Como organizar o guarda-roupa de maneira prática e funcional?
Há muito tempo estudo sobre organização doméstica e assuntos relacionados. Já até escrevi um post sobre “como organizar a casa por cômodos” (você já leu?).
Mas resolvi aprofundar no assunto guarda-roupa! É um dos armários da casa de maior uso e merece um post inteirinho dedicado só para ele! 🙂
E ter um guarda-roupa organizado tem muitas vantagens:
Retire as peças que você não usa mais e deseja descartar/doar. É extremamente importante perceber que o acúmulo de roupas inutilizadas ocupam espaço e atrapalham a organização. Essa “limpa” irá criar novos espaços.
Como organizar o guarda-roupa se você não tiver espaço? Desapegue! 🙂
Para organizar o guarda-roupa você deve escolher uma frente. Todas as peças ficarão viradas para o mesmo lado.
Isso é muito importante para a organização do guarda-roupa, pois vai direcionar a posição das camisas e calças.
Pendure tudo que puder e couber.
Lembre-se, o que não é visto, não é lembrado.
Camisas sociais, camisa polo, camisas comuns, calças, bermudas, camisa de futebol, casacos são bem-vindos no cabideiro.
Mas evite pendurar roupas de malha, pois elas podem deformar.
Os cabides devem estar virados para o mesmo lado e serem padronizados, para manter a mesma altura da roupa e passar uma melhor impressão.
No guarda-roupa acima (imagem passo a passo) eu utilizei cabides de acrílico. Mas tem outras opções em madeira, flocado, etc. O mais importante é padronizar todos cabides.
Separe as camisas do cabideiro por categoria e cores, deixando as camisas sociais de manga curta separadas das camisas de manga longa, assim como camisas polo e do dia-a-dia.
Camisas de futebol ficam muito bonitas penduradas.
Ao pendurar a camisa social, abotoe o primeiro botão, assim diminui o risco da camisa cair do cabide e se amarrotar.
Coloque as calças separadas por categoria e cores. Você pode por exemplo, separar em 3 categorias: calças sociais, calças jeans e calças de ginástica.
Alguns armários possuem calceiros diferentes. Com puxadores horizontais ou verticais, deslizantes etc. Faça adaptações necessárias conforme a sua realidade.
No meu caso, eu pendurei as calças no cabideiro e adaptei o nicho destinado às calças do guarda-roupa para sapatos.
Mas se seu calceiro for prático, use e abuse! 🙂
Dê o play neste vídeo para ver como ficou!
As cores devem ser do mais escuro para o mais claro ou vice-versa. Isso vale para calças, blusas, camisas sociais, etc.
Se tiver dificuldade de colocar algumas peças na ordem das cores, como blusas estampadas, listradas, xadrez, etc, separe-as e coloque no final da categoria.
Você pode também analisar qual cor da peça estampada é a mais predominante e encaixar no cabideiro. Faça o teste e veja em qual parte fica mais harmônico.
Pendure as calças individualmente em cada cabide, se sua opção for acomodar as calças no cabideiro. Esta regra vale também para camisas e blusas.
Colocar roupas em um único cabide, além de “esconder” alguma peça, fará com que você se esqueça dela. Ademais cria um visual poluído e tumultuado.
Coloque o gavião das calças para dentro do guarda-roupa. Assim, o armário fica alinhado, com o aspecto muito agradável e organizado.
As pernas de todas as calças ficam viradas para o mesmo lado no cabideiro. Tenha este cuidado ao encaixá-lo no cabideiro, o resultado final valerá a pena.
Se possível, pendure as bermudas em cabides com presilhas, individualmente. É a melhor opção para não amarrotá-las.
Se não for possível pendurar as bermudas no cabideiro por causa do espaço, você pode guardá-las dobradas como arquivo nas gavetas, ou em cascata, ou mesmo em prateleiras. (ver exemplo de gaveta arquivo ou cascata nas dicas 24 e 25).
Separe os acessório em categorias, em compartimentos parecidos – preferencialmente iguais (ver indicação na imagem no início do texto).
Pendure os cintos em cabides próprios ou enrole-os (suavemente) posicionando dentro de caixas organizadoras ou gavetas.
Você pode observar que foi esta última opção que eu escolhi para organizar os cintos no guarda-roupa acima.
Abaixo, alguns exemplos de cabide para cintos.
Como os cintos, pendure-as em cabides próprios ou enrole-as (suavemente) posicionando dentro de caixas organizadoras ou gavetas.
No caso das gravatas, optei por organizá-las em uma gaveta. Assim, favorece a visualização e facilita na escolha das cores e modelo.
Quanto mais separadas entre si melhor. Caixas organizadoras, com divisórias são excelentes.
Você pode utilizar porta-comprimidos para organizar os brincos, por exemplo. Ficam bem práticos para dia a dia.
Organize os relógios em uma caixa organizadora ou bandeja e coloque-os um a um encaixados em saquinhos de espumas. Estas você encontra em casas de artesanato. Em Belo Horizonte, eu encontrei na Galeria do Ouvidor.
Caso não encontre, faça saquinhos de TNT ou de tecido aveludado.
Os lenços podem ficar dobrados em gavetas com divisórias ou colmeias, caixas ou até pendurados.
Se não for um item que você use com frequência, recomendo colocar guardados no maleiro e somente descer no período do inverno.
Nem todo mundo tem gavetas suficientes disponíveis. Mas caso você tenha, sugiro a seguinte ordem:
Mas se você mora à beira-mar e vi a praia todos os dias, você pode colocar uma gaveta extra de biquines.
Caso não tenha gavetas suficientes, utilize caixas organizadoras em prateleiras para fazer a substituição.
Use colmeias para gaveta de calcinhas e cuecas.
É a forma mais fácil de se manter organizado no dia a dia.
Dependendo do tamanho de suas gavetas, você pode dividir em 2 ou 3 compartimentos. As divisórias delimitam espaço e ajudam a manter uma lógica e sequencia.
Estas divisórias ajudam separar categorias sem deixá-las misturar. Você pode pedir seu marceneiro ou comprar divisórias avulsas, como os exemplos abaixo.
Sutiãs de bojo: coloque um atrás do outro, em sequencia por cores. Antes de posicioná-los em série, feche o fecho de cada um. Esta posição não danifica o sutiã.
Sutiãs sem bojo: deixe o fecho fechado, dobre o sutiã ao meio e coloque-os um atrás do outro. Se necessário, utilize colmeias ou divisórias para armazená-los.
Como organizar calcinhas? Calcinhas devem ser dobradas como envelope e colocas em nichos, colmeia ou como arquivo dentro das gavetas.
Imagem: Zetta Casalena
Dê o play no vídeo abaixo e aprenda a forma correta de como dobrar calcinhas:
Cuecas, assim como as calcinhas, devem ser dobrados como envelope e colocas em nichos, colmeia ou como arquivo dentro das gavetas.
Quando não há espaço no cabideiro, uma forma prática de guardar camisas é dobrá-las e posicioná-las um como arquivo. Isso vale também para bermudas e shorts.
Imagem: Ingur
Se você possui gavetas com profundidade, sugiro organizar em forma de cascata. É só empilhar a roupa, deixando a pontinha da peça de baixo para facilitar a visualização.
Imagem: Organizar minha vida
As meias podem ser dobradas e guardadas como arquivo, cascata ou mesmo dentro de colmeias. Evitem as famosas “bolinhas” de meias, pois relaxam o elástico e diminuem o tempo de vida delas.
Imagem: Zetta Casalena
O ideal é um móvel separado para organizar os sapatos. Mas como nem sempre isso é possível, tente aproveitar o máximo de espaço utilizando prateleiras e organizadores dentro do guarda-roupa.
Se seu armário tem prateleiras com profundidade, coloque um pé na frente do outro. Assim, você consegue enxergar mais modelos na mesma prateleira.
Se seu armário é estreito mas tem altura, use prateleiras organizadoras, facilmente encontrada na internet ou lojas de diversidades.
As bolsas ocupam um grande volume e costumam ser um problema na hora da organização. Prateleiras são sempre uma boa opção.
Utilize de suporte para livros (este transparente você encontra na Kalunga) e se preciso, coloque enchimento para que elas fiquem de pé.
O enchimento pode ser um saco de TNT com espuma. (estes enchimentos você mesmo pode fazer ou comprar pronto no mercado).
Imagem: Um brinco
Tudo que não for de uso continuo, como vestidos de festa, lenços, botas roupas de temporada pode ser deixado no maleiro em capas organizadoras de TNT ou à vácuo. Você ganha espaço e quando precisar, as peças estarão dentro destes compartimentos conservados.
Lembre-se de sempre guardar as peças limpas. Não utilize papel entre as roupas para não ter riscos de traças. Embalagens de TNT são as mais indicadas pois ajudam na ventilação.
Ah, e escreva uma identificação de fácil leitura na parte externa na caixa. Assim, ficará mais fácil de encontrar o que você precisa na hora que precisar.
Imagem: Loja Oz
Manter a organização do guarda-roupa e da casa é um hábito e esforço.
Engana-se quem acha que organizar a casa é perder tempo. Pelo contrário! É ganhar tempo, é melhorar o clima do ambiente, é buscar a harmonia do lar, do quarto do casal e mudar a energia!
Eu não sei vocês, mas quando a casa está desorganizada, eu me sinto desorganizada internamente. Não consigo me concentrar enquanto tudo não esta em ordem! rs…
A partir do momento em que você aprender como organizar o guarda-roupa de maneira lógica e funcional, você consegue mantê-lo com muito mais facilidade. Para o restante da casa é mesma coisa.
E é muito prazeroso abrir o armário e percebê-lo limpo e arrumado.
Espero que tenha gostado das dicas de como organizar o guarda-roupa – e que faça bom aproveito! 🙂
Se quiser mais dicas acesso o post sobre como ganhar espaço no armário.
Faça adaptações necessárias conforme sua realidade, ok?
Me diga o que achou! Bj.
Ticinha Medeiros
Blog para mulheres modernas e antenadas.
Este post foi modificado em 6 mar 14:04
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…