Que tal uma horta vertical no seu apartamento?
Quem mora em apartamento ou em casa sem quintal, pode sim sonhar em ter um mini jardim ou uma horta vertical.
Basta usar a criatividade para montar sua própria horta vertical, com a ajuda de muito amor, dedicação e de um conhecimento mínimo sobre o cuidado com as plantas.
As hortas verticais apresentam como principal característica o fato de poderem ser penduradas ou fixadas em estruturas verticais em sua varanda ou área externa.
Além disso, a horta caseira traz alguns benefícios, como alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxico e um pouco de economia nos gastos mensais de supermercado.
E ter um tempero ou verdura à mão na hora que quiser é um conforto que não tem preço!
Quer aprender a fazer a sua horta vertical? Então vamos lá!
Dicas Básicas para montar uma Horta Vertical
- Para ter uma horta é necessário muito sol! Menos de 2 horas por dia, dificilmente você terá hortaliças saudáveis, robustas e com folhas grandes.
- A horta deve estar direcionada para o sol e deve receber uma incidência de luz de, no mínimo, 4 horas por dia.
- Uma dica interessante para facilitar as regas é ter um ponto de água próximo. Não é obrigatório, mas economiza tempo e facilita o dia a dia.
- A irrigação deve ser feita preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, evitando-se assim os horários em que o sol estiver mais forte. (Assim, sua plantinha não irá “cozinhar”).
Passo a passo para fazer uma horta vertical
- Material mínimo necessário: pá, tesoura para poda, regador, vaso e terra.
- Use substrato para plantio ao invés de terra comum. Já vem com a quantidade certa de terra, areia e material orgânico que deixaram suas plantinhas mais fortes e saudáveis!
- Use preferencialmente vaso pequeno ou médio para cada planta. Vasos de 30cm x 20cm x 30cm de diâmetro são ideais… Se o vaso não tiver furo, faça com um prego ou furadeira. Você até pode misturar em alguns vasos algumas espécies, mas com cautela, pois espécies como o hortelã, por exemplo, atrapalham o desenvolvimento das outras plantas.
- O vaso pode ser em meia-lua, redondo ou retangular. Use um suporte ou faça um furo na parte de trás do vaso para fixá-lo em uma treliça de madeira ou metal. A treliça deve estar bem fixa na parede para suportar em torno de 40 kg.
- Para começar: a primeira camada do vaso deve ser se argila expandida (se preferir, use cacos de telha ou brita). Esta camada pode ficar com 5 cm de altura, e tem a função de permitir o escoamento da água e impedir que a terra entupa o buraco inferior do vaso
- Se quiser, use uma manta de bidim ou manta drenagem entre a argila e terra, para evitar que a terra saia pelo buracos do vaso e suje sua casa.
- Em seguida, coloque a terra preparada ou o substrato. O solo não pode ficar muito fofo nem muito compactado. O segredo é ir despejando a terra com as mãos e dar pequenas batidinhas quando chegar ao ponto desejado (cerca de 5 cm da borda).
- Preparação da muda: a muda virá em um plástico com terra. Jogue o plástico fora mas preserve a terra. Só é necessário cortar o excesso de raiz. Retire os filamentos que estão se desgarrando muito de terra, como se estivessem descabelados.
- Faça um buraco na terra do vaso e encaixe a muda.
- Com o vaso finalizado, pendure os vasos nas treliças.
- Logo após o plantio, é comum que as mudas murchem um pouco, pois sofrem com o processo de transposição. Basta regá-las bem e aguardar alguns dias até que estejam fortes novamente.
- Regue diariamente (no verão) ou em dias alternados (inverno ou tempos úmidos). Mas algumas espécies requer alguns cuidados especiais! (Abaixo eu falo sobre peculiaridades de algumas delas).
- Faça podas semanais, retirando os galhos secos e sem vida.
- Adube a horta 1 vez por mês com adubos orgânicos, como esterco, humos de minhoca.
Imagem: Casa Abril
Ervas e hortaliças que podem ser plantada em horta vertical
- Orégano;
- Hortelã;
- Salsinha;
- Cebolinha;
- Melissa;
- Agrião;
- Manjericão;
- Menta;
- Alface;
- Almeirão;
- Beterraba;
- Cenoura;
- Coentro;
- Rabanete;
- Rúcula;
- Tomilho;
- Tomate-cereja;
- Morango;
- Couve-folha;
- Calêndula.
As espécies de maior porte como alecrim e capim-cidreira, devem ser descartadas porque precisam de vasos mais profundos, que não combinam com hortas verticais.
Sementeiras
Caso você queira ter uma sementeira, para ter sempre mudinhas à disposição, siga o passo a passo abaixo. O alface, por exemplo, é uma das hortaliças que merecem ter uma semeadura.
Imagem: Diário de uma sementeira
Para fazer uma sementeira, siga o passo a passo:
- Utilize copos descartáveis de cafezinho com substrato para plantio.
- Faça furos no fundo de cada copinho.
- Coloque 1 semente em cada.
- Cubra com um pouco de substrato e mantenha a terra sempre úmida, borrifando água mas sem deixar os copinhos encharcados .
- Deixe a sementeira em uma caixa protegida do vento. Se precisar, coloque um filme plástico com furos por cima da caixa.
- Quando as plantinhas apresentarem duas a três folhas verdadeiras, elas estarão prontas para plantios.
- Após retirá-las da sementeira, as mudas devem ser plantadas nos vasos o mais rápido possível.
Modelos de treliças para suporte dos vasos para jardim vertical
- Treliça de madeira rústica Shoptime
- Treliça de madeira tratada diagonal Plantei
- Treliça de madeira Santos Madeiras
- Painel Vertical Olilo Jardim
- Treliça Madeira Eucalipto Leroy Merlin
- Treliça de metal Toca do Verde
Materiais Alternativos Para Horta ou Jardim Vertical
Horta Vertical em Bambu
Imagem: Bem no Detalhe
Horta Vertical em Garrafa Pet
Imagem: Horta em Apartamento
Horta Vertical no Pallet
Horta Vertical em Sapateira
Horta Vertical em Tubo de PVC
Imagem: Mundo das Plantas Net
Horta Vertical em Prateleiras
Cuidados Especiais com Algumas Hortaliças
Manjericão: a adaptação é melhor em climas quentes e amenos. Deve ser regado apenas o suficiente para que a terra esteja levemente úmida.
Alecrim: a adaptação é melhor em climas quentes e secos. Deve ser regado de duas a três vezes na semana, apenas.
Salsão: bastante resistente a climas frios. Deve ser regado diariamente.
Hortelã: Não pode compartilhar vasos com outras espécies. Deve ser regado diariamente, de modo que a terra esteja sempre úmida.
Orégano: Sua adaptação é melhor em climas amenos. Deve ser regado apenas o suficiente para que a terra esteja levemente úmida.
Sálvia: Resistente a climas frios, deve ser regado a cada dois dias.
Tomilho: Sua adaptação é possível em qualquer clima. Deve ser regado apenas o suficiente para que a terra esteja levemente úmida e não se dá bem em ambiente de alta umidade.
Coentro: Não se adapta muito bem a climas muito frios. Deve ser regado a cada dois dias.
Detalhes Extras Para uma Horta Vertical
- Pode as flores do manjericão! Apesar de bonitas e cheirosas, as inflorescências roubam todo o aroma das folhas.
- Furos nos vasos são extremamente importantes! Um vaso com boa drenagem exclui um dos problemas fatais para as ervas: o apodrecimento da raiz.
- O consumo da ervas ajudam no surgimento de novas folhas. Caso não tenha folego para consumi-las, faça podas periódicas. Isso estimulará o broto de novas folhas.
- 70% do sucesso da horta deve-se ao preparo do solo. Use um substrato pronto ou faça você mesma usando: duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia.
- Escolha com cuidado o tipo de hortaliça que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta vertical.
Conclusão: Horta em Casa Estimula a Saúde
O prazer em plantar o que se come é algo que todos deveriam sentir. E a manutenção de hortas é muito fácil! Se você tem espaço, vale a pena investir nos temperos e hortaliças que mais gostar.
Ter uma horta em casa é ter facilmente à mão verduras e temperos frescos para deixar suas receitas muito mais saborosas, além de proporcionarem alimentos orgânicos e saudáveis!
O único cuidado indispensável é regá-la diariamente para as hortaliças e temperos cultivados não perderem o vigor. Se preferir, poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante.
Quando elas começarem a morrer ou perderem a vitalidade, o ideal é recomeçar plantando outras mudas.
Espero que tenha gostado das dicas para montar uma horta vertical na sua casa!
Me diga o que achou! 🙂 Bj.
Ticinha Medeiros
Este post foi modificado em 19 ago 11:29