Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Casamento em Crise? 8 Benefícios da Constelação Familiar para Casais

Você conhece a constelação familiar para casais?

Quando pensamos em falar sobre relacionamentos, dando luz à relação conjugal, podemos analisar diferentes ângulos, seja a partir da visão feminina, da masculina, de dentro ou de fora da situação.

Um ponto de vista bastante discutido, atualmente, é o da constelação familiar para casais.

constalacao familar para casais casamento

Segundo Bert Hellinger, compilador da teoria da Constelação Familiar, “o perfeito não nos atrai e só se pode amar o imperfeito, pois somente dele resulta um impulso de crescimento, não do perfeito”.

Ou seja, aceitar a imperfeição do outro se torna um desafio para os parceiros e, a longo prazo, a construção da vida a dois é feita de maneira saudável e, imprescindivelmente, com a participação e crescimento de ambos.

Ainda de acordo com o pesquisador alemão, o homem e a mulher precisam um do outro, pois aos dois falta o que o outro tem.

Dessa forma, cada um pode oferecer o que o outro precisa e, para que o relacionamento de um casal dê certo, o homem precisa cumprir o papel de homem e permanecer assim ao longo da convivência.

Da mesma maneira, a mulher precisa ser uma mulher, mantendo essa postura com o passar dos anos. Ao respeitar o lugar e o modo de ser do outro, cada um cresce entre si e ambos alimentam, juntos, a relação.

constalacao familar para casais relacionamento

Assim sendo, para que um relacionamento dê certo, a energia feminina e a masculina deve ser respeitada.

O homem representa a força do trabalho e a mulher seu apoio. Diferente da visão machista de que o homem é o provedor, Hellinger, na verdade, defende que cada um deve fazer o que lhe cabe.

Ou seja, se o homem tem essa força, logo, ele deverá ter condições de manter sua família, tendo, assim, o suporte da mulher, que é quem dá a vida aos filhos, mas apenas o pai pode mostrar-lhes o mundo, pois é o pai que tem o amor que impulsiona.

Tanto o pai quanto a mãe amará o filho de um jeito e a partir da sua responsabilidade, cumprindo cada um o seu papel.

O Casamento para a Constelação Familiar

Ao tomar uma mulher como esposa e um homem como marido, homem e mulher consumam o amor.

Nesse sentido, essa consumação tem um profundo efeito na alma, pois o homem está assumindo um compromisso com a mulher e vice-versa.

Para Hellinger, apenas quem está disposto a dar e a receber conseguirá se unir a outra pessoa. Se um indivíduo não deseja se casar, por exemplo, ele está dando pouco à relação, visto que ele deseja também a sua liberdade, prejudicando o relacionamento do casal.

constalacao familar para casais relacionamento

Uma pessoa que se casa, se compromete a dar sempre um pouco mais e, consequentemente, a receber também um pouco mais.

Outro ponto importante é a igualdade no relacionamento a dois, que acontece quando se é respeitado o equilíbrio entre o dar e o receber.

Ou seja, a mulher só vai dar aquilo que ela sabe que o parceiro pode retribuir. Então até nesse quesito é preciso que haja um cuidado, pois, se sabemos que o parceiro não pode dar muito, é preciso ir dando aos pouquinhos, para que ele possa crescer e o dar ir aumentando.

Ao mesmo tempo, é possível entender também que existe a compensação ao contrário. Por exemplo, quando um faz um mal ao outro, um mal um pouquinho menor também deve ser feito, para que o processo do dar e do receber seja equilibrado e ambos possam crescer.

Segundo a psicóloga e consteladora, Amanda Marques, em Belo Horizonte, do ponto de vista da constelação familiar para casais, o casamento é entendido como um comprometimento perante a família.

Desta maneira, quando esse ritual é feito, a pessoa se compromete a dar continuidade àquela vida que recebeu, se propondo a passar para frente o que recebeu dos familiares, mesmo com a diferença que existe entre o casal. “Os indivíduos que existem hoje só existem devido à relação entre homem e mulher”, enfatiza.

Benefícios da Constelação Familiar para Casais

  1. Possibilidade de enxergar um outro ponto de vista o que acreditamos que é a verdade, como, por exemplo, os julgamentos, muitas vezes errôneos, feitos a partir da postura do parceiro.
  2. Conseguir ver a família do outro como diferente, mas não pior ou melhor.
  3. Perceber que há uma força muito maior por trás dessas famílias e que a união acordada tem um benefício para além do grupo familiar de origem.
  4. Entender que através do respeito e da honra por essas famílias tudo é possível, possibilitando, inclusive, que os nossos casamentos sejam mais leves do que os de nossos pais. É um dos benefícios da constelação familiar para casais. constalacao familar para casal
  5. Desmistificar a banalização da relação. Sair da esfera dos defeitos que cada um tem para passar para uma esfera maior, vislumbrando os antepassados, o que cada família deu conta de fazer e tomando a responsabilidade de fazer o seu casamento do jeito que é possível para o casal.
  6. O homem e a mulher aprendem a levar para a família que vão constituir apenas aquilo que for bom para o casal e não apenas o que foi herdado e é bom somente para um dos dois.
  7. O casal também aprende a adaptar tudo o que recebeu de suas famílias e dar um passo à própria família, onde juntos vão criar o modo de ser e de funcionar, honrando os pais, mas compreendendo que não precisa ser como eles fizeram.
  8. Através da constelação familiar para casais, sair dos emaranhamentos, entender que os valores da família de origem são diferentes, mas graças a essa diferença duas pessoas se conheceram e vão poder constituir a própria família.

Para mais informações sobre as constelações familiares para casais e outros serviço de assistência e promoção à cura e ao autoconhecimento, conheça o Núcleo de Terapias Holísticas e Sistêmicas (NTHS).

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

122 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *