Você conhece a constelação familiar para casais?
Quando pensamos em falar sobre relacionamentos, dando luz à relação conjugal, podemos analisar diferentes ângulos, seja a partir da visão feminina, da masculina, de dentro ou de fora da situação.
Um ponto de vista bastante discutido, atualmente, é o da constelação familiar para casais.
Segundo Bert Hellinger, compilador da teoria da Constelação Familiar, “o perfeito não nos atrai e só se pode amar o imperfeito, pois somente dele resulta um impulso de crescimento, não do perfeito”.
Ou seja, aceitar a imperfeição do outro se torna um desafio para os parceiros e, a longo prazo, a construção da vida a dois é feita de maneira saudável e, imprescindivelmente, com a participação e crescimento de ambos.
Ainda de acordo com o pesquisador alemão, o homem e a mulher precisam um do outro, pois aos dois falta o que o outro tem.
Dessa forma, cada um pode oferecer o que o outro precisa e, para que o relacionamento de um casal dê certo, o homem precisa cumprir o papel de homem e permanecer assim ao longo da convivência.
Da mesma maneira, a mulher precisa ser uma mulher, mantendo essa postura com o passar dos anos. Ao respeitar o lugar e o modo de ser do outro, cada um cresce entre si e ambos alimentam, juntos, a relação.
Assim sendo, para que um relacionamento dê certo, a energia feminina e a masculina deve ser respeitada.
O homem representa a força do trabalho e a mulher seu apoio. Diferente da visão machista de que o homem é o provedor, Hellinger, na verdade, defende que cada um deve fazer o que lhe cabe.
Ou seja, se o homem tem essa força, logo, ele deverá ter condições de manter sua família, tendo, assim, o suporte da mulher, que é quem dá a vida aos filhos, mas apenas o pai pode mostrar-lhes o mundo, pois é o pai que tem o amor que impulsiona.
Tanto o pai quanto a mãe amará o filho de um jeito e a partir da sua responsabilidade, cumprindo cada um o seu papel.
O Casamento para a Constelação Familiar
Ao tomar uma mulher como esposa e um homem como marido, homem e mulher consumam o amor.
Nesse sentido, essa consumação tem um profundo efeito na alma, pois o homem está assumindo um compromisso com a mulher e vice-versa.
Para Hellinger, apenas quem está disposto a dar e a receber conseguirá se unir a outra pessoa. Se um indivíduo não deseja se casar, por exemplo, ele está dando pouco à relação, visto que ele deseja também a sua liberdade, prejudicando o relacionamento do casal.
Uma pessoa que se casa, se compromete a dar sempre um pouco mais e, consequentemente, a receber também um pouco mais.
Outro ponto importante é a igualdade no relacionamento a dois, que acontece quando se é respeitado o equilíbrio entre o dar e o receber.
Ou seja, a mulher só vai dar aquilo que ela sabe que o parceiro pode retribuir. Então até nesse quesito é preciso que haja um cuidado, pois, se sabemos que o parceiro não pode dar muito, é preciso ir dando aos pouquinhos, para que ele possa crescer e o dar ir aumentando.
Ao mesmo tempo, é possível entender também que existe a compensação ao contrário. Por exemplo, quando um faz um mal ao outro, um mal um pouquinho menor também deve ser feito, para que o processo do dar e do receber seja equilibrado e ambos possam crescer.
Segundo a psicóloga e consteladora, Amanda Marques, em Belo Horizonte, do ponto de vista da constelação familiar para casais, o casamento é entendido como um comprometimento perante a família.
Desta maneira, quando esse ritual é feito, a pessoa se compromete a dar continuidade àquela vida que recebeu, se propondo a passar para frente o que recebeu dos familiares, mesmo com a diferença que existe entre o casal. “Os indivíduos que existem hoje só existem devido à relação entre homem e mulher”, enfatiza.
Benefícios da Constelação Familiar para Casais
- Possibilidade de enxergar um outro ponto de vista o que acreditamos que é a verdade, como, por exemplo, os julgamentos, muitas vezes errôneos, feitos a partir da postura do parceiro.
- Conseguir ver a família do outro como diferente, mas não pior ou melhor.
- Perceber que há uma força muito maior por trás dessas famílias e que a união acordada tem um benefício para além do grupo familiar de origem.
- Entender que através do respeito e da honra por essas famílias tudo é possível, possibilitando, inclusive, que os nossos casamentos sejam mais leves do que os de nossos pais. É um dos benefícios da constelação familiar para casais.
- Desmistificar a banalização da relação. Sair da esfera dos defeitos que cada um tem para passar para uma esfera maior, vislumbrando os antepassados, o que cada família deu conta de fazer e tomando a responsabilidade de fazer o seu casamento do jeito que é possível para o casal.
- O homem e a mulher aprendem a levar para a família que vão constituir apenas aquilo que for bom para o casal e não apenas o que foi herdado e é bom somente para um dos dois.
- O casal também aprende a adaptar tudo o que recebeu de suas famílias e dar um passo à própria família, onde juntos vão criar o modo de ser e de funcionar, honrando os pais, mas compreendendo que não precisa ser como eles fizeram.
- Através da constelação familiar para casais, sair dos emaranhamentos, entender que os valores da família de origem são diferentes, mas graças a essa diferença duas pessoas se conheceram e vão poder constituir a própria família.
Para mais informações sobre as constelações familiares para casais e outros serviço de assistência e promoção à cura e ao autoconhecimento, conheça o Núcleo de Terapias Holísticas e Sistêmicas (NTHS).