Recém-casado? Este post é para você!
Todo mundo que assume um relacionamento sério, espera viver uma linda história de amor. No entanto, é preciso sempre ter em mente que seja no namoro ou na vida de casados, sempre haverá momentos de conflito e, por isso, é preciso saber lidar.
A vida de recém-casado, costuma ser mais delicada ainda em alguns aspectos, mas nem por isso, menos especial e maravilhosa, do que desejamos.
O número de divórcio entre casais com menos de 12 meses de matrimônio subiu 466,8% nos últimos anos, de acordo com o IBGE – por isso a importância desse artigo! 🙂
Já se vão 8 anos de casados e 18 de relacionamento (uau, assustei com esse número rs). Mas me lembro muito bem no nosso inicio! Desafios de todos os tipos.
-> Confira 27 dicas de livros sobre relacionamento
Afinal, são duas pessoas de criação e hábitos diferentes vivendo sob o mesmo teto. E olha que estamos na mesma cultura, temos o mesmo credo, enfim… similaridades que facilitam.
Trouxe aqui algumas dicas para te ajudar com isso!
Se você acabou de adentrar o grupo dos recém-casados, seja bem-vinda! Não se preocupe com as dores e delícias do início da vida de casado, pois, acredite: todo mundo passa pelo mesmo!
Com o passar do tempo e algumas conversas com amigos e parentes, você vai se dar conta de que tudo é mais comum do que parece!
Isso porque, como falei, estamos falando de duas pessoas com criações, hábitos e influências familiares, diferentes; e que passarão a dividir o mesmo lar.
Como dizem: é quando juntamos as escovas de dentes que passamos a ver o que é um relacionamento para valer.
Essa mudança de vida pode ser muito impactante. Afinal, é necessária toda uma adaptação de ambos, para que o dia a dia seja moldado de acordo com aquilo que agradável para os dois.
Saber ceder é fundamental, pois, a partir do momento que casamos, nos tornamos dois e, portanto, o que OS DOIS pensam, querem, sentem, enfim, é o que tem que ser levado em consideração.
No entanto, apesar da fase de adaptação que pode acabar acarretando alguns descontentamentos para o casal, a vida de recém-casados também é muito boa em diversos aspectos!
Até porque é difícil encontrar um casal que não sonha em finalmente poder dormir juntinhos todos os dias!
Para te provar que há muita coisa boa no começo da vida de casados, trouxe aqui alguns bons motivos para provar que há muitas vantagens em tomar a decisão de se casar.
Além da minha própria experiência, reuni também informações obtidas com amigas e livros sobre o tema. Confira!
Uma das coisas mais gostosas de morar junto com o love, é poder ter toda a privacidade necessária para curtir momentos à dois, com tranquilidade e conforto.
Pense nas vezes em que vocês estavam dentro do aperto do carro ou tendo que dividir o sofá com a família, nas casas de seus pais.
É por essas e outras que quase todos os casais sonham com o momento em que poderão ter suas casas, para poder namorar à vontade, ter momentos de alegria, noites românticas, sem ninguém por perto para atrapalhar.
Se antes vocês mal conseguiam ficar abraçados e curtir carinhos sem que aparecesse alguém, lembre-se que agora vocês podem namorar pela casa toda, dormir juntos todos os dias, tomar banho juntos e tudo o mais que bem entenderem.
Além de curtir um jantarzinho, aquele filminho, cozinhar juntos, etc.
Outra coisa super bacana da vida de recém-casados, é poder se aventurar juntos na cozinha. Eu particularmente adoro quando eu ou meu marido pegamos uma receita nova e decidimos ir juntos prepará-la. São momentos garantidos de muito carinho, diversão, risadas, romance e é claro, muito sabor!
Aproveite toda a privacidade da vida de casado e explore tudo aquilo que vocês sempre desejaram poder curtir juntos: cozinhar, ver filmes o dia todo no sofá, ficar acordados até altas horas conversando e bebendo vinho, tomar banho juntos, enfim, tudo o que acharem bacana!
Pense que de agora em diante, você tem um par para, literalmente, levar a vida com você! Alguém para conversar sobre tudo que vocês quiserem, para te aconselhar e também te pedir conselhos, para te apoiar naqueles dias em que nem tudo está tão bem.
A vida de recém-casados acaba sendo a descoberta de uma união e uma parceria que, enquanto namorados, nem sempre é possível desenvolver.
Uma vez que vocês moram juntos e estão sempre juntos, um acaba sendo o apoio do outro e isso, no dia a dia, fortalece cada vez mais o amor e a cumplicidade do casal. E a comunicação entre o casal é fundamental.
Agora trago aqui alguns pontos super importantes para você levar em consideração na sua vida de recém-casada. Afinal, o que é preciso para se adaptar a um casamento?
Usar a experiência de outras pessoas para se sair melhor nas situações, é de grande valia. Por isso, tome nota e fique atenta à essas dicas!
Se durante o namoro você se dava bem com a família dele e ele com a sua, ótimo! Com a vida de casados, as relações familiares tenderão a ser ainda mais intensas e vocês ficarão ainda mais próximos.
Agora se você não se dava bem com a família dele ou ele com a sua, será preciso muita resiliência, serenidade e paciência.
Pois, as famílias agora se unificarão e você passará a fazer parte da família dele e ele da sua. Tente ver o lado bom disso e coopere para o sucesso da relação como um todo. Vocês só tem a ganhar!
Como eu já disse anteriormente, um dos principais fatores das divergências do início da vida de recém-casados, é o fato de vocês serem pessoas diferentes.
Com os nossos pais e irmãos, em nossa família, nós acabamos por nos adequar à nossa maneira de viver no dia a dia em grupo.
Assim, acabamos levando esses hábitos para a nossa vida à dois, de maneira que acaba por surgir alguns desentendimentos aí, devido às divergências.
É importante ressaltar que isso é muito normal e acontece com todo mundo. Então tenha paciência e tolerância, respeitando as opiniões do outro e conversando muito; para que juntos possam sempre chegar num acordo que seja bom para ambos.
Assim, aos poucos, vocês criarão a própria rotina de vocês.
Pode não ser o seu caso, mas muitas pessoas acabam levando um choque de realidade quando se casam, ao se darem conta de que não há mais o pai ou a mãe para dar suporte: agora, você e seu parceiro são totalmente responsáveis pela vida de vocês.
Seja no âmbito financeiro ou não, é preciso ter em mente a importância de adequar a nova rotina do casal, à realidade da vida à dois.
As contas precisam ser combinadas e tudo o que precisar ser providenciado para o lar e para a família que estão construindo, dependerá de ambos, apenas.
-> Dica sobre finanças para casal
Evite ver somente o lado negativo das coisas, pois, esse ponto pode ser muito interessante e divertido também.
Afinal, não tem como: é somente quando você deita e levanta junto com a pessoa, todos os dias, que você vai conhecer alguns hábitos dela, que não havia como conhecer enquanto moraram separados.
Às vezes, trata-se de manias bobas, como ele só dorme no escuro enquanto você prefere a meia luz; ele tem costume de deixar a tampa do vaso sanitário levantado enquanto você prefere abaixada ou ele não gosta de deixar louças secando na pia, enquanto você não vê problemas em deixá-las lá, antes de guardar no armário.
O importante nisso tudo, é sempre tentar encarar as situações numa boa, com leveza e bastante diálogo.
Assim, vocês conseguirão tirar de letra qualquer aborrecimento que possa surgir na vida de recém-casados, por conta de hábitos desconhecidos de um ou de outro.
A sociedade vive nos cobrando! Você já deve ter sentido isso. Quando estamos solteiras, as pessoas nos cobram sobre quando iremos namorar. Quando namoramos, vem as cobranças de quando acontecerá o casamento. Quanto casamos, não demora muito para virem as cobranças sobre o primeiro filho.
E pasme: assim que tiver o primeiro filho, logo surgirão as cobranças acerca de um irmãozinho. Haja paciência! Leve na esportiva e não se preocupe: tudo no seu tempo e conforme você e seu amor planejarem!
Eu não poderia deixar também de trazer algumas dicas para ajudar você e o seu mozão a tirarem de letra, qualquer dificuldade da vida de recém-casados. Assim, reuni algumas sugestões principais, mas muito úteis!
Uma das principais causas de desentendimentos entre os casais são os problemas financeiros. É importante que ambos tenham consciência de que há um orçamento mensal, sob responsabilidade de ambos, seja por contas das contas de consumo, compras de supermercado, pagamento de faxineira, aluguel, parcelamento da casa própria, enfim, essas contas precisam ser planejadas e organizadas, sob responsabilidade de ambos.
Assim, planejem o orçamento de vocês para que uma parte dos rendimentos do casal sempre seja dedicada para as despesas do lar. Além disso, sempre procurem decidir juntos sobre quitações, aquisições, financiamentos, investimentos, etc.
Para ser sincera, na nossa casa a gente faz assim: quem ganha mais, paga uma porcentagem a mais das despesas. Tem funcionado muito bem.
Claro que ambos podem manter seus próprios planos e metas pessoais, como por exemplo, objetivos relacionados a carreira ou aquela meta de perder alguns quilinhos.
Mas quando você se casa, os seus objetivos de vida acabam sendo compartilhados com o seu cônjuge, e isso é bom!
É muito gostoso poder fazer planos juntos, além do que, ambos se apoiam em busca do mesmo objetivo, dando carinho e força.
Por isso, não deixem de traçar seus planos e metas juntos! É SUPER importante.
Desde o início da vida de recém-casados, já converse com o seu parceiro e estabeleçam juntos a divisão das tarefas do lar.
É uma reclamação muito comum do início da vida à dois, que um dos lados acaba ficando sobrecarregado e, normalmente, é a mulher. Por isso, o quanto antes, já alinhem as expectativas e responsabilidades, para evitar conflitos.
Já tivemos de tudo na nossa casa. No período em que eu estava com mais horas vagas que ele, eu assumi mais tarefas. E no período em que eu estava com agenda lotada, ele assumia mais tarefas.
Não dividimos as tarefas por parâmetros financeiros e sim, por disponibilidade de tempo.
Não é porque vocês casaram e foram morar juntos, que vocês precisam ficar colados 24 horas por dia, sem qualquer privacidade.
É importantíssimo para todos os seres humanos, manter alguns momentos de individualidade, seja momentos de leituras, momentos de bate-papo com amigos, aquele dia em que você quer dormir sozinho e se esparramar no sofá, etc.
A falta de individualidade pode acabar sufocando a relação, por isso, tenha cuidado.
Conversem, conversem e conversem.
Sempre, muito, o tempo todo! Apenas o diálogo é capaz de acabar com qualquer desentendimento e até mesmo evitar brigas.
Converse sempre numa boa, com paciência e amor; ouvindo o que o outro tem a dizer com atenção e respeito.
Manter a casa arrumada e organizada vai contribuir até para o bem-estar do casal como um todo. Se ambos se esforçarem para sempre manter tudo organizado e limpo, vocês evitarão estresses desnecessários e contribuirão para um lar mais agradável.
Tenho que confessar algo. Meu marido é muito mais organizado que eu. Para compensar essa habilidade falha na minha formação, fiz um curso de Personal Organizer. Gente, que incrível. Amei de mais. Sou outra depois do curso, agora tudo fica organizado de forma metódica e funcional. Meu marido amou 😉
Por mais que o dia a dia de vocês seja corrido, nunca deixem de ter um momento para vocês, todos os dias. Seja o café da manhã, o almoço ou o jantar, não deixe de garantir que vocês tenham um desses momentos à dois, na vida de recém-casados e nem ao longo da vida juntos.
Preservar esses momentos nos quais vocês poderão conversar e estar próximos, olho no olho, é fundamental para a saúde da relação.
Embora haja uma ou outra dificuldade no dia a dia de recém-casados, sempre respire fundo e deixe que o amor e a tolerância prevaleçam. Com essas atitudes, dificilmente vocês terão problemas que não resolverão facilmente.
Confira mais dicas sobre relacionamento:
Não deixe de aproveitar cada precioso momento ao lado do seu amor, agora que finalmente estão dormindo e acordando juntos.
Embora possam aparecer desentendimentos pelo meio do caminho, com amor, paciência, dedicação, atenção, empatia e tolerância; vocês certamente terão uma vida de recém-casados muito construtiva e preciosa!
Aproveite as dicas que eu trouxe aqui com todo carinho, para sempre se lembrar da importância de se esforçar pelo bem da relação, além, é claro, de sempre ter em mente a motivação que vocês tiveram para decidirem se casar.
Enfim, aproveite essa fase maravilhosa da relação, pois, ela também irá passar. Namorem muito e usufruam todas as delícias do início da vida a dois!
Lembrando que, caso haja qualquer dúvida, comentário ou sugestão sobre o tema, basta você escrever aqui, ok? Beijos!
Ticinha Medeiros
Lavar as roupas na mão já não é mais necessário, mas como comprar a melhor máquina de lavar gastando o…
Está buscando produtos que facilitem a vida na cozinha? Confira algumas dicas e aproveite para comprar na Black Friday que…
A amamentação é um dos temas mais discutidos entre as mamães. Isso porque muito se ouve falar da importância do…
Nem sempre sobra tempo para dar aquele tratamento de salão nos cabelos. Por isso, fizemos uma seleção com as melhores…
Os casamentos são uma das ocasiões mais importantes da sua vida. Portanto, você pode querer guardar todas as suas memórias…
Escolher o presente Dia dos Namorados nem sempre é uma missão muito fácil! Embora, é claro, seja uma missão deliciosa!…