Tipos de sofá: 5 modelos mais usados e como escolher

Como escolher o sofá ideal? Conheça os tipos de sofá nesse artigo!

Ele é um dos protagonistas da sua casa: seja na sala de estar ou no escritório, o sofá será a peça de destaque.

Além da função de decorar o ambiente, o sofá tem vários outros papéis que vão desde acomodar a família para um bate-papo ou, até mesmo, servir como cama para hóspedes.

Por ter inúmeras configurações diferentes como tamanhos, tecidos e formatos, sabemos que escolher o tipo de sofá ideal para nossa casa nem sempre é fácil.

Detalhes como tamanho do cômodo, medidas, revestimento, além da cor do estofado, podem impactar diretamente no estilo de decoração que seu lar tem.

Se você está confuso sobre quais parâmetros utilizar para escolher o melhor estofado para o seu lar, elaboramos um artigo que vai explicar tim-tim por tim-tim os tipos de sofá, como escolher sofá em promoção pela internet e outros detalhes que farão diferença na sua decisão! Bora continuar?

Quais os tipos de sofá mais usados?

Quais os tipos de sofá mais usados?

Os tipos de sofá mais comprados no Brasil são:

  • Tradicional;
  • Sofá-cama;
  • Retrátil;
  • Sofá de canto;
  • Sofá com chaise.

Tradicional

sofa tradicional

O modelo tradicional é um tipo de sofá com opções de dois ou três lugares. Sua profundidade pode variar entre 0,95 a 1 metro e é o modelo mais vendido em lojas especializadas.

Você pode encontrá-lo em diversos tamanhos ou, se preferir, encomendar um sofá sob medida para sua casa.

O tradicional é muito usando com a combinação de sofás de dois e três lugares ou com poltronas com design diferenciados.

Sofá-cama

Sofá-cama

Esse tipo de sofá é uma excelente escolha para quem possui imóveis pequenos e recebe muitas visitas.

Ele tem as características semelhantes a um sofá tradicional, com a exceção de ter uma cama interna, que é montada apenas quando necessário. Alguns possuem um volume um pouco maior e essa pode ser uma desvantagem.

Retrátil

sofa retratil

A característica diferencial do sofá retrátil é que ele tem uma profundidade maior do que o do tipo tradicional.

É uma excelente escolha para salas de TV por conta desse conforto extra. Caso você fique preocupado por ele ocupar um espaço maior em seu cômodo, deixe-o na posição tradicional e só abra a parte estendível no momento de assistir a um filme, por exemplo.

Sofá de canto

sofa de canto

Esse tipo de sofá é formado por dois estofados justapostos que são emendados por um apoio ou assento. É uma ótima escolha para otimizar o espaço, permitindo uma melhor circulação no ambiente.

Outra vantagem desse modelo, conhecido também como sofá em L, é que seu tamanho costuma ser grande e acomoda confortavelmente bastante pessoas em um só lugar – além de ser esteticamente bonito.

Sofá com chaise

sofa tipos

Esse tipo de sofá é muito semelhante ao em L, com a diferença de não ter um encosto na parte da chaise.

É uma escolha acertada para salas amplas, já que ele tem um tamanho avantajado e não irá atrapalhar na circulação do ambiente.

Além disso, costuma ser extremamente confortável com a vantagem de deixar o ambiente mais charmoso por conta da chaise.

Qual o tipo de sofá mais confortável?

Na verdade, não existe um tipo de sofá mais confortável, mas sim materiais e tempo de vida do estofado que permitam que ele seja mais aconchegante e adequado ao ambiente no qual você pretende inseri-lo.

Outros detalhes também podem fazer diferença, ajudando a garantir que seu sofá seja confortável por muito tempo:

  • Evite escolher um sofá apenas pela aparência;
  • Pesquise os diferentes revestimentos (o tecido que forra o sofá);
  • Se possível, veja na descrição do sofá a estrutura e a espuma, já que elas vão permitir que o seu sofá seja mais aconchegante.

Como escolher o modelo de sofá pela internet

como escolher sofa

Está pensando em comprar um sofá online? Seguem algumas dicas importantes para você escolher o melhor tipo de sofá para sua casa!

1. Cheque o espaço que você tem disponível

Primeiro, meça a sua sala ou espaço no qual você colocará o sofá. Procure deixar um espaço reservado para circulação. Depois disso, lembre-se da proporção do estofado em relação ao ambiente, de modo a ajudar na amplitude do cômodo.

Dica extra: não se esqueça de deixar um espaço de 70 centímetros nas laterais do sofá, para que você consiga usar mesinhas laterais ou algum outro acessório do seu gosto.

2. Tire medidas do espaço escolhido e compare com as medidas do produto

Depois de olhar o tipo de sofá escolhido na internet e as suas medidas, procure usar um jornal velho como “molde” do móvel.

Coloque no espaço pretendido para saber se cabe e se a disposição ficará de acordo com o que você imaginou.

Essa é uma maneira bem prática de fazer uma simulação enquanto não há a peça física presente.

3. Tire as medidas da porta e/ou elevador

Muita gente acaba esquecendo de um detalhe importante quando compra um móvel grande: saber se o elevador, escadaria ou porta têm as medidas necessárias para deixar uma peça de grande porte passar.

Não se esqueça de ter certeza de que seu sofá conseguirá chegar ao local de destino.

4. Entenda o produto: verificar qual tecido utilizado na descrição, cor, etc.

Dependendo do cômodo escolhido e por quem ele será utilizado, o tecido e a cor podem influenciar no tempo de duração do sofá.

Se o estofado ficar na sala de televisão e for usado por crianças, por exemplo, a melhor escolha é por tecidos mais firmes, com tramas mais fechadas. Além das cores mais escuras esconderem melhor a sujeira do dia a dia.

Já se o tipo de sofá escolhido for para uma sala de estar e você mora sozinho, cores mais claras e com tecidos naturais iluminam o ambiente, dando uma aparência maior ao cômodo.

Por isso, atente-se ao tecido usado e a cores disponíveis antes de bater o martelo final.

5. Verifique a política de devolução e troca

Como qualquer item comprado virtualmente, é direito do consumidor se arrepender em até sete dias úteis para ter a devolução do dinheiro.

Verifique este ponto antes de fechar o carrinho.

Seguindo essas dicas, não tem erro!

dicas tipos de sofa

Seguindo todas as dicas dadas acima, escolher o melhor tipo de sofá para sua casa será um momento de diversão e não um tormento!

Aproveite e verifique os artigos abaixo, estão sensacionais:

Você concorda com essa afirmação? Deixe suas dúvidas, sugestões e comentários abaixo para sabermos mais!

 

 

Ticinha Medeiros

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima