Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Comunicação no Casamento: 9 Dicas para Melhorar a Comunicação do Casal

Como deve ser a comunicação do casal? E como a falta de comunicação afeta o relacionamento?

Há quem diga que viver é fácil, o difícil mesmo é conviver.

E há também quem concorde plenamente com isso, porque hoje em dia, as pessoas acabam se tolerando menos, seja em consequência da correria do dia dia de cada um, ou mesmo devido a tão comum falta de dedicação ao próximo.

Um tempo atrás, fiz uma enquete no grupo privado das Esposas Online e  a opção “falta de comunicação no relacionamento” foi a mais escolhida dentre as atitudes que podem abalar um relacionamento. Em segundo lugar, ficou “falta de interesse pelo outro”, em seguida de “falta de paciência e tolerância”, entre outras opções.

Mas no casamento, isso tem que ser tratado com urgência, e saber como melhorar a comunicação do casal, é muito importante.

Afinal, para evitar tudo isso e quaisquer tipos de desentendimentos, e em qualquer relacionamento, é imprescindível que haja muito diálogo.

Conversar é sempre o primeiro passo (e com certeza o mais importante!), para resolver indisposições de qualquer tipo.

Mas como melhorar a comunicação entre o casal? Como melhorar a comunicação no casamento?

Dicas de Como Melhorar a Comunicação do Casal

Trouxe para você algumas dicas para manter um bom relacionamento, através de sugestões incríveis de como melhorar a comunicação do casal.

Analise cada uma dessas dicas e pratique-as! Comprove você mesmo a eficácia de uma boa comunicação no relacionamento.

Portanto, se você está em busca de soluções para melhorar diálogo seu e do seu amor, vamos as dicas:

#1 Comunicação do Casal: Seja clara, sem indiretas

Ao contrário das mulheres, os homens simplesmente não entendem as entrelinhas. Homens são de natureza mais objetiva.

Portanto, se tem algo que você precisa dizer, seja alguma dificuldade em relação a ele, alguma coisa que você não gostou e que deseja que ele melhore, ou qualquer outro tipo de assunto, simplesmente diga.

Afinal, não vai adiantar nada se você ficar dando indireta, e isso ainda pode piorar o clima entre vocês.

Pois, ele não somente não entenderá, como provavelmente poderá desviar ainda mais o assunto, e sem fazer isso de propósito, embora você, provavelmente fique ainda mais decepcionada e confusa.

Portanto, não economize nas palavras e diga claramente o que você quer dizer.

Com certeza a conversa será muito mais produtiva e você resolverá a situação muito mais rápido.

comunicacao no casamento namoro

#2 Comunicação do Casal: Conversem sobre tudo!

Conversem sobre tudo: sonhos, filhos, rotina, trabalho e o que der vontade!

É muito importante que desde o início do relacionamento de vocês, todas as expectativas de ambos estejam claras e alinhadas para não atrapalhar a relação.

Isso porque, se logo no início você souber que ele não quer ter filhos, enquanto você sempre sonhou com a molecada correndo pela casa, é melhor que já decida logo no início se vale a pena insistir nesse relacionamento.

Pois, após estarem extremamente envolvidos, acaba sendo muito mais difícil cobrar qualquer questão relativa a divergência de opiniões entre o casal.

Por isso, é super importante sempre deixar claro as opiniