Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Vida de Casada: Dicas Especiais para o Casamento e o Dia a Dia

Como vai sua vida de casada?

Que a vida após o casamento é uma vida nova, é um fato!

Embora nem todas as pessoas admitam, muita gente tem dificuldades para se adaptar rapidamente, afinal, são duas pessoas que vieram de criações diferentes, com hábitos e rotinas distintas que resolveram se casar e morar juntas.

Pensando nisso, listei 8 dicas para a vida de casada que são importantíssimas para te ajudar a se adaptar com mais facilidade a sua nova realidade.

Lembrando que essas dicas são baseadas em experiências e também, em pesquisas e estudos.

Conheça as 8 Dicas Para a Vida de Casada que Vão Mudar o Dia a Dia de Vocês

Entenda porque cada item das 8 dicas para a vida de casada é tão importante, e pratique-as com o seu parceiro.

Aos poucos você perceberá o quanto a relação de vocês estará fluindo bem e os contratempo resolvidos com tranquilidade.

# Vida de Casada 1:  Crie uma Planilha Financeira Compartilhada

Uma das coisas que mais costumam ocasionar dificuldades no início de uma vida a dois são as questões financeiras.

Isso porque as finanças já não são mais individuais, sendo que antes, talvez no máximo vocês dividiam os gastos de uma viagem ou quem sabe de um ou outro jantar.

Agora dependendo de como é o acordo entre o casal, essa regra das finanças do casal pode mudar, e o mais comum é que se ambos trabalham, ambos paguem as contas provenientes do lar e do casal, como: compras de supermercado, contas de consumo, custos para manutenção do lar, IPTU, etc.

Na verdade essa é uma questão que já precisa começar a ser pensada antes mesmo do casamento ocorrer, mas como é na prática que muitas vezes nós percebemos, de fato, a dificuldade de alguma situação, pode ser que só depois de casados vocês percebam que as finanças têm causado alguma dificuldade para ambos.

A sugestão aqui é apostar em uma planilha para controlar as finanças do casal, pois, esse tipo de controle proporciona transparência e também tranquilidade, uma vez que ambos estarão cientes do que estão pagando e do quanto estão pagando, podendo utilizar essa planilha para manter um planejamento para as contas dos meses seguintes, e para as reservas de dinheiro do casal.

Dica extra: no post “Finanças para casais” você encontra mais dicas e a planilha financeira para download.

vida de casada blog vida de esposa

# Vida de Casada 2: Conversem e Decidam Sobre as Tarefas Domésticas Compartilhadas

Se o orçamento do casal não criar nenhum conflito logo de início pode apostar que a divisão das tarefas domésticas provavelmente criará.

Esse costuma ser um dos temas mais abordados nas terapias de casais, e uma das reclamações mais comuns entre os recém casados.

O que acontece a respeito disso, é que devido aos hábitos adquiridos enquanto ambos eram solteiros, o casal tende a sentir dificuldades para se adaptar a uma nova rotina, que agrega responsabilidades que ambos não tinham na vida de solteiro.

Se um dos dois chegou a morar sozinho antes de se casar, pode ser mais fácil, pois, pode ser que já tenha o costume de executar atividades domésticas, e faça isso naturalmente.

Mas caso contrário, é preciso um período de adaptação para que haja consciência quanto a necessidade de manter a execução regular dessas tarefas, e de que as mesmas precisam ser compartilhadas por ambos.

Por isso, é muito importante que isso seja conversado com clareza e objetividade, quantas vezes for preciso para que o casal possa ir se ajustando à rotina.

Uma ferramenta que pode ser útil e que tem surtido efeito para alguns casais, é criar uma agenda com as tarefas, incluindo o dia de executar cada tarefa e quem é responsável por cada uma.

Essa agenda pode inclusive ser fixada na porta da geladeira, para que seja visível para ambos, o tempo todo.

Assim, dificilmente vocês esquecerão de alguma tarefa, e a casa estará sempre organizada e limpa.

Mas, independente de qualquer coisa, lembre-se que é necessário um período de adaptação para ambos de acostumarem com as novas responsabilidades de vida de casados, portanto, paciência e dedicação são fundamentais.

E claro, não briguem por isso! Escolha suas batalhas. Algumas brigas não valem a pena. Tente resolver problemas pequenos e cotidianos com conversa e paciência.

Problemas cotidianos merecem uma boa conversa – firme – de maneira leal, sem usar a comunicação destrutiva. Deixe para “brigar” por problemas reais graves. Evite o desgaste do seu casamento.

rotina vida de casada

# Vida de Casada 3: Crie uma Rotina de Limpeza da Casa e da Roupa

Evite criar o hábito de deixar as tarefas domésticas acumularem. Isso vai gerar um desgaste totalmente desnecessário e que poderá acabar se tornando um motivo de desentendimento entre o casal.

Isso porque ninguém vai se responsabilizar por ter deixado as tarefas acumularem, da mesma forma que os dois ficarão desanimados por ter que fazer o serviço dobrado.

Distribua as tarefas durante a semana, de forma a não pesar um dia só.

Por exemplo: toda segunda-feira trocar a roupa de cama, toda terça-feira lavar a roupa branca, toda quinta-feira faxinar a casa, etc… Crie um esquema conforme seus horário e rotina e habitui-se a cumpri-lo. A vida de casada ficará mais fácil assim.

Portanto, mantenha uma rotina regular para sempre fazer aos poucos. Assim, vocês acabarão tendo a sensação de que essas tarefas dão muito menos trabalho, e terão mais tempo livre juntos.

vida de casada casamento esposa

# Vida de Casada 4: Congele Coisas Saudáveis

Pensando também na saúde e bem-estar do casal, além da praticidade, procure manter algumas facilidades na hora de se alimentar, como por exemplo, preparar alguns alimentos e congelá-los, como alguns legumes, molhos, feijão, carnes e outros tipos de comidas que dê para congelar.

Tire um domingo para fazer tudo e congele para o mês inteiro! Funciona bem comigo. Se quiser este tipo de dica de cozinha acesse este post.

dicas de cozinha congelar molho feijão frango
Na minha geladeira: feijão, frango desfiado e molho à bolonhesa congelados para o dia a dia

Você também pode manter saladas e vegetais limpos e armazenados em porções na geladeira. É muito prático chegar em casa do trabalho e já ter uma saladinha pronta! 🙂

Isso fará com que vocês percam muito menos tempo na hora de preparar as refeições, visto que com a correria do dia dia, se os dois trabalham fora, ambos chegam em casa cansados, e consequentemente, tem pouca disposição para preparar o que comer.

Vocês estarão zelando pela saúde física e também emocional do casal, afinal, vocês vão economizar tempo na hora de preparar comida e terão mais tempo para ficar juntos.

Além disso, quando se programa antecipadamente o que vai comer, você consegue programar coisas saudáveis, evitando assim, o ganho de peso depois do casamento.

Quando não se programa, a chance de pedir uma pizza ou comer aquela caixinha industrializada de lasanha é grande! Fuja disso!

Dê o play para aprender a fazer um molho à bolonhesa para o dia a dia:

Aproveite para se inscrever no canal!

# Vida de Casada 5: Faça uma Lista de Supermercado

Hoje em dia seja você casado ou solteiro, simplesmente não dá para ir ao supermercado sem uma lista.

Isso porque tudo tem se tornado muito caro, e se você não tiver objetividade na hora de fazer as suas compras e até controle, pode ser que você saia do supermercado com muito mais coisas do que você realmente precisa e acabe gerando um desfalque extra no seu orçamento.

Os recém casados podem ter dificuldades quanto ao que e quanto comprar. Logo que casamos não temos a noção exata de quanto de alimento, produtos de higiene e produtos de limpeza, um casal consome em um mês.

Portanto, a dica é comprar muito pouco de cada coisa e ir anotando conforme cada item seja necessário.

De modo que você possa fazer as compras exatamente na medida certa, evitando gastar mais e também, evitando que os alimentos estraguem e que você acabe tendo prejuízo por ter que jogar tudo fora. Portanto, faça sempre uma lista!

vida de casada blog

# Vida de Casada 6: Organize com Método os Armários, Guarda-roupas e a Despensa

Organização para mim é fundamental! Há um tempo atrás fiz um curso de personal organizer e isso realmente mudou minha vida.

Minha dica é preze pela organização da casa logo no início do casamento.

Pois, se um dos dois se acostumar a viver em meio a bagunça, dificilmente com o tempo esse hábito mudará. Portanto, é imprescindível que isso se torne um hábito do casal desde o começo do casamento.

Mantenha sempre o guarda-roupas, os armários, gavetas e a despensa organizados.

Da maneira que for mais prático para o casal, por isso, combine com o seu parceiro a melhor forma de fazer isso para ambos.

E lembre-se sempre de reforçar a importância de manter essa organização.

Porém, não seja extremamente rígida e não tente impor os seus modos, pois, pode ser que isso cause um desgaste desnecessário no começo do casamento de vocês.

Dê o play para aprender um pouco sobre organização do guarda-roupa:

Aproveite para se inscrever no canal!

# Vida de Casada 7: Combinem as Visitas aos Parentes

Outro ponto que pode acabar causando algum desconforto no casal, é a questão de que logo no início do casamento os dois possam querer ir o tempo todo visitar a família.

Isso é normal, afinal leva um tempo até ambos se adaptarem a nova rotina, e, consequentemente, a distância repentina das pessoas com as quais pode ser que vocês conviveram durante toda sua vida até agora, cause um certo desconforto no início.

Então, para que não aconteça de os dois quererem ir na casa de seus pais no mesmo dia e hora e acabar não dando para ir juntos, ou pode ser que não isso não seja um problema mas, se um dos dois ficar tempo demais e com grande frequência na casa dos pais, deixando o parceiro um pouco de lado, pode ser que causei algum incomodo no parceiro.

Por isso, é importante conversar sobre como essas visitas serão feitas e combinar com o seu parceiro, como vocês farão essas visitas, de um modo que seja agradável para ambos e não atrapalhe a vida de casados de vocês.

# Vida de Casada 8: Mantenha Sempre um Diálogo Aberto

Comunicação é um dos maiores problemas no relacionamento, segundo uma enquete que fiz com as leitoras na comunidade vip Esposas Online.

Não economize nas conversas que vocês precisarão ter. Manter um diálogo aberto e transparente é essencial para que o casal possa expor as opiniões de cada um, e chegar em um acordo em comum.

Conversem sobre tudo: sonhos, financeiro, filhos, familiares, expectativas, sobre o trabalho um do outro e sobre a rotina do dia a dia.

antes do casamento dialogo conversa

Portanto, seja objetivo, transparente, humilde e sincero; e sempre opte por esclarecer todo e qualquer mal entendido ou dúvida.

Isso vai permitir que o casal desenvolva uma sintonia e um companheirismo cada vez maiores, de modo que todo e qualquer contratempo que possa surgir, possa ser facilmente resolvido.

É muito importante que o casal converse sempre, para que possam se manter alinhados e compreendidos.

Esposas, Sejam felizes!

Aproveite todas essas 8 dicas para a vida de casada e comece o seu casamento com o pé direito!

Faça cada passo com determinação e dedicação e você verá que vocês tirarão toda e qualquer dificuldade de letra.

Se você gostou destas dicas ou se há algo mais que você gostaria que eu tivesse citado, não esqueça de deixar os seus comentários logo abaixo, vou adorar saber!

Beijo grande,

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

120 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *