Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Período Fértil para Engravidar: Como Calcular? Sintomas e Dicas!

Como vai seu período fértil? Deseja engravidar?

Não há nada mais marcante e indescritível na vida de uma mulher do que se tornar mãe.

Poucas coisas são tão desejadas quanto a maternidade! Bom, pelo menos para a maioria das mulheres.

Porém, algumas mulheres podem ter alguma dificuldade para engravidar, e essa dificuldade pode ser causada por diversas razões.

No entanto, um jeito simples e que costuma ser eficiente para conseguir ocasionar uma gravidez, é acompanhar o período fértil para engravidar.

Caso a mulher esteja querendo engravidar, conhecer bem o seu corpo e cada fase do ciclo menstrual ajuda muito.

Por isso, se você quer ser mamãe, mas não sabe muito bem como funciona o período fértil e como acompanhá-lo, acompanhe esse post e tire suas dúvidas aqui!

O que é o Período Fértil Feminino

É denominado período fértil feminino – o período de ovulação – que é o momento ideal para que uma mulher engravide.

Esse período dura aproximadamente seis dias, ou seja, as mulheres estão propicias a engravidar por cerca de seis dias no mês (se sua ovulação for regular).

A ovulação significa que os ovários estão produzindo os óvulos, cujos saem das trompas e são enviados para o útero. Um óvulo é o local onde o espermatozoide entrará para fecundá-lo e então, dar início à gestação.

O período fértil da mulher começa 14 dias antes dela ficar menstruada, isso é, em uma mulher que tenha uma menstruação regular. Ou seja, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação.

Vale lembrar que as menstruações regulares ocorrem a cada 28 dias.

periodo fertil para engravidar

Imagem: Treated.com

Como Calcular Período Fértil

É preciso que a você saiba o dia certo da sua menstruação. Por isso, esse cálculo é possível somente para mulheres que possuem ciclos menstruais regulares (que todos os meses iniciam após 28 dias).

Dessa forma, se você souber o dia do início da sua menstruação, conte 14 dias antes.

Qual o Período Fértil para Engravidar

O período considerado fértil tem a duração de 6 dias e ocorre uma vez por mês, conforme o cálculo citado anteriormente.

Por isso, se você pretende engravidar, é preciso ficar atenta todos os meses para saber quando o seu período fértil para engravidar começa e termina (e assim, aproveitar esse período com o marido).

gravidez periodo fertil

Como Aumentar as Chances de Engravidar?

Algumas dicas são importantes para aumentar as suas chances de engravidar. Elas são baseadas em pesquisas e, também, nos conselhos de alguns médicos. Veja:

• Logo após a relação sexual, mantenha-se deitada por alguns minutos antes de se levantar da cama. Isso possibilita que o fluxo de sêmen consiga, de fato, se aprofundar para o fundo do canal da vagina;

• Procure manter relações sexuais em todos os seis dias do seu período fértil, mas principalmente nos 3 dias anteriores ao início do seu período fértil;

• Evite tomar banho e lavar a vagina logo após a relação;

• Mantenha um acompanhamento médico regular com o seu ginecologista, para garantir que todo o seus sistema reprodutor e hormonal esteja saudável e apto para engravidar;

• Consuma muitos alimentos ricos em vitamina E;

• Não utilize lubrificantes íntimos. Eles podem reduzir consideravelmente a chances de fecundação do óvulo;

• Evite beber, fumar e ingerir muito café.

Quais são os Melhores Dias do Ciclo Menstrual para ter Relações Sexuais?

Durante a menstruação, não há dia interessante para manter relações sexuais, visto que as chances de engravidar são muito remotas durante esse período (mas existem!)

Mas, é claro que se você estiver tentando de tudo para engravidar, não perca tempo e tente sim, até mesmo enquanto estiver menstruada. Afinal, é difícil dar certo, mas não é impossível.

Já durante os demais dias do ciclo, considere os melhores dias para manter relações sexuais, sendo os dias que antecedem o início do seu período fértil.

Como Ocorre a Seleção dos Espermatozoides?

Em cada ejaculação, o homem liberta cerca de 300 a 400 milhões de espermatozoides. Mas apenas centenas consegue chegar ao óvulo.

Só os mais resistentes ultrapassam todos os obstáculos que encontram ao longo do caminho.

periodo fertil da mulher

Imagem: Reproduccion Asistida Org

Os espermatozoides finalmente aproximam-se do óvulo e pressionam a membrana que protege o óvulo (chamada de zona pelúcida).

Vários espermatozoides ligam-se a esta superfície, mas apenas um espermatozoide receberá a permissão para ir através do óvulo e chegar ao seu interior.

No momento em que um espermatozoide penetra a zona pelúcida esta fecha-se para impedir que outros espermatozoides entrem no óvulo.

Algumas pesquisas recentes mostram que o óvulo “entrevista” o espermatozoide. É como se o óvulo fizesse uma seleção, sendo capaz de escolher ou rejeitar os espermatozoides de acordo com a carga genética do gameta masculino. Interessante, não?

Logo após a concepção, o seu corpo inicia uma série de alterações que irá preparar para a formação do bebê.

Em resumo, veja o caminho do espermatozóide: pênis -> vagina -> cérvix -> útero -> trompas de falópio -> óvulo -> zona pelúcida -> interior do óvulo.

gravidez

Como Saber se Está Ovulando?

Além de acompanhar a ovulação a partir da contagem dos dias, um dos sinais mais comuns para saber que você está ovulando é quando a vagina expele uma secreção parecida com clara de ovo. Se você notar essa secreção na sua calcinha, chame já o mozão e prepare uma noite romântica!

Outra maneira de saber se está ovulando, é acompanhando a temperatura basal, pois, ela costuma aumentar nesse período. No entanto, esse método costuma ser mais complicado, e requer um pouco mais de atenção no acompanhamento.

A temperatura basal é a temperatura do corpo medida logo após a pessoa acordar, e antes que ela realize qualquer atividade física. Nas mulheres, a ovulação costuma causar um aumento de 0,3 a 0,5 graus durante o período da ovulação.

Monitore todos os dias e registre em um papel. Assim, você saberá que ovulou assim que houver o aumento da temperatura basal.

É Possível Engravidar Estando Menstruada?

Essa costuma ser uma dúvida muito comum. Mas, embora não seja impossível, as chances de engravidar durante o período menstrual, são muito pequenas.

Dessa forma, o útero está descamando e o ambiente propício para a fecundação não está disponível e nem favorável. Seria necessário que o período menstrual fosse extremamente curto para que a gravidez pudesse ocorrer com mais facilidade, nesse caso.

pregnancy announcement

Causas do Ciclo Menstrual Irregular

Muitos fatores podem implicar em um ciclo menstrual irregular, seja uma menstruação que atrasa, ou até mesmo uma que cause mais do que um fluxo de sangue no mesmo mês.

Se você estiver tentando acompanhar o seu período fértil para engravidar, é bem mais fácil se o ciclo menstrual for regular.

Por isso, é importante que você procure o seu médico, e investigue as possíveis causas da irregularidade.

Algumas possíveis causas podem ser:

• Se você estiver com algum hormônio desrregulado, isso pode interferir no seu ciclo menstrual. Por isso, é importante manter um acompanhamento dos seus níveis hormonais;

• Perca ou ganho excessivos de peso;

• Algum transtorno alimentar como anorexia ou bulimia;

• Estresse;

• Tireoide hiperativa ou hipertireoidismo;

• Utilização de alguns medicamentos específicos;

• Endometriose;

• Miomas uterinos;

• Espessamento do endometrio;

• Tumores funcionais dos ovários.

Dúvidas Comuns Sobre o Período Fértil

Como muitas mulheres não sabem exatamente o que é o período fértil e como ele funciona, costumam surgir várias dúvidas a respeito.

Muitas dessas dúvidas, inclusive, são comuns à diversas mulheres, por isso, listamos algumas aqui, para te ajudar a ficar ainda mais por dentro do assunto.

1) Há chances de engravidar se eu tiver relação nos dias próximos ao período fértil, mas não durante o período fértil?

Sim. Pois, o espermatozoide pode viver até 5 dias. Logo, se você teve relação alguns dias antes do início do seu período fértil ou alguns dias depois, é possível que algum espermatozoide fecunde um óvulo durante o seu período fértil, sem que você tenha tido relação durante o período.

2) Os óvulos duram os 6 dias do período fértil?

Não. Cada óvulo dura em torno de 12 à 24 horas, no máximo. Após esse período, eles costumam se deteriorar e ficarem prontos pra serem expelidos na menstruação, por isso, não podem mais ser fecundados.

3) Como sei quando vou ovular?

Fazendo as contas do período fértil, medindo a temperatura basal ou, ao notar uma secreção esbranquiçada na calcinha.

4) Todos os dias do período fértil oferecem as mesmas chances de engravidar?

Não. Os dias de maior fertilidade são os dois dias que antecedem o dia da ovulação. Nesses dias há cerca de 30% de chances de engravidar. No primeiro dia da ovulação, considerando que o óvulo se deteriora rapidamente, há apenas 12% de chances. Já nos três dias antes da ovulação iniciar, as chances de engravidar são de 15%.

5) É possível sentir dor durante a ovulação?

Sim. Há casos em que algumas mulheres sentem uma leve cólica do lado do ovário que liberou o óvulo. Isso pode ocorrer porque quando o óvulo é liberado, rompe-se uma pequena membrana no local onde o óvulo amadureceu. Esse rompimento pode gerar uma leve dor. No entanto, quem sentem dores fortes deve procurar um médico, pois, isso não é considerado normal.

6) É verdade que as mulheres sentem mais desejo sexual durante o período fértil?

Sim! Isso é uma reação natural do corpo humano, que visa incentivar a reprodução da espécie. Alguns hormônios são os causadores dessa sensação. E inclusive, isso é muito positivo para propiciar ainda mais o aumento da frequência das relações sexuais.

fecundacao periodo fertil para engravidar

Conclusão: Monitore seu Período Fértil e Acerte em Cheio! 🙂

Se você quer se tornar mãe o quanto antes, aproveite essas dicas e fique atenta quanto ao seu período fértil! Acompanhá-lo costuma dar sempre certo, e inclusive, essa tem sido uma técnica utiliza há muito e muito tempo.

Portanto, converse com o seu ginecologista para saber se você está pronta para engravidar, e se está tudo bem com a sua saúde, e vá a luta! Acompanhe o seu período fértil para engravidar e boa diversão com o seu amor!

Depois, é só pensar como anunciar a gravidez para o mozão!  🙂

Deixei aqui os seus comentários e sugestões para nos dizer o que achou do post. Conte-nos se você tem o hábito de acompanhar o seu período fértil para engravidar, sobre sua vida de casada e se você gostou das nossas dicas!

Beijos,

Ticinha Medeiros

Blog Esposas Online – Blog para mulheres modernas e apaixonadas – tudo para a vida de casada.

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

120 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *