Você está lendo:
Limpeza de casa e coronavírus: o que você precisa saber

Limpeza de casa e coronavírus: vamos falar sobre isso?

Não tenho dúvidas de que você tem ouvido falar muito sobre o coronavírus ou COVID-19. Há alguns dias que todas as manchetes, conversas, mensagens nas redes sociais, etc., tratam quase que especificamente sobre esse tema. 

Por isso, tenho certeza também, de que eu não preciso dizer o quanto se trata de um tema sério e que todos devemos fazer a nossa parte para superar esse momento crítico. Pensando nisso, para ajudar minhas amigas leitoras nos cuidados a serem tomados dentro de suas casas, preparei um conteúdo exclusivo sobre limpeza de casa e coronavírus. Acompanhe!

Limpeza de casa no combate ao coronavírus

Nesse momento, o ideal para que não haja disseminação do vírus, é que haja o isolamento doméstico de todas as famílias. No entanto, há pessoas que precisam sair de casa, seja para ir ao trabalho como é o caso dos profissionais da saúde, para ir ao supermercado, farmácia, etc. E a partir do momento que saímos de casa, ficamos totalmente expostos ao vírus, seja por entrar estar em locais contaminados ou por ter contato com pessoas contaminadas.

A importância da limpeza da casa na prevenção e eliminação do coronavírus

coronavirus limpeza casa

Os órgãos competentes informam que a cada saída de casa, a contagem do prazo de quarentena (de 14 dias, atualmente, que é o tempo que a doença leva para apresentar sintomas) deve reiniciar. 

Ou seja, se você ficou sem sair de casa por 10 dias e teve que sair no 11°, então, a sua quarentena começará a contar novamente a partir do 12°, contabilizando 1 dia de isolamento doméstico, a partir desse dia. Isso porque a cada saída, você pode se contaminar e, também, trazer o vírus para dentro da sua casa.

Diante disso, é essencial que haja uma boa limpeza no ambiente doméstico, pois, limpeza de casa e coronavírus são temas muito importantes! É preciso realizar a limpeza da casa com produtos corretos para promover a prevenção de contaminação dentro do próprio lar.

Para facilitar a limpeza e diminuir a exposição ao vírus, é importante ter alguns cuidados, como:

  • Sair de casa somente com máscara;
  • Quando estiver fora de casa, evitar proximidade com outras pessoas, ficando cerca de 2 metros de distância;
  • Usar álcool em gel constantemente quando fora de casa;
  • Usar a mão não dominante (mão esquerda no caso dos destros e direita no caso dos canhotos) para tocar locais de uso comum como botões de elevadores e maçanetas;
  • Não tocar o rosto de maneira nenhuma, antes de lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel;
  • Se possível usar lenços descartáveis para segurar maçanetas, por exemplo;
  • Manter roupas e calçados utilizados na rua, do lado de fora de casa e lavá-los em separado;
  • Se sair de casa para andar com seu pet, lave bem as patas dele com água e sabão, ao retornar para casa.

Quanto o tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

De acordo fontes de pesquisa, o coronavírus sobrevive por diferentes períodos, conforme o tipo de superfície. Veja alguns exemplos:

  • Inox: 3 dias;
  • Plástico: 3 dias;
  • Papelão: 1 dia;
  • Cobre: 4 horas;
  • Poeira: Até 2 horas e meia;
  • Tecidos: Até 96 horas;
  • Aço: 5 dias;
  • Alumínio: 4 a 8 horas;
  • Vidro: 5 dias;
  • Plástico: 2 a 6 dias;
  • PVC: 5 dias;
  • Borracha de silicone: 5 dias;
  • Luva de látex: 8 horas;
  • Cerâmica: 5 dias;
  • Teflon: 5 dias.

Materiais de limpeza de casa e coronavírus

É fundamental usar os produtos de limpeza corretos para conseguir eliminar o vírus e deixar a sua casa segura e devidamente limpa. Confira os produtos de limpeza mais indicados:

  • Água sanitária;
  • Desinfetantes em geral (Lysoform é uma ótima opção);
  • Limpadores multiuso com cloro;
  • Álcool de limpeza 70% (líquido);
  • Detergente.

Vale lembrar que o álcool de limpeza doméstica é diferente do álcool em gel para uso pessoal. Portanto, economize o seu álcool 70% em gel para higienizar as mãos ao invés de usá-lo na limpeza da casa, considerando a escassez desse item no comércio, atualmente. Use e abuse dos produtos de limpeza citados acima, para limpar a sua casa.

