Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

As 5 Linguagens do Amor Podem Salvar seu Casamento! Faça o Teste!

Você conhece as 5 linguagens do amor?

Cada um tem uma forma de compreender o amor! Muitas pessoas demonstram o amor da maneira errada para seus parceiros e não sabem por que eles não se sentem amados.

Você precisa entender que existem diferentes linguagens de amor e que cada pessoa entende o amor de uma maneira diferente.

Ao compreender qual é a linguagem que o outro se sente amado, você conseguirá transmitir esta mensagem a ele.

E assim, ele conseguirá se sentir realmente preenchido!

Li um livro recentemente, o best-seller “As 5 linguagens do amor, de Gary Chapman” que fala exatamente sobre isso!

livro as cinco linguagens do amor

Este livro me ampliou o olhar de uma forma muito interessante sobre como as pessoas expressam o amor e o como elas se sentem amadas através da expressão do outro.

Quem é Dr. Gary Chapman?

Dr. Gary Chapman é mestre em Antropologia pela Wake Forest University e em Educação Religiosa pelo Southwestern Baptist Theological Seminary, onde também se doutorou em Filosofia.

“Psicólogos concluíram que sentir amado é a principal necessidade do ser humano” Gary Chapman

Quais são as 5 linguagens do amor?

Segundo o Dr. Gary Chapman, existem cinco linguagens para o amor:

  1. Palavras de afirmação,
  2. Toque físico,
  3. Tempo de qualidade,
  4. Atos de serviço e
  5. Presentes.

Abaixo, dê o play nesta animação interessante que explica de uma forma didática sobre a cinco linguagens do amor.

Você precisa aprender qual é a SUA linguagem do amor e qual é a linguagem do SEU PARCEIRO!

#1 Palavras de Afirmação

Começo com esta linguagem, pois talvez é a que mais me identifico. Meu marido pode me dar presentes, pode lavar a louça, me fazer carinho, mas enquanto ele não disser: EU TE AMO, eu não me sinto realmente amada, rs… Eu preciso escutar isso para me sentir preenchida, verdadeiramente amada. Você também é assim?

Palavras de afirmação é uma linguagem eficaz para o amor. Você pode dizer o quanto a pessoa é bonita, inteligente, incentivá-la com palavras e claro, dizer o quanto a ama.

Mas tome cuidado, da mesma maneira que você eleva a auto-estima da pessoa com palavras você também pode magoá-la.

Se seu marido valoriza palavras de afirmação, reforce constantemente o seu amor com frases positivas, de amor, elogio e incentivo.

linguagens do amor

#2 Toque Físico

Beijos, abraços e carinhos são a forma mais importante desse amor. Provável que esta linguagem esteja em segundo lugar em minha lista, rs…

Aquele abraço demorado pela manhã de bom dia, um simples toque enquanto assistem televisão, um carinho na mão, tudo isso é amor. Sou dessas que gosta de ficar encostando pelo menos uma parte do corpo enquanto estou perto.

Mas o toque físico é essencial num relacionamento equilibrado. Tocar, sentir o outro, ter carinho e demonstrar carinho representa uma das formas mais intensas da linguagem do amor.

Se você reconhece que este seja a linguagem mais importante para seu amado, invista no toque para demonstrar o amor.

Que tal uma massagem? Um braço longo inusitado? Um carinho ao passar pela pessoa? Aquele beijo na saída, na chegada, ao deitar e ao levantar, tudo isto faz o outro sentir-se amado, acolhido, desejado e valorizado.

E claro, capriche no cafuné!

cinco linguagens do amor

#3 Tempo de Qualidade

O tempo dedicado ao outro não poderia ser menos importante. O tempo de qualidade que dedicamos ao cônjuge é a terceira linguagem do amor.

O tempo de qualidade faz com que seu amado perceba nossas intenções e prioridades familiares, traz felicidade para ambos.

É aquele amor em que você dedica um tempo somente a ele. Um café da tarde, um passeio, um filme em casa. Não importa o que se faz, mas a dedicação do tempo.

Nesta situação, é importantíssimo aprender a ouvir o outro. Passar tempo junto com o outro, o foco está na outra pessoa e não simplesmente na atividade.

Se seu marido valoriza o tempo de qualidade, não fique o tempo inteiro no celular enquanto está com ele. O olho no olho, o interesse pelas coisas deles, por assuntos de trabalho e etc, são importantes para manifestar o amor nesta linguagem.

amor

#4 Atos de Serviço

Toda mulher gosta de ser ajudada nos afazeres domésticos. Para algumas, esta é a forma em que elas sentem amadas.

Para algumas, lavar a louça é mais relevante do que um jantar romântico, por exemplo.

As mulheres que se sentem amada nesta categoria, gostam de homem com atitude, se sentem preenchidas quando ele consertar alguma coisa, a buscam no aeroporto ou mesmo lava a louça.

Eu valorizo muito as tarefas domésticas que meu marido faz, mas não me sinto amada por isso, sinto que é sua obrigação, rs… Fico muito grata! MAS preciso de outras formas de amor para me sentir realmente amada.

relacionamento

#5 Presentes

“Presentes são símbolos visuais do amor, sejam eles comprados, feitos por você, ou simplesmente sua presença disponível para seu cônjuge.” Gary Chapman

Também não podemos nos esquecer dos presentes… Toda mulher gosta de receber presentes, os homens também, é claro! Quem, não?

Para uma pessoa que se sente amada por ser lembrada, esses gestos significam amor. Então, não espere datas especiais para dar presentes!

Não necessariamente um presente de valor material. Pode ser uma florzinha do jardim, um bombom na bolsa ou mesmo um café da manhã na cama.

Faça uma lista de todos os presentes que na sua concepção, a pessoa amada gostaria de receber e deixe essa lista na manga, para quando precisar demonstrar seu amor e carinho. Seja uma namorada criativa!

Essa é uma ação bela, que deixa a marca gravada nos sentimentos, lhe dá a certeza de que mesmo em sua ausência, o outro se lembrou de você.

formas de amar

Como Saber Qual é a Minha Linguagem do Amor?

Algumas pessoas se identificam com todas linguagens, porém, você precisa ver qual a linguagem que seu parceiro (seja esposa, namorado, mãe, pai, irmão…) usa para dizer “eu te amo”.

Depois de aprender que as pessoas podem demonstrar amor diferente do que você demonstra, você consegue ficar muito mais em paz, pois consegue ver que o amor está escondido nas entrelinhas.

Leia o Livro

A primeira forma é lendo o livro do qual este post se refere:As 5 linguagens do amor, de Gary Chapman. Recomendo fortemente você se aprofundar nesta leitura.

Faça o Teste

Outra forma é fazendo o TESTE DA LINGUAGEM DO AMOR.

Faça o teste e peça também para seu companheiro fazer! É importante que um compreenda qual é a linguagem de amor que o outro mais valoriza e assim, melhorar a comunicação e compreensão.

Dialogue

Além disso, o diálogo é essencial para descobrirem qual é a linguagem do amor um do outro. Pergunte ao seu marido quais atitudes, formas, maneiras ele se sente amado.

Pelas respostas, você conseguirá saber quais das 5 linguagens do amor ele tem predominância.

Vai facilitar bem a vida, não é mesmo? Até mesmo na hora de fazer aquela surpresa bacana, você saberá qual a melhor forma de agradá-lo! 🙂

Espero que este post seja útil para você! Deixe nos comentários suas duvidas, opiniões, vamos conversar!

Beijos grande!

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

130 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *