Você está lendo:
Festa de Halloween: como organizar, decoração e cardápio

Quem mais curta Festa de Halloween?

Eu faço parte desse time, pois, adoro o tema! Tanto que, se você der uma passeada aqui pelo blog, você verá inspirações sobre festas do dia das bruxas bem bacana para inspirar.

No passado, eu participei de tantas festas de Halloween! Quantas boas lembranças. Na época da adolescência, tinha uma festa anual bem tradicional na casa da “Marininha” (colega de escola) e era super esperada o ano inteiro. Eu ficava admirada com a criatividade da decoração e das fantasias dos convidados.

Inspirado na minha doce adolescência, veja então um conteúdo inteirinho sobre festa de Halloween, para te ajudar a produzir um evento incrível.

Festa de Halloween

Festa de Halloween dicas

A Festa do Halloween ou dia das bruxas é comemorada em diversos locais pelo mundo, sendo que nos Estados Unidos, o tema é muito popular e, por isso, é levado super a sério por quem adora entreter as crianças com muita diversão e alegria. Por lá, o dia das bruxas é uma data importante para a cultura do País.

No Brasil, o dia das bruxas em si, não costuma ser comemorado. Mas as festas com tema de Halloween são muito comuns para celebrar aniversários, comemorações escolares, realizar eventos ou mesmo em festas para reunir os amigos.

Origem do Dia das Bruxas

Origem do Dia das Bruxas
Origem do Dia das Bruxas

Apesar de o dia das bruxas ser mais comum nos Estados Unidos, a tradição teve início no Reino Unido. Historiadores apontam que a comemoração no início era referente a um antigo festival pagão, em celebração ao final do verão e agradecimento aos mortos, pela colheita farta.

Essa celebração, conhecida como Samhain, iniciava em 31 de outubro e durava até 3 dias, para homenagear os mortos. Na época, muitos alimentos eram dedicados como oferendas aos mortos, sendo esse o motivo de a abóbora ser usada até hoje, como item decorativo do tema.

As fogueiras eram comuns para queimada do joio, em celebração ao fim da colheita. Há outras teorias, no entanto, que afirmam que a fogueira na comemoração do dia das bruxas servia para guiar as almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxarias e até mesmo a peste negra, comum na época.

Quantos as comidas da festa de Halloween, tem origem na participação das crianças na comemoração. Assim como a tradição atual, as crianças iam de casa em casa cantando e rezando pelas almas dos mortos.

Assim, recebiam bolos de boa sorte dos moradores. Daí o costume de dar doces para as crianças nessa comemoração.

Como organizar uma Festa de Halloween

Organizar uma Festa de Halloween é basicamente como organizar qualquer outra festa, escolhendo comidas, bebidas, convidados, espaço e tudo o mais.

O grande diferencial no caso é a decoração temática, que precisa ser bem divertida e “assustadora”, para trazer todo o teor do Halloween para animar e alegrar os seus convidados.

Para dar uma força e te ajudar a arrasar na sua festa, eu listei alguns tópicos que considero os mais importantes para preparar uma festa de Halloween memorável. Olha só!

1. Faça uma lista de convidados

Festa de Halloween dicas

O primeiro ponto a decidir para começar a organizar a sua festa de Halloween é definir a lista de convidados. Essa informação é fundamental para que você possa providenciar os demais itens da sua festa, pois, é a quantidade de pessoas que vai definir a quantidade de comidas e bebidas, o tamanho do local da festa, etc.

Pense nas pessoas que você gostaria de ter com você para participar dessa diversão e monte a lista. Não se esqueça de refinar a lista sempre que possível, pois, sempre acabamos esquecendo de alguém. Além disso, não se esqueça de confirmar a presença com os convidados.

2. Reserve o local da Festa de Halloween

Após a lista de convidados finalizada é hora de escolher o local do evento. Se for uma festa de Halloween para poucas pessoas, você pode fazer na sua casa mesmo, caso dê para receber a quantidade estimada de pessoas, nela.

Lembre-se, no entanto, que dependendo do lugar, a música tem horário para ser desligada e a bagunça tem hora para acabar.

Agora se a festa for para muitos convidados, vale a pena alugar um local apropriado. Assim, você não faz bagunça na sua casa e garante mais comodidade e conforto para todos. Informe-se com antecedência sobre os locais que gostaria de alugar, para garantir agenda para a data da sua festa.

3. Planeje a decoração da festa dos Dias das Bruxas

decoração Festa de Halloween dicas

Para garantir que você vai arrasar na decoração da sua festa de Halloween, prepare uma lista com tudo o que você precisa providenciar para deixar o local do evento bem horripilante!

Pesquise por ideias de decoração sobre o tema na internet e copie tudo o que achar de mais bacana em cada ideia. Abuse nas cores fortes e no jogo de luzes! Capriche na decoração da mesa de doces e na decoração dos próprios doces.

Logo abaixo, separei MUITAS ideias de decoração para festa de Halloween, não deixe de conferir!

4. Monte um cardápio temático, bebidas e doces decorados

Além das comidas e bebidas tradicionais de festas, como sanduíches, salgadinhos, canapés, sucos, refrigerantes e cerveja; há uma infinidade de ideias de comidinhas super bacanas para decorar a sua festa e matar a fome dos seus convidados.

Aposte em doces e petiscos em formatos de abóboras, aranhas, monstros, etc. Use gelo seco em bebidas e até mesmo em recipientes em cima da mesa, para dar aquele efeito de fumaça, que faz tanto sucesso. Use e abuse das ideias de comidas temáticas!

Receitas para o dia das bruxas

Outra dica bacana é conferir receitinhas de doces e petiscos com o tema de dia das bruxas, na internet. Há muitas dicas legais, que inclusive, podem servir também para compor a decoração. Veja duas ideias que eu trouxe aqui!

Que tal um doce lindo e gostoso? Faça essa maçã do amor envenenada

maçã do amor envenenada

Imagem: craflog

Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1/2 xícara de glucose de milho;
  • ¾ de xícara de água;
  • ½ colher (chá) de corante em gel azul;
  • 12 maçãs pequenas;
  • 12 gravetos bem limpinhos;
  • Papel manteiga;
  • Uma colher sopa de óleo vegetal.

Lave e seque as maçãs, retire os cabinhos e espete o graveto. Pode ser palito de sorvete também, mas o graveto ajuda a compor a decoração. Tenha lavado bem os gravetos e garanta que estão sem farpas.

Acrescente o açúcar, a glucose de milho, a água e o corante, em uma panela e misture tudo até que o açúcar derreta. Ferva até que a calda fique em ponto de fio. Não mexa mais depois que começar a ferver e prove para garantir que não fique amargo.

Forre uma forma ou a pedra da pia com papel manteiga e unte o papel com o óleo. Mergulhe as maçãs na calda, uma a uma, deixando escorrer um pouco do excesso.

Cuidado para não fazer isso na calda muito quente, para não cozer as maçãs. Coloque-as no papel e deixe até que sequem bem.

Prepare um lanchinho saboroso e horroroso: Dedos no pão!

culinaria festa das bruxas decoração

Imagem: Almanaque de receita

Ingredientes:

  • 12 salsichas cortadas ao meio;
  • 12 mini pães de hot-dog;
  • Catchup à gosto.

Ferva as salsichas e corte-as ao meio. Faça um cortezinho quadrado na ponta de cada uma, para representar uma unha. Faça uns cortezinhos para representar as dobras do dedo.

Coloque a salsicha no pão e passe catchup grosseiramente, para parecer sangue. Coloque na mesa com os pães abertos, para deixar a mesa macabra!

5. Prepare uma seleção de música com tema de Halloween

A trilha sonora da sua festa de Halloween também é um ponto importantíssimo. Afinal, até as músicas influenciam no clima, por isso, capriche na playlist!

Opte por músicas muito animadas e que tenham um “que” de terror. Obviamente não pode faltar “Thriller – Michael Jackson” nessa noite e, se você quiser deixar sua festa mais marcante ainda, aprenda a tradicional coreografia dessa música e apresente-a com alguns amigos. É diversão garantida!

6. Planeje brincadeiras de Halloween

Ideias de decoração para Festa de Halloween

Seja para entreter as crianças ou para deixar a festa mais animada, você pode providenciar algumas brincadeiras. Se tiver rolando muito música, você pode brincar de estátua com adultos e crianças. Mais para as crianças, você pode fazer uma busca ao tesouro, com muitos sustos pelo trajeto e doces como recompensa.

Mas a brincadeira que, sem dúvidas, não pode faltar é “Gostosuras ou Travessuras”. As crianças que gostam de comemorar o dia das bruxas, já esperam por essa brincadeira.

Nesse caso, programe-se para levar as crianças nas casas de amigos (tenha combinado com eles previamente) para buscar os doces. Em condomínios, essa brincadeira costuma já ser tradição anual.

7. Escolha seu traje especial ou fantasia 

Monte um look matador para a sua festa de Halloween! Seja fantasia ou não, não deixe de caprichar no visual para se sentir linda e arrasar!

Saltos pretos, vestidos pretos ou vermelhos, meia calça do tipo arrastão, uma make bem caprichada com olhos bem marcados e um batom vermelho ou roxo, enfim: ouse no look!

Prefira deixar os looks mais tradicionais ou simples, para outro evento! Aproveite o momento de Halloween e ouse!

-> Dicas de fantasia para Halloween

8. Boa festa!

Enfim, não deixe de organizar tudo com calma e antecedência! Chame amigos e familiares para te ajudar, assim, você não fica sobrecarregada e conseguirá preparar uma festa de arromba! Depois de preparar tudo com tanto carinho, é só curtir a festa!

E lembre-se: se por acaso, alguma coisa não sair conforme planejado, não em problema! Imprevistos às vezes acontecem e o mais importante é reunir a galera e curtir bons momentos juntos! Tire muitas fotos para guardar de recordação, desse dia tão bacana!

Ideias de decoração para Festa de Halloween

Ideias de decoração para Festa de Halloween

A decoração da festa de Halloween precisa ser caprichada para dar cara de dia das bruxas à comemoração. Afinal, a decoração é o que fará toda diferença na festa.

Por isso, capriche! Confira algumas ideias sobre esse tipo de decoração, na internet. Há muitas ideias bacanas para te inspirar!

Além disso, as lojas de decoração para festas ficam cheias de artefatos sobre o tema, entre os meses de setembro e novembro. Não deixe de pesquisar bastante. E lembre-se de que nessa decoração não pode faltar:

  • Muitos detalhes em cores fortes como preto, roxo e cor de laranja;
  • Aranhas;
  • Teias de aranha;
  • Doces que imitam partes do corpo como olhos, dedos, etc.;
  • Dentaduras de vampiro;
  • Morcegos;
  • Vassouras;
  • Fogueiras, mesmo que apenas decorativas;
  • E muuuuitas abóboras!

Materiais como bexigas, fitas, tecido TNT, cola, fita colante, algodão, papel crepom, etc., são essenciais para preparar a sua decoração! Tenha-os por perto!

Itens de Decoração para Festa de Halloween

Cestinhas Decorativas HalloweenCestinhas Decorativas Halloween

Copo Descartável Halloween Morcego com Asas
descartaveis para festa de halloween

Cabeça de abóbora

cabeça de abobora para decoracao festa das bruxas

Faixa Decorativa Halloween Abóbora de papel Laranja 

dia das bruxas

Varalzinho de Led Fantasminha

lampada led para halloween

Mini Lampião em Led Abóbora para Halloween

Festa de Halloween decoração

Cesta Halloween Teia de Aranha

festa bruxas

Toalha de Mesa para Festa com Sangue

Festa de Halloween

Você também vai gostar deste texto!
festa de ano novo

Kit Olho de Halloween Decorativodecor dias das bruxas

Plaquinhas Divertidas para Halloween

Plaquinhas Divertidas para Halloween

Inspiração Festa de Halloween

inspiração Festa de Halloween dicas

Festa de Halloween dicas

Imagem: Divina Doçaria

decoração Festa de Halloween dicas

Imagem: Party Frostme

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

festa das bruxas decoração

Ideias de fantasias para Festa de Halloween

Uma das coisas mais divertidas das comemorações de Halloween, sem dúvidas são as fantasias. Portanto, se você deseja fazer uma festa de Halloween animada de verdade, não deixe de incluir as fantasias.

Peça para que os seus convidados participem fantasiados também! Algumas ideias de fantasias para a comemoração são:

  • Caveira;
  • Vampiro (a);
  • Múmia;
  • Bruxa (é claro, rs!);
  • Zumbi;
  • Lobisomem;
  • Frank Stein; etc.

-> Link com opções de fantasia de Halloween Adulto 

-> Link com opções de fantasia de Halloween Infantil

Mas, os temas das fantasias não necessariamente precisam ser de monstros ou outros temas horripilantes. Aposte também em fantasias diversas, como super-heróis, fantasias de profissões como bombeiro, policial, enfermeiro, etc., entre outros. O importante mesmo é fugir do traje comum e cair na pista!

Conclusão: pronta para arrasar com a sua Festa de Halloween?

Festa de Halloween decoração

Espero que você prepare uma festa de arromba! Use e abuse não apenas dessas dicas aqui do artigo, mas em todas as outras que deixei no blog, como dicas de decoração, receitas e muito mais! É sempre um prazer poder ajudar as minhas leitoras!

Lembre-se de que o mais importante em uma Festa de Halloween e em qualquer outra é se divertir muito!

Preparei tudo direitinho para que você não fique com preocupações durante a festa que acabem atrapalhando a sua diversão. E aí, é só ligar som e curtir muito com os seus amigos e família!

Caso haja dúvidas, comentários e sugestões sobre o tema, não deixe de escrever aqui! Conte aqui no blog sobre as suas ideias para uma Festa de Halloween: você já festa uma? O que serviu? Como foi a decoração? E seu look, foi de fantasia? Beijos, até mais!

Ticinha Medeiros

Gostou? Te ajudei? Aprendeu algo? Seja sincera...
Aprendendo com a Tici
0
Emocionei!
0
MTO AMOR
0
Não gostei :(
0
Pensativa...
0
Ver comentários! (0)

Entre na conversa... Comente também!

Your email address will not be published.

Esposas Online por Ticinha Medeiros — Copyright © Todos os direitos reservados.

← Rolar para o topo