Limpeza de casa e coronavírus: dicas para cada local de exposição

Confira agora algumas dicas importantes sobre limpeza de casa e coronavírus, para saber como manter a sua casa adequadamente limpa em meio ao caos atual em que vivemos, para cada um fazer a sua parte e tudo isso passar logo! Veja!

Locais a serem limpos diariamente na casa: limpeza de casa e coronavírus

Mesmo se na sua casa não há casos suspeitos ou pessoas infectadas pelo coronavírus, procure realizar uma boa limpeza desinfetando bem a casa, uma vez por semana. No entanto, banheiros e chão devem ser limpos diariamente, bem como superfícies muito utilizadas (mesa da cozinha, por exemplo), maçanetas, corrimões, teclados e mouses, torneiras, interruptores de luz, controles remotos, botões de descarga, porta da geladeira, etc.

Lembrando que essa limpeza deve ser realizada com os produtos citados acima, dando preferência pela água sanitária, que possui um alto poder de desinfecção. Para usá-la da maneira adequada, misture uma medida de água sanitária com nove medidas de água.

Locais a serem limpos diariamente de uso pessoal

Ao falarmos de uso pessoal, estamos nos referindo ao que temos contato constante, seja um objeto ou um local. Os locais de uso pessoal a serem limpos diariamente na sua casa incluem o lavabo, pia da cozinha, vaso sanitário, box, mesa como local em que a pessoa trabalha diariamente, além dos itens citados acima.

Quanto aos itens de uso pessoal que devem ser limpos diariamente, o celular é um dos principais. Além disso, bolsas (no caso de mulheres) e acessórios como relógios, também devem ser desinfetados sempre que usá-los fora de casa.

Locais a serem limpos diariamente em prédios

Em prédios, todos os locais que são de uso comum devem ser limpos diariamente, como portões, banheiros de uso social, elevadores, corrimões, interruptores e maçanetas. O ideal é que, quem mora em prédios evite o uso das áreas comuns de lazer como playgrounds, piscinas, salas de reuniões e salões de festas ou churrasqueiras; a fim de evitar aglomeração de pessoas. Mas, de qualquer forma, todos esses locais devem ser limpos diariamente, estejam sendo utilizados com frequência pelos moradores ou não.

Locais a serem limpos diariamente no carro: proteja seu carro do coronavírus

É preciso estar atento ao tema limpeza de casa e coronavírus, mas o carro também deve fazer parte dos cuidados e da limpeza, até porque não são apenas os motoristas e passageiros de carros de aplicativos ou táxis, que acabam ficando mais expostos ao coronavírus, dentro dos carros. Você também pode colocar o vírus dentro do seu carro, quando sai com ele e precisa ficar exposto em locais com outras pessoas.

Para desinfetar seu carro, passe álcool 70° para limpar todas as áreas de contato, como maçanetas, puxadores de portas, descansos de braços, botões, cinto de segurança e é claro:  volante e câmbio.

Tenha cuidado ao usar outros tipos de produtos de limpeza, pois, algumas substâncias podem acabar danificando o local de aplicação, ressecando partes em plástico, por exemplo. Nos bancos o álcool pode ser prejudicial para o tecido, manchando-o. 

Prefira aspirar o estofamento e borrifar uma solução de sabão neutro e água. Em seguida, passe uma escova macia, com movimentos suaves. Já se o banco for de couro, basta usar sabão neutro e uma escova macia. Use uma flanela para secar o banco.

Outra dica importante é evitar o uso do ar-condicionado, pois, ele pode acumular fungos e bactérias. Prefira dirigir com os vidros abertos. E, por fim, o mais importante de tudo: mantenha um frasco de álcool em gel dentro do carro e utilize-o toda vez que sair e entrar no carro.

Dicas para não sair de casa no período da quarentena voluntária

É muito importante tentar enxergar o lado positivo das situações, por mais difíceis que sejam. Portanto, além de focar na limpeza de casa e coronavírus, tente ver esse momento de isolamento doméstico como uma oportunidade de fazer tudo aquilo que você sempre tenta fazer ou gostaria de fazer, mas não tem tempo. Confira algumas ideias abaixo.

Utilize o tempo para estudos online e aprimoramento em cursos à distância

Se você gostaria de aprender algo novo ou se tem necessidade de se especializar em algo na sua profissão, mas nunca encontrou tempo para isso, esse período que estamos vivendo pode ser a oportunidade ideal para tirar esses planos do papel. Separe um período diário e um local tranquilo da sua casa para se dedicar aos estudos.

Coloque a leitura de livros em dia

Que tal aproveitar o confinamento em casa para colocar a leitura em dia? Quem gosta de ler, sempre tem uma listinha de livros que pretende ler, mas que ainda não encontrou tempo para isso. Pois então, aproveite esses dias para desbravar os livros da sua listinha! Além de tudo, uma boa leitura ajuda a relaxar e distrair.

Aproveite também para curtir outros momentos “para você”, como ouvir uma boa música, meditar, ver filmes, praticar atividades em casa mesmo, fazer uma boa hidratação nos cabelos, etc. Você também pode aproveitar o tempo disponível para organizar os armários, fazer uma limpeza no guarda-roupa, etc.

Você também vai gostar deste texto!
dicas de cozinha iniciante dica de cozinha eficiente

Solicite sacolão e supermercados via internet ou whatsapp

Essa ideia ajuda, inclusive, a facilitar a sua rotina de limpeza de casa e coronavírus, uma vez que você não precisará sair de casa para fazer compras. Aproveite as vantagens que a era da tecnologia oferece e tire proveito das soluções online durante esse período de isolamento doméstico. Além disso, a grande maioria dos restaurantes também oferecem o serviço de delivery. Aproveite essas facilidades para não precisar sair de casa.

Adie todos os eventos sociais, mesmo de pequenos grupos

Algumas pessoas ainda estão resistentes a essa recomendação, mas se observarmos a situação extremamente complicada nos outros países que também sofrem com o coronavírus, dá para entender com facilidade, porque ficar em casa é o melhor que podemos fazer por nós e por toda população do nosso país.

Dessa forma, se você agendou algum evento, se confirmou presença em compromissos ou se gostaria de se reunir com outras pessoas, prefira adiar. O mais correto nesse momento é adiar todos os compromissos e se manter em casa. Mesmo que se trate de reunir poucas pessoas, seja amigos ou familiares, o ideal é evitar.

Aproveite o tempo em família para estreitar laços

Quanto tempo fazia que você e sua família não ficavam juntinhos por tanto tempo? Então tente enxergar a verdadeira bênção que há por trás disso, pois, é uma oportunidade muito positiva de curtir ao máximo o dia a dia ao lado das pessoas que você mais ama.

Aproveite então o isolamento domiciliar para curtir em família! Vejam filmes juntos, prepare bolos e biscoitos com as crianças, montem cabaninhas, leiam histórias, joguem jogos, brinquem de pintar e desenhar, tire cochilinhos gostosos com as crianças e/ou com o maridão… enfim! Aproveite o momento como uma oportunidade incrível de curtirem juntos.

Conclusão: unidos, conseguiremos superar essa crise! Acredite!

Cuidado com as Fake News e com o “terrorismo virtual”. É claro que todos nós devemos nos preocupar e fazer a nossa parte, mas numa era em que toda e qualquer informação se alastra com extrema rapidez, é preciso ter cuidado tanto para não se deixar abater com o excesso de informações ruins, quanto para não fazer parte dessa “rede negativa”, compartilhando informações falsas e/ou de impacto emocional negativo.

Cuide bem de você e da sua família. Tome as precauções necessárias de higiene e evite ao máximo sair de casa. Temos conhecimento de como foi a crise causada por esse vírus em outros países, então, vamos usar esse conhecimento para nos prevenir e colaborar para que possamos passar por isso de forma menos traumática. Aproveite esse conteúdo que eu trouxe para te ajudar com a limpeza de casa e coronavírus!

Fique à vontade para contribuir com dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! Todo apoio e informação que nos ajude a lidar com esse momento, é de extrema importância!

Referências Bibliográficas

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/03/13/interna_nacional,1128662/coronavirus-qual-e-a-diferenca-entre-isolamento-e-quarentena.shtml

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/quanto-tempo-o-coronavirus-sobrevive-nas-superficies-estudo-aponta-que-plastico-e-aco-ampliam-a-sobrevida.ghtml

https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/economize-o-alcool-veja-produtos-que-tambem-matam-o-coronavirus

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/coronavirus-como-limpar-casa-infectados-jeito-certo/

https://housemaid-brasil.com.br/2020/03/combater-o-coronavirus-mantenha-casa-limpa/

 

Gostou? Te ajudei? Aprendeu algo? Seja sincera...
Aprendendo com a Tici
0
Emocionei!
0
MTO AMOR
0
Não gostei :(
0
Pensativa...
0
Ver comentários! (0)

Entre na conversa... Comente também!

Your email address will not be published.

Esposas Online por Ticinha Medeiros — Copyright © Todos os direitos reservados.

← Rolar para o topo