Há algumas semanas vivenciei a experiência de uma sessão de Constelação Familiar, no Núcleo de Terapias Holísticas e Sistêmicas [NTHS] em Belo Horizonte.
Vou tentar explicar em palavras o que vi, senti e a conclusão sobre esta vivência.
Constelação Familiar é uma técnica terapêutica criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.
A constelação familiar visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões familiares (conflitos e doenças que se repetem) que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema
Na visão de Hellinger, no nível subconsciente, fazemos parte de uma teia familiar e de seu destino coletivo. É possível mostrar que somos peças de uma grande alma na qual todos os membros estão contidos, e sujeitos a uma ordem.
Assim, com a constelação familiar é possível observar as dinâmicas ocultas do inconsciente da pessoa e de seu sistema familiar.
Hellinger relatou três leis naturais que atuam nos relacionamentos humanos. As leis são também chamadas de ordens do amor:
Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam nos membros da mesma, como: depressões, doenças, dificuldades financeiras, dificuldades nos relacionamentos, etc.
Graças à representação durante a sessão de constelação, o cliente pode perceber onde o seu amor está preso e o que ele pode fazer para que tais leis possam ser novamente respeitadas e o amor possa voltar a fluir.
Então ele pode, talvez, enxergar o próximo passo que o conduza de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão ou problema que o incomoda.
A Constelação Familiar pode ajudar em vários problemas de origem sistêmica.
Desde problemas de relacionamento de casal, com filhos, doenças, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física.
Assim, os problemas podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda da Constelação Familiar.
Não. A terapia não está ligada a nenhuma religião. Inclusive, o cliente não precisa ter nenhuma crença específica para se submeter à terapia.
Cheguei ao Núcleo e fui recebida pela psicóloga e consteladora Amanda Marques, que me entregou um crachá com meu nome. Outras pessoas já se encontravam no local.
Tiramos os sapatos e entramos todos – em torno de 10 pessoas – em uma ampla e aconchegante sala.
Amanda dá início a sessão, chamando o paciente a ser constelado. Ele relata o problema e a partir daí, as pessoas ali presentes eram convidadas a participarem da sessão, sendo como peças de um jogo de xadrez, porém como antenas conectadas a toda energia que acontece no ambiente. Difícil de entender? Pois é! É difícil mesmo de explicar, pois é algo que precisa ser sentido! E eu só fui entender (e me apaixonar) depois que tive essa vivência.
A sessão ocorre em forma de movimentos: a energia surge do inconsciente do constelado e um grande fenômeno acontece.
O que ocorre é que os convidados que estão representando a constelação do paciente acabam agindo como atores mágicos e instintivos, atuando como os personagens da vida da pessoa constelada.
Durante a sessão, podemos ver pessoas emocionadas, muito choro, angústia, alívio e outros sentimentos inexplicáveis. É algo real e que sentimos na pele – tanto o constelado quanto os convidados.
Uma constelação pode durar trinta minutos, uma hora ou mais. Existe um movimento energético que todos sentem. Através dos acontecimentos mostrados pelos representantes, o constelado vê a sua própria vida passando pelos seus olhos, mas sob uma nova perspectiva!
Nesta mesma noite, outras pessoas foram consteladas e cada vivência foi um rico aprendizado.
Participar desta sessão de constelação familiar foi uma experiência incrível, onde a energia envolvida foi intensa, de grande aprendizado e entrega total.
Quem olha de fora, muitas vezes, não consegue sentir a dimensão. Só mesmo participando é que podemos sentir as vibrações, energias, sentimentos que afloram de forma involuntária.
A Constelação Familiar Sistêmica é a mais intensa, forte e viva terapia nos dias atuais. Vale a pena conhecer!
Núcleo Terapias Holísticas e Sistêmicas [NTHS]
Endereço: Rua Benvinda de Carvalho, 239, Sala 402 – Santo Antônio – BH – MG
E-mail: contato@nths.com.br
Tel: +55 (31) 98769-1950
E aí? O que você achou? Já participou de uma sessão?
Deixe seu comentário e divida sua experiência e suas percepções sobre o tema!
Beijo grande!
Ticinha Medeiros
Blog Esposas Online
Este post foi modificado em 29 maio 00:01
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…