Como fazer um molho bolonhesa fácil e delicioso?
Esta receita de molho à bolonhesa eu aprendi com a avó do meu marido, muito querida! 🙂 Antes de me casar, ela me ensinou diversas receitas super especiais!
Uma das coisas que me ajudam bastante na cozinha é congelar alimentos, molhos, legumes, carnes e etc. É realmente prático e inteligente.
Você prepara seu alimento de forma saudável e, ao congelar, você cria opções para dias em que você não terá tempo de cozinhar. Além de econômico, é muito mais saudável.
A receita abaixo rende 12 porções. Você pode congelar em potes para duas pessoas ou individuais.
Se precisar “aumentar” o molho – bem no estilo de “colocar água no feijão” quando chegar uma visita – é só completá-lo com um pouco a mais de molho pronto de tomate e corrigir o tempero.
Depois de descongelar (que pode ser feito no microoondas ou mesmo na panela), com menos de 10 minutos, você erá um belo molho bolonhesa delicioso para servir.
Aproveite para se inscrever no canal!
O molho a bolonhesa está pronto para uso. Se quiser utilizá-lo assim, nesta textura é só servir!
Caso deseje mais diluído, acrescente mais molho pronto de tomate e corrija o tempero.
Dica extra: Se quiser um sabor mais sofisticado, acrescente uma taça de vinho tinto, branco ou mesmo cachaça! Após a fritura da carne moída, acrescente o vinho tinto e espere o líquido evaporar! Em seguida, prossiga com o passo número 3, acrescentando o extrato de tomate. Fica MARAVILHOSO! 🙂
O molho à bolonhesa é um molho feito com carne de vaca moída, tomate e outros vegetais, tradicionalmente preparado para acompanhar tagliatelle fresco.
Bolonha é uma cidade italiana, situada na região de Emília-Romanha, que é conhecida por essa delícia de macarronada, seu prato mais consumido.
A receita pode ser originária em Bolonha, mas este prato é preparado em toda a Itália, especialmente no inverno.
Em 1982, a Câmara do Comércio de Bolonha patenteou a receita. O molho legítimo leva cenoura, bacon, leite e até vinho, entre outros ingredientes.
Outra surpresa para muitos cozinheiros é o fato de que a massa recomendada não é o espaguete, e sim o tagliatelle, mais achatado. Já no Brasil utilizamos muito o espaguete, né? Um pouco diferente, mas igualmente delicioso.
Abaixo, para quem souber italiano, a receita oficial:
Ingredienti:
Per 4 persone
Procedimento:
Si scioglie nel tegame la pancetta tagliata a dadini, e tritata con la mezzaluna. Si aggiungono le verdure ben tritate con la mezzaluna e si fanno appassire dolcemente. Si aggiunge la carne macinata e la si lascia, rimescolando sino a che “sfrigola”; si mette il 1/2 bicchiere di vino e il pomodoro allungato con un poco di brodo, e si lascia sobbollire per circa 2 ore, aggiungendo volta a volta il latte, e aggiustando di sale e pepe nero.
Facoltativa ma consigliabile l’aggiunta a cottura ultimata della panna di cottura di 1 litro di latte intero.
E aí gostou? Experiemente e deixe nos comentário a sua opinião!
Se tiver alguma dica extra, vou adorar saber!
Beijos e bon apetit!
Ticinha Medeiros
Este post foi modificado em 2 jun 16:39
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…