Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como Montar uma Árvore de Natal Perfeita com 10 dicas fáceis – Passo a Passo

Como montar uma árvore de natal perfeita? Como fazer uma árvore natal que encantem os olhos?

Neste texto você encontra o passo a passo + o vídeo de como fazer a árvore de natal de forma linda e harmônica!

Pode parecer simples, mas alguns segredinhos vão deixar sua árvore mais bonita, organizada e iluminada!

Já repararam que as árvores de lojas de decoração tem um “algo a mais” que as deixam mais bonitas? Eu fico babando! Uma são completas de enfeites dourados, outras azuis, lilás, vermelhas, prateadas, enfim! Difícil escolher qual é a mais bonita!

Isso acontece pois a árvore foi montada e decorada com método, onde cada detalhe foi pensando, assim como a posição dos enfeites natalinos.

como-montar-uma-arvore-de-natal-bonita

Origem da Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos elementos mais importante na decoração desta data especial. Além da exuberância, a mesma é a estrela da noite e destino dos presentes.

E você sabe a história da sua origem?

O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal! Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza.

origem da árvore de natal
Príncipe Alberto e família ao lado da Árvore de Natal no palácio real britânico – 1846.

Os cristãos ganharam então o hábito de montarem uma árvore em suas casas que, com o passar dos tempos, foram ficando cada vez mais decoradas: as estrelas simbolizando a Estrela de Belém e as velas simbolizando a luz de Cristo.

Durante os séculos XVII e XVIII este hábito tornou-se tão popular entre os povos germânicos, que estes atribuíram a criação da árvore de Natal ao Lutero, fundador do protestantismo. Reza a lenda germânica que Lutero ao passear durante uma noite limpa pela floresta, observou o efeito das estrelas no topo das árvores e trouxe essa imagem para a sua família na forma de uma árvore com uma estrela no topo e decorada com velas.

Mas foi só um pouco depois, durante o século XIX, que a árvore de Natal começou-se a difundir pelo resto do mundo, graças à monarquia britânica.

O príncipe Alberto, o marido da rainha Vitória, montou uma Árvore de Natal no palácio real britânico. Foi então tirada uma fotografia da família real junto à árvore, fotografia essa que foi publicada na revista “Illustrated London News”, no Natal de 1846.

Pronto! Toda a população se encantou e aderiu à prática de enfeitar uma árvore no período natalino.

Como decorar a árvore de natal

Para fazer uma árvore de natal decorada bonita e elegante é necessário que seja estruturada uniformemente, apresentando estilo e bom gosto. No caso de todos os passos serem feitos corretamente, ninguém resistirá aos seus encantos.

São muitas dúvidas em relação à árvore em si, bolas coloridas, pisca-pisca em harmonia, presentes com embrulho caprichado, e sim, o laço para arremate da produção que impressiona.

árvore de natal como montar

Na sequência, apresento dicas sobre como montar uma árvore de Natal perfeita e soluções para evitar problemas nesta tarefa.

Segundo a tradição cristã, há dia para iniciar a decoração do Natal. A data certa para enfeite do lar se resume o primeiro domingo do Advento. O Advento se caracteriza fase especial ao cristianismo, compreendendo os 4 domingos antes do dia 25 de dezembro.

Os cristãos estão se preparando à festa do Natal! E de idêntica tradição, segue o costume de desmontar a árvore e guardar os enfeites na data 6 de janeiro, Dia de Reis, representando o encontro dos Reis Magos e Menino Jesus.

Passo a Passo de como montar uma árvore de Natal

#1 Abra dos galhos da árvore de natal

Se sua árvore ficou guardada todo o ano, você deve iniciar abrindo galho por galho. Abra os galhos grandes e depois, os galhos pequenos. Coloque em posições variadas, para simular uma árvore de verdade.

 how to assemble Christmas tree

#2 Coloque o pisca-pisca em zigue-zague

Você deve iniciar a decorar sua árvore com o pisca-pisca!

Posicione o pisca em direção de cima para baixo, assim a tomada fica na parte debaixo.

Uma dica super legal é colocar o pisca pisca em um lado primeiro (frente), dando voltinhas nos raminhos, de cima para baixo, em zigue-zague, até chegar no chão!

Então, faça do outro lado a mesma coisa (trás/costas), colocando o pisca pisca de cima para baixo, até o chão. Para isso, separe 1 pisca pisca para cada lado.

Se sua árvore for muito grande, divida a árvore em 4 lados. Se for pequena, em dois lados.

Assim, você deve evitar aquele circulo de luzes em volta da árvore. Quando você coloca o pisca pisca dando volta, você acaba escondendo um pouco as luzes e deixa o caminho com retas, marcado e pouco natural.

 how to assemble Christmas tree

#3 Separe os enfeites e bolas

Separe os enfeites e bolas por grupos e cores. Você irá iniciar pelo enfeite de maior tamanho.

#4 Tire os pinos das bolas

Ao invés de usar cordinhas, tire os pininhos e encaixe o buraquinho direto no galho.

bolas de natal

#5 Coloque os enfeites natalinos

Coloque as bolas e enfeites da maior para a menor, com simetria, espalhando bem os tipos. Evite acumular um determinado grupo em uma parte.

Faça um grupo de bolas ou enfeites por vez, mantendo uma sequencia. Assim, você consegue espalhar de forma homogênea.

#6 Laços ou flores

Agora é momento para os laços. Os laços devem ser posicionados de modo triangular, e idêntica distância entre um laço e o outro, de forma a compor losangos, deixando a árvore simétrica.

#7 Verificar buracos e preenchê-los

A árvore já se encontra quase finalizada. Afastar-se da mesma e verificar os buracos que estão vazios. Preencher tais buracos usando enfeites pequenos ou bolinhas menores.

#8 Ramos ou flores

Adicionar ramos ou flores entre galhos, que oferecerão maior leveza e espontaneidade para a árvore, além de auxiliar a tampar alguns possíveis buracos.

#9 Fita

Coloque uma fita larga e modelável em torno da árvore, de baixo para cima. Encaixe a fita entre os enfeites.

Para escolher a largura da fita, tudo vai depender do tamanho da sua árvore. Para árvores acima de 1 metro, usar fitas largas de no mínimo 10 cm, preferencialmente de fácil modelagem.

#10 Finalização da árvore de natal

Finalize com um grande laço, uma estrela ou algo que remetesse ao tema escolhido.

Se desejar, um toque final, utilize de saia ou piso para a árvore. Ajuda a dar um acabamento bonito e esconde as tomadas.

Resultado final árvore de natal

arvore de natal

Seleção da Árvore e Cores

Várias pessoas escolhem pela decoração do pinheiro natural, porém não é o mais indicado. Já que uma árvore por ano é eliminada, que não tem duração longa, ela amarela e perde as próprias folhas. E os enfeites no pinheiro natural vão deixá-lo sem equilíbrio e torto.

Assim, o ideal é sempre selecionar pinheiro artificial. Por apresentar galhos aramados, suportará o peso em relação aos enfeites, e mantém o equilíbrio. Mais um ponto positivo é que pode ser utilizado muitas vezes. O pinheiro artificial pode ter duração de até 30 anos, um fator importante a considerar quando se trata de como montar uma árvore de natal.

Em relação às cores, o dourado e vermelho são as mais tradicionais. Mas você pode optar por utilizar uma árvore monocromática ou misturar cores que combinem entre si.

Veja os exemplos abaixo de como montar uma árvore de natal:

  • Árvore de natal dourada

    Árvore de natal dourada
    Árvore de natal dourada
  • Árvore de natal azul e branca

como montar uma árvore de natal colorida
Árvore de natal azul e branca
  • Árvore de natal branca e prata

    Árvore de natal branca
    Árvore de natal branca e prata
  • Árvore de natal amarela

    Árvore de natal amarela
    Árvore de natal amarela
  • Árvore de natal roxo, lilás e dourado

    Árvore de natal roxo lilas
    Árvore de natal roxo, lilás e dourado
  • Árvore de natal rosa

Árvore de natal rosa
Árvore de natal cor de rosa

Dicas de como montar uma árvore de natal com Segurança

  • No momento da seleção do pisca-pisca, dar preferência para lâmpadas LED que têm mais beleza, gastam quantidade inferior de energia e não vão esquentar.
  • Manter a árvore de natal à distância dos aquecedores, velas e lareiras.
  • Se em resultado final a árvore estiver muito magrinha, uma dica interessante se caracteriza compra do festão aramado ou fitas largas, para que a árvore fique mais robusta e sem buracos, detalhe essencial em como montar uma árvore de Natal perfeita.
  • Selecionar uma árvore correta em relação à dimensão da própria sala. Nos cômodos menores, a dica é não exagerar. As árvores pequenas de centro da mesa de jantar são charmosas e proporcionais para ambientes pequenos.
  • Convidar as crianças para participação na montagem da árvore de Natal é divertido e educativo, e para ser mais interessante, pedir que elas façam escolha do bichinho de pelúcia predileto complementando esta decoração.

como montar uma árvore natalina bonita

Temas para Árvore de Natal

A árvore de Natal pode apresentar temas particulares, não existe uma regra impondo que deva ser montada uma árvore tradicional.

É possível fazer abordagem original ou inovar usando design inteiramente específico. Algumas ideias para inspirar em como fazer uma árvore de Natal perfeita:

  • Como montar uma árvore de natal Gastronômica – Usa-se para enfeitar nozes suspensas com fitas de Natal, maçãs cobertas com brilho, paus de canela, chocolate, bolacha caseira como as de gengibre, candy cane.
  • Como montar uma árvore de natal de Jardim – São usadas borboletas em cor dourada, pinhas, libélulas verdes, folhas secas, grinalda verde e dourada.
  • Como montar uma árvore de natal Glamour – Bolas de vidro, espelhos pequenos, cristais em transparência, lustre apresentando velas com estrela em cima, grinalda de pérolas.
  • Como montar uma árvore de natal Infantil – Boneco de Neve, ursinhos, renas, presentes, desenhos coloridos e recortados, flocos de neve, anjos, Papai Noel, imagens de feltro.

Se quiser fugir no tradicional, escolha um tema e coloque-o como enfeite principal ou destaque na árvore.

Como Guardar Tudo para o Natal do Ano Seguinte

Investir em enfeites de natal e uma bela árvore não é barato! Então, a minha dia, é guardar os itens com cuidado e capricho. Assim, você terá enfeites bonitos por muito anos.

Guardar a árvore e enfeites é fundamental, além das dicas sobre como montar uma árvore de Natal, para que a decoração seja aproveitada ao máximo no próximo ano.

No momento de desmontar, seguir a ordem oposta em relação à montagem, iniciar com retirada das bolas e enfeites grandes, então o festão, e pisca-pisca. Em árvores artificiais, apenas iniciar o desencaixe de galhos com a árvore limpa.

As bolas de vidro são enroladas uma por uma usando jornal ou plástico bolha anteriormente a guardar. As bolas de plástico podem ser armazenadas diretamente na caixa de sapato, com separação pela cor.

Desmontar a árvore inteira e amassar bastante os galhos de volta, assim os mesmos voltam à forma mais fina. No caso de não ter a caixa de origem, é possível adquirir caixas para organizar nas papelarias. Mais uma dica é fechar bem para que pó ou mofo não tenha acúmulo.

Para que tudo fique organizado, em especial no caso de ter vários enfeites, identificar o conteúdo de cada caixa e fazer etiqueta dos sacos.

arvore de natal

Conclusão: Árvore de Natal Linda e Decorada

Depois de todas estas dicas de como montar uma árvore de natal, espero que tenha aprendido e curtido! Afinal,  montar uma árvore de natal de shopping  não é fácil rs…

Depois, deixe nos comentário se deu tudo certo ou mesmo se tem alguma dica especialvou adorar saber!

Se quiser aprender a montar uma linda guirlanda de balas para o natal ou um porta-guardanapo natalino, acesse os posts! 🙂

Que o clima do natal seja iluminado e com boas vibrações!

Beijos,

Blog-Casadas-Esposas-Online-Ticinha-Medeiros-Rosa

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

130 posts

5 Comentários

Comentário e Respostas
  1. Olá, tudo bem? Encontrei seu blog via vídeo do Youtube e fiquei com uma dúvida em relação às luzinhas. Colocando em ziguezague, como você fez para ligar todas juntas? Alguma dica?
    Ainda sobre isso, o correto é colocar de cima para baixo (como no vídeo) ou de baixo para cima (como está no texto aqui no blog)?
    Muito obrigada e beijo!

  2. Que post incrível! Muito informativo e bem útil mesmo :3
    Adorei todas as dicas <3
    Não vejo a hora de montar a minha 😀

    Beijocas, bezinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *