exercícios de alta intensidade em curto período de tempo. Para quem não tem tempo e não pode sair de casa, esse é o exercício mais indicado atualmente para queimar de gordura.
O que eu gosto na ideia de fazer a atividade física em casa após a gestação é pelas seguintes vantagens:
Fazer exercício é super importante. Vai ajudá-la não somente a perder a barriga depois do parto, mas também a melhorar o humor, autoestima, a saúde cardiovascular e a força muscular. E ainda alivia o estresse, além de ajudar a reduzir a depressão pós-parto.
Você já deve ter ouvido falar que a gravidez pode alterar a relação entre o marido e a esposa.
Junto a isso tudo, vem o dever de lidar com questões econômicas, educação do filho e a divisão das novas tarefas domésticas (que podem gerar conflitos).
Além disso, em muitos casos, as mudanças no corpo da mulher somada à baixa autoestima gera, consequentemente, o impacto na vida sexual do casal.
Quando isso acontece, a atividade física pode ajudar muito. Praticar exercícios contribui para melhorar o humor e ficar em boa forma física.
Conquistar uma boa forma física pode não ser a solução de todos os problemas pós-gestação.
Mas, ter boa forma física contribui para aumento da autoestima da mulher e, consequentemente, diminui algum impacto negativo que a gestação possa ter gerado ao relacionamento.
Neste post, relatei os benefícios de realizar uma atividade física após a gestação.
Como foi dito, os benefícios do exercício no pós-parto incluem melhoria da condição cardiovascular, facilidade no emagrecimento, bem-estar psicológico, aumento da alto estima, redução da ansiedade e da depressão e aumento da energia do corpo.
Praticar atividades físicas depois da gravidez é importante e desejado, mas isso não pode ficar à frente da amamentação e dos cuidados com o bebê.
Espero que tenha gostado das dicas! Me conte o que achou! 🙂
Bj.
Ticinha Medeiros
Este post foi modificado em 16 jun 15:14
Relacionamento sem sintonia é como uma música desafinada: até dá para ouvir, mas não é agradável. Se você sente que…
O casamento é como uma planta: se você rega, ela cresce linda e forte; se esquece de cuidar, uma hora…
A massagem para casais vai muito além de uma simples técnica de relaxamento. Ela é uma poderosa aliada na rotina…
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…