Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Festa de Noivado: Guia Completo para Planejar, Decorar e Inspirar

Enfim noivos! De repente chegou o dia tão sonhado e você recebeu um pedido de noivado: que emoção, não é mesmo? O casamento é o sonho da maioria das mulheres e o noivado precede ele, por isso, a festa de noivado é super importante!

Não importa onde o pedido seja feito, em casa com uma noite romântica ou em um restaurante especial para o casal: o que importa é que seja um momento incrível, já que a partir dessa data vocês começarão a planejar uma vida a dois.

Aí vem a melhor parte: os preparativos da festa de noivado! Que comecem as comemorações!

Índice

  1. O que é uma festa de noivado
  2. Tipos de comemoração de noivado
  3. Qual o melhor momento para fazer a festa de noivado
  4. Quem os noivos devem convidar para uma festa de noivado
  5. Como planejar uma festa de noivado
  6. Aliança ou anel de noivado?
  7. Ideias de decoração de festa de noivado
  8. Minha Festa de Noivado
  9. Outras inspiração de festa de noivado e decoração
  10. Conclusão

O que é uma festa de noivado

noivado
Saulo e Ticinha Medeiros

Chega uma hora que o casal de namorados começa a perceber que o relacionamento amadureceu, por isso, começar uma vida a dois pode ser uma boa ideia, assumir novas responsabilidades, fazer parte definitivamente um da vida do outro, enfim, tudo isso se torna um desejo natural.

E vocês querem o que então? Celebrar, é claro! Afinal, uma decisão assim tão importante deve ser comemorada, com uma linda festa de noivado.

Quem se deve convidar para o noivado? É normal que o casal queira compartilhar esse momento com as pessoas que são mais importantes para eles. A festa de noivado costuma ser íntima e discreta, sendo que na lista de convidados, é comum chamar parentes e amigos mais próximos dos noivinhos.

E o pedido? Ah! Esse pode acontecer de muitas maneiras:

  • Romântico: só entre o casal;
  • Pedido surpresa: por que não inovar no pedido?
  • Tradicional: o pedido pode ser feito aos pais, sendo essa uma maneira gentil de demonstrar afeto e respeito à família. E que fofo, não?

Tipos de comemoração de noivado

Por ser uma festa mais informal, a festa de noivado pode ter o seu jeito. Que tal uma festa mais descontraída, com almoço ou jantar, na casa da família?

Optar por um local mais sofisticado com uma mega festa (se for o estilo do casal); ou até mesmo algo mais reservado como um final de semana romântico somente para o casal, enfim, não existe uma regra; vale até um piquenique no parque, com uma decoração linda.

O importante é que seja do jeitinho que o casal sonhou e que seja um dia inesquecível, para lá de especial para todos. Veja então as ideias que trouxemos para ajudar você a fazer a sua festa de noivado.

Jantar de noivado

Íntimo e aconchegante o jantar de noivado em casa é uma ótima opção para uma comemoração discreta e romântica, além de ser mais econômica. Se forem poucos convidados e se você gostar de cozinhar, é só colocar a mão na massa e fazer um jantarzinho gostoso.

Caso contrário, contratar um buffet a domicilio é uma alternativa vantajosa.

Lembrando que a tradição não pode ficar de fora: não esqueça do bolo e do espumante para brindar. E viva os noivos!

Na decoração de festa de noivado, as flores deixam o ambiente agradável e basta um arranjo para que a casa fique com outra cara. Você pode investir no DIY (do it yourself – faça você mesmo) e deixar a decoração da sua mesa perfeita. Você vai arrasar e impressionar seus convidados!

Almoço de noivado

Muitos casais preferem um almoço para a festa de noivado, no entanto, não deixa de ser uma comemoração íntima, para a família e os amigos mais chegados.

Porém, por ser durante o dia, você pode optar por uma festa mais despojada, descontraída e simples. Comidinhas e decoração de boteco são opções legais e divertidas para um almoço de noivado.

Churrasco ou um almoço leve, enfim, são inúmeras as opções que o casal tem para escolher. Tudo depende do gosto e principalmente do orçamento planejado.

Festa de noivado

brinde festa de noivado

Não deixe para última hora para começar a organizar a sua festa de noivado. Por mais íntima e minimalista que seja, a festa deve ser bem planejada, assim tudo vai ocorrer conforme o previsto e você não terá nenhuma surpresa desagradável.

Vale lembrar que a festa de casamento trará muitos gastos, por isso, vale a pena poupar na festa de noivado!

Se a Ideia é economizar, por exemplo, ao fazer tudo com calma, as chances de gastar menos são maiores. Pesquise os valores em vários lugares, invista no DIY e peça ajuda à família e aos amigos, assim vocês irão começar a se divertir antes mesmo da festa, além de aproveitar todas as etapas do noivado.

Qual o melhor momento para fazer a festa de noivado

Tipos de comemoração de noivado

Não existe uma regra clara para o melhor momento, mas como o noivado antecede a festa de casamento, 12 meses antes do casamento pelo menos, é o ideal.

No entanto, nada impede que você fique noiva e decida casar em alguns meses ou que você fique noiva e não tenha data certa para casar (aliás, isso é muito comum!).

Tudo depende das condições e dos planos do casal, por isso, nada melhor do que um bom planejamento para que as coisas saiam do jeito que você sonhou um dia.

Quem os noivos devem convidar para uma festa de noivado

Essa é outra questão muito pessoal. No momento em que pensamos em fazer uma festa de noivado mais íntima, algumas dúvidas surgem na nossa cabeça: será que eu convido tal pessoa? E se aquela pessoa ficar chateada comigo? Eu não convivo com essa pessoa, tenho que convidá-la?

Enfim, o que você deve ter em mente é que em uma festa de noivado só vamos convidar as pessoas muito próximas: pai e mãe, irmãos, avós e algum amigo muito próximo.

Os demais, que também são importantes, mas não tão próximos, serão convidados somente para o casamento e está tudo bem! Sem neura.

Como planejar uma festa de noivado

São milhões de ideias e desejos na cabeça de uma “pré-noiva”. Enxurradas de informações e cada coisa mais linda que a outra! Queremos tudo e mais um pouco, ao mesmo tempo. Portanto, nessa hora é necessário FOCO!

Do contrário, uma coisa atropela a outra e pode acabar tudo saindo o inverso do que imaginamos. Veja uma listinha para te ajudar a iniciar o planejamento da sua festa de noivado.

1. Escolha da data do noivado

É necessário ter em mente quanto tempo você vai precisar para organizar tudo, desde a decoração até a escolha do cardápio. Verificar a disponibilidade de datas, caso vá contratar serviço de buffet, salão de beleza, entre outros.

Não se esqueça de confirmar se os convidados poderão comparecer no dia escolhido por você. O ideal é que eles sejam avisados com um mês de antecedência da data da festa de noivado.

2. Defina um orçamento

Antes de tudo: qual o valor cabe no bolso dos noivos? Ao estipular um valor, dá para ter ideia do que podemos ou não podemos fazer. Já que o intuito da festa de noivado é celebrar um momento feliz e não se endividar para se arrepender depois. Foque no seu orçamento!

3. Número de convidados

Faça uma lista e veja quem é mais próximo de vocês. O ideal seria um número de pessoas entre 15 e 20. Lembre-se que essa festa será somente o início das comemorações que vem por aí! No meu jantar de noivado, reuni 18 pessoas: irmãos, pais, sogros e avós!

4. Local do noivado

Seja na casa da família do noivo ou da noiva ou em um salão de festas; o local deve ser acomodar bem todos os convidados. Não se esqueça de pesquisar a previsão do tempo, principalmente se for um lugar aberto.

Escolha um lugar que te agrade, que te traga boas lembranças, onde você se sinta feliz para desfrutar esse dia.

5. Defina o cardápio do noivado

A escolha do cardápio da festa de noivado deve ser de acordo com o gosto do casal, mas que agrade a todos os paladares, sirva um prato vegetariano. Pense em todas as opções.

6. Defina a decoração do noivado

Quais cores mais agradam você e seu love? Prefere uma decoração rústica ou sofisticada? Estabeleça um estilo e pesquise sobre ele e as alternativas que você tem dentro do seu orçamento. Confira essa decoração de mesa posta e se inspire.

7. Convites para o noivado

Faça um convite virtual, aposte em um bom design! Use as redes sociais ao seu favor. Envie o convite para os seus convidados de uma forma moderna e econômica.

Os convites de papel são lindos, mas muito caros. Além disso, não são muito utilizados nas festas de noivado. Deixe para investir neles, no casamento.

8. Outros detalhes para a festa do noivado

Como é uma festa mais informal, não é necessário comprar uma roupa que só se usa uma vez. Seja consciente nessa hora. Arrase no look, mas sem exageros.

Quem vai registrar os momentos da festa? Sim, temos que pensar nisso, se você conhece alguém que fotografe bem peça que tire as fotos durante a festa de noivado.

Existem inúmeras opções de lembrancinhas no mercado, para você escolher dependendo da sua decoração e estilo da festa. Desde potinhos com temperos ou vasinhos com flores, a escolha é sua. Pesquise!

Aliança ou anel de noivado

Aliança ou anel de noivado

O anel ou alianças servem para simbolizar a união entre o casal e selar esse momento único. O anel de noivado normalmente é escolhido pelo noivo e faz parte do pedido surpresa para a noiva. Tem um valor mais elevado por conter uma pedra preciosa, a famosa solitária. É um costume comum nos Estados Unidos.

No caso das alianças, o casal troca as alianças de compromisso, por alianças douradas que continuam na mão direita. Elas podem até ser utilizadas no casamento, posteriormente, basta poli-las. Foi o que eu e meu marido fizemos! Inclusive nossas alianças são as da foto da capa 😉

Ideias de decoração de festa de noivado

Lembre-se que uma das regras da decoração é que menos é mais, assim é possível optar por uma decoração simples, econômica e linda.

Confira algumas dicas para te inspirar:

  • Escolha as flores da estação, as flores-do- campo, por exemplo, não são caras e deixam o ambiente com um ar bem romântico.
  • Faça um painel decorativo na mesa do bolo, faça você mesma flores de papel gigantes, que além de lindas e baratas deixam sua festa muito alegre e elegante.
  • Se você gosta de fazer origami, uma opção bem charmosa é uma cortina de pássaros Tsuru. Diz a lenda que trazem sorte para você e o seu amor.

O que vale na decoração é a criatividade e o bom gosto do casal. Fazer tudo com capricho e dedicação é o segredo para que você tenha a festa de noivado dos seus sonhos e só receba elogios.

Minha Festa de Noivado

Eu e meu marido organizamos nosso noivado um ano antes do casamento, em setembro de 2012. Foi uma noite para os íntimos e foi muuuuito especial! Lembro com muito carinho desse dia!

Confesso que aproveitei mais meu noivado que meu casamento, rs… Acho que fiquei mais à vontade, mais relaxada, né?

Abaixo, deixo algumas fotos para inspiração! Destaque na decoração deste jantar de noivado para as flores naturais, balões metalizados na forma de coração, monograma, guardanapo de tecido personalizado, varal de fotos e a caixa de recados, onde os convidados respondiam as perguntas dos cards 🙂

noivado casal

noivado decor

noivado familia

noivado

noivado

noivado anel

festa noivado lembrancinha

noivado festa

noivado

noivado

Festa de noivado do meu irmão gêmeo Leandro e Laurinha

Meu irmão organizou um noivado surpresa para sua noiva! Ele preparou tudo com nossa ajuda e foi uma noiva maravilhosa e surpreendente!

Para a decoração, ele selecionou o rosa, branco e lilás, pois são as cores favoritas de Laura! Achei que ficou uma jantar de noivado muito delicado e bonito. Os convidados foram bem íntimos, pais e irmãos.

Veja mais detalhes do noivado surpresa do meu irmao neste post.

festa de noivado pedido

festa noivado dicas

festa noivado dicas

festa noivado jantar

mesa decorada festa noivado

festa noivado dicas

festa noivado dicas

festa noivado delicado

Festa de noivado do meu irmão Douglas e Flavinha

Desta vez, meu irmão caçula organizou juntamente com sua noiva, Flávia. Ela é uma pessoa que valoriza os detalhes e tem o dom para decoração. Toda a festa foi planejado e organizado por eles, com muito bom gosto!

Veja os detalhes desse jantar intimista e cheio de inspirações!

jantar de noivado dicas

jantar de noivado dicas

mesa jantar noivado

festa noivado dicas

noivos festa de noivado

Outras inspiração de festa de noivado e decoração

Selecionei diversas inspirações de decoração para festa de noivado. Clássico, diferente, festa noivado ao ar livre, festa de noivado simples… Inspire-se nessa seleção! 🙂

Decoração de Festa de Noivado

noivado rusticos

Imagem: Laís e Fernando

Decoração de festa de noivado

Imagem: Justine Bursoni Photography

inspiração festa de noivado

Imagem: Festa Noivado Roberta e Roberto

noivado rusticos

festa de noivado classico

Imagem: Rosenice

Decoração festa de noivado ao ar livre

festa de noivado dicas

Imagem: Martha Stewart

festa noivado dicas decoracao

Festa de noivado diferente

festa de noivado diferente

Imagem: Bellana Elo 7

Conclusão

A sua festa de noivado vai ser linda pode acreditar, já até consigo imaginar o entusiasmo dos pombinhos ao começar a planejar cada detalhe com muito amor. Aproveite cada momento, cada escolha, lembrando que é fundamental curtir cada instante intensamente.

Sugestão de artigos para te inspirar:

Espero ter contribuído para a organização desse acontecimento na sua vida! Você gostou desse artigo? Aguardamos a sua opinião aqui no blog! Deixe também as suas dúvidas, comentários e sugestões sobre o tema. Obrigada!

blog esposas online mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

138 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *