Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Festa de Casamento Simples e Bonita: Decoração, Cardápio e Inspirações!

Deseja uma festa de casamento simples e bonita? Veja só estas dicas! 🙂

É um grande dia. Será inesquecível. O dia mais importante na vida de um casal – ou talvez um dos mais importantes!

Mas o que fazer se estamos diante de uma crise e não temos recursos de sobra para fazer uma festa de arromba?

Façamos a festa da mesma maneira! Mas com criatividade, personalidade e sem exageros!

Uma festa de casamento, pra ser linda, não precisa ser cara. Existem inúmeras tendências jogando a favor de quem não está com a conta bancária esbanjando dinheiro.

Trabalhe sua festa na originalidade e nos ideais de sustentabilidade, marcando pra sempre a lembrança da família e dos convidados.

casamento bonito e simples

Separei algumas sugestões que considero interessante para uma festa de casamento simples, porém elegante.

Escolha aquelas que mais combinem com seu estilo e com sua história – e mão na massa!

#1 Faça Voçê Mesma (DIY)

Alguns itens de uma festa de casamento podem ser confeccionados pela própria noiva, como a decoração e as lembrancinhas.

Se a noiva – ou o noivo – for uma cozinheira de mão cheia, a lembrancinha poderá ser a entrega dos tradicionais bem-casados.

Combine esse docinho delicioso e delicado com forminhas nos mesmos tons de cor da decoração. A mesa de bem-casados vai, inclusive, fazer parte da decoração da festa.

O trabalho artesanal, além de possibilitar o uso da criatividade, é uma das manifestações mais interessantes de carinho com o público-alvo do produto.

Uma festa de casamento simples e bonita deve ter o máximo de itens feitos pelos noivos e família. Junte as madrinhas, amigos próximos e crie a decoração da sua festa.

Que tal flores gigantes de papel para deixar sua decoração ainda mais charmosa?

casamento simples

Ou mesmo uma cortina de fitas como background da mesa de doces! Este abaixo eu usei no meu chá de panela.

Origamis também deixam qualquer festa de casamento simples super bonito!

festa de casamento simples e bonito

Bandeirolas decorativas também podem ser um toque especial na decoração aérea!

casamento ideias simples

Um varal com fotos dos noivos também cria um ambiente cheio de personalidade!

festa de casamento simples e bonita

Quadros e molduras também são elementos decorativos acessíveis!

casamento moldura fotos diy

Outro detalhe SUPER charmoso é investir em um varal de luzes para sua festa! Deixam a festa de casamento simples e elegante!

luzes festa de casamento

#2 Flores da Época para Festa de Casamento Simples

Quanto à decoração, pensa-se sempre no ambiente, na diversão, no acolhimento aos convidados. É carinho puro, não apenas uma questão de economia. Pense nisso!

Na decoração do ambiente, a mesa pode ser decorada com vasosinhos de flores naturais de forma despojada e bonita.

flores no casamento faça você mesmo

Selecione flores da época e com as cores que combinem com sua decoração. Elas pode ser trabalhas 1 dia antes da festa, caso a temperatura da sua cidade seja amena.

festa de casamento rustico simples

Vale tomar apenas um cuidado: algumas flores com perfume muito forte podem provocar alergia. Cuidado também com as cores, que devem combinar com a decoração em geral.

casamento simples flores da epoca

Ainda falando sobre a mesa dos convidados, devemos pensar além das flores. Uma decoração criativa pode gerar um efeito super bonito se pensarmos além.

casamento simples e bonito criativo

Um jogo americano pode substituir a toalha de mesa e, de quebra, pode até ser a lembrancinha. Materiais diversos como a juta poderão ser utilizados.

Mesmo que você não seja uma artesã de primeira, a juta pode ser desfiada na ponta, o que dispensa a costura e ainda deixa um toque rústico à peça.

#2 Decore Conforme o Estilo do Casamento

Rústico, romântico, rock’n roll, moderno, minimalista. Defina o estilo que sua festa vai seguir, de acordo com o gosto pessoal dos noivos, porque é a partir daí que teremos todo o resto, até mesmo a definição do cardápio.

Decorações rústicas nos oferecem muitas opções sustentáveis com o uso de caixotes, garrafas pet com plantinhas, potes de vidro com flores ou velas nas mesas, são algumas opções que unem os conceitos de “faça você mesma” com reutilização e reciclagem.

Ao definir o estilo do seu casamento, você consegue inserir um toque de personalidade. Assim, as ideias para o casamento fluem.

#3 Festa para Poucos Convidados

Uma forma de economizar na festa de casamento simples e bonita é convidar apenas os íntimos e essenciais. A quantidade de pessoas é diretamente proporcional aos gastos da festa.

Por mais delicado que seja, é esse o momento que vai determinar todo o resto: qual salão, qual estilo de cardápio, quantidades, ambiente ideal, etc.

Faça uma lista restrita, intimista, sem exageros. Eu sei que é difícil. Dificilíssimo. Mas é possível usando critérios.

Veja algumas dicas:

Família

Toda família numerosa tem aquela lista de primos que não vemos há muitos anos, pessoas que não tem nenhum vínculo emocional com os noivos. Pra quê convidá-los? Se você pensou em incluí-los só porque são da família, esqueça.

O casamento é aquele momento em que os noivos querem dividir sua felicidade com pessoas que fazem parte de seu cotidiano e parentes distantes não vão se reaproximar só porque foram convidados. Eles virão apenas na festa, se vierem. Retire-os da lista.

Amigos

Esses são os mais difíceis de listar porque a nossa tendência é chamar todo mundo, até o pessoal do escritório. Mas lembre-se de alguns detalhes: amigo é amigo, colega é colega.

A pessoa que trabalha ao seu lado todos os dias pode não ser sua amiga, mas apenas alguém que divide o ambiente de trabalho com você, sem nenhuma afinidade.

Para ser uma amigo, não precisa ter uma relação antiga, mas precisa ter afeição, lealdade, confiança e uma boa ligação emocional. Não hesite em retirar da lista quem não reunir essas características.

#4 O Desafio do Cardápio

Conforme prometemos pra vocês, gostaríamos de dar dicas de uma festa de casamento simples e barata, porém elegante.

O cardápio pode ser impresso em um papel bonito, tipo couché e não precisa ter um layout muito rebuscado. Use apenas o nome dos noivos e a relação de pratos, divididos por opções de entrada, prato principal e sobremesa. Escolha uma fonte bem bonita e de leitura clara.

Não se arrisque a cozinhar ou a pedir que sua mãe cozinhe. O “faça você mesmo” serve para aquilo que você pode fazer aos poucos, calma e carinhosamente, sem pressa e com menos stress.

Cozinhar para sua festa vai trazer um nervosismo desnecessário e fazer todo mundo correr como loucos. Para o cardápio, contrate um buffet.

Os serviços de buffet podem ter cardápios próprios, o que facilitaria muito a vida de todos os noivos. Se for este o caso, cuidado com opções com nomes muito rebuscados, onde não é possível identificar se estamos diante de opções de pratos de comida ou nomes de remédios.

Entradinhas interessantes: saladinhas como petit gourmet ou pratos de salgadinhos. Ou os dois, desde que a salada seja servida primeiro.

Um opções interessante é uma mesa com delícias locais. Em Minas Gerais, minha terra, a mesa com delícias mineiras sempre cai bem e salvam no inicio da festa. Uma mesa de frios também pode ser uma opção.

Menos é mais: opções de massas, com molhos variados, custam pouco e são uma opção deliciosa. Você pode variar nas massas: espaguete, fettuccine, penne, ravióli, capelletti, lasanha… Molhos branco, rosé, à bolonhesa, quatro queijos, ao sugo. Queijo ralado fresco. Pronto! Temos o prato principal.

Outra boa opção de prato principal se a festa é diurna ou em locais abertos é o bom e velho churrasco. Os acompanhamentos são os mais brasileiros possíveis: arroz branco, farofa, salada verde, molho de cebola, pão, salada de maionese. Os acompanhamentos podem ser dispostos em diversas mesas espalhadas pelos cantos do salão. Não concentre em uma única mesa para evitar as filas. Quanto às carnes, contrate alguém para pilotar a churrasqueira e outra pessoa para repor os acompanhamentos.

Caso você escolha o churrasco, precisa tomar alguns cuidados. Ofereça boas e suculentas opções de saladas porque você terá, com certeza, pessoas vegetarianas entre seus convidados.

Não escolha salões com a churrasqueira interna: você corre o risco de o exaustor não funcionar e o salão ficar cheio de fumaça. Prefira salões com a churrasqueira do lado de fora ou com churrasqueiras elétricas.

Uma terceira opção de prato principal são combinações variadas de acompanhamentos para filés: legumes cozidos, uma massa ou arroz (branco, à grega, etc). Dentre os filés, carne bovina, carne de frango e peixe são boas opções para oferecer no cardápio.

Para evitar filas, a melhor opção é contratar pessoas para servir. E não demore para servir o jantar!

#5 A Sobremesa… o Bolo!

Quanto mais simples, mais em conta. Escolha uma opção de sabor de bolo que agrade o maior número de pessoas.

Bolo de baunilha com frutas e cobertura simples é um dos mais molhadinhos e saborosos, ideal para servir com as opções de prato principal que sugerimos aqui.

O bolo da mesa pode ser falso (cenográfico), apenas para decorar. Desta forma, o bolo que será cortado não precisa ser muito artístico, barateando o valor.

Os docinhos mais clássicos são os mais baratos: brigadeiro, beijinho e olho de sogra. É suficiente, não precisamos de dez tipos de docinhos porque você já terá o bolo como opção de sobremesa.

Para dar um ar mais requintado, escolha forminhas bonitas com cores que combinem com a decoração.

Para casamentos em estilos mais rústicos, os doces de colher são uma excelente opção. Se estivermos falando em casamentos ao ar livre ou almoços de casamento, sugerimos outros doces brasileiros pouco lembrados, para servir de colher: doce de leite, doce de abóbora, doce de goiaba e cocadinhas.

Caso o casamento seja realizado durante o dia, tipo almoço no campo, esses docinhos podem até fazer parte de alguma das mesas de decoração. Porém, nada impede que sejam servidos à noite.

Compotas e doces caseiros podem ser vendidos por quilo ou em potes grandes, facilmente encontrados em shopping centers e lojas de produtos artesanais. Não compre doces industrializados porque o sabor é diferente.

#6 Bebidas

Se o orçamento permitir, coloque uma garrafa de vinho espumante nacional. Temos muitas opções de bons vinhos no Brasil, por preços mais acessíveis que os importados.

Opções com Conde Foucauld ou mesmo o Saint Germain são deliciosos e com bom custo benefício!

Barris de chopp alugados combinam muito bem com churrascos. Podem representar menos gastos e menos desperdício do que as latinhas.

Mas se você optar por outro cardápio, a melhor maneira de evitar o desperdício é colocando nas mesas baldes de gelo com cerveja, água e refrigerante.

Whisky é um perigo. Muitos convidados já vão para o casamento prontos para beber todas e dar trabalho. Não facilite, especialmente porque o orçamento está curto e não estamos aqui pra isso. Caso o noivo faça muita questão, compre uma pequena quantidade e deixe para ser servido pelo garçom, ou deixe para o momento da “Gravata do Noivo”.

Uma forma de diminuir o número de garçons e deixar os convidados à vontade é servir bebidas em suqueiras. Deixe em locais estratégicos! Além de facilitar para os convidados, são super charmosas e decorativas!

festa de casamento simples e bonita

#7 Lembrancinhas

As lembrancinhas podem ser feitas pelos noivos com antecedência e assim, gerar uma grande economia.

Uma tendência interessante é usar o marcador de lugar como lembrancinha. Caso a disposição dos convidados de sua festa seja em mesas, defina onde cada um vai se sentar e elabore uma lista, numerando as mesas. Essa lista deverá estar na entrada do salão, onde teremos uma recepcionista indicando os lugares aos convidados. Na mesa, marque os lugares com um mimo e uma etiqueta bonita com o nome do convidado. Essa identificação personaliza.

Se escrita à mão, a etiqueta ganha ainda mais carinho. Mas se a caligrafia não for o seu forte, não tenha dúvidas: imprima, utilizando uma fonte que imite a letra manuscrita.

Mas, que mimo utilizar? Sugerimos uma rolha de cortiça, um ramo de alguma flor bem cheirosa (lavanda, por exemplo), um mini vasinho com uma suculenta, etc. Todos esses itens já vão ajudar a decorar sua mesa, especialmente os vasinhos de suculentas.

Outra ideia para lembrancinha, que custa muito pouco (menos de R$ 1,00 por unidade) é a confecção de CDs com as músicas preferidas do casal. É uma maneira interessante e divertida de mostrar aos convidados um pouco mais sobre vocês. A escolha das músicas pode representar momentos: romântica, de porre, na bad depois de uma DR, festeiro, e assim por diante. Essa ideia vale, inclusive, para outros eventos como chá de panela, chá de lingerie, etc. Uma boa dica para uma festa de casamento simples.

#8 Recupere Parte do Valor Investido

Alguns noivos usam listas de casamento onde solicitam valores em dinheiro para colaborar com a lua-de-mel. É uma opção muito particular, porque tem tudo a ver com a personalidade dos noivos e dos convidados. Acho super válido!

Uma outra forma de recuperar algum dinheiro durante a festa é a famosa “Gravata do Noivo”. Aquela velha história de passar a gravata do noivo entre os homens convidados para a festa, pedindo dinheiro e oferecendo whisky. Parece que não, mas alguns convidados são bem generosos nessa hora. É um momento muito divertido e os homens até esperam por esse momento. Faça sem medo!

Conclusão: Festa de Casamento Simples e Bonita

Demonstramos aqui que é possível fazer uma festa de casamento simples com estilo e elegância sem gastar fortunas. Basta um bom planejamento e muito amor na hora de colocar a mão na massa.

Nunca abra mão de seu estilo pessoal, mesmo que você tenha poucos recursos. O ideal é fazer o que é possível com criatividade e com muito carinho, porque a festa é sua e esse é o seu dia. Vá em frente e sejam felizes para sempre!

Deixe nos comentários sua sugestão e dicas! Vai ser muito útil para todas as leitoras!

E se quiser ver as tendências de casamento para 2018, acesse este post! 🙂

Beijo grande,

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

120 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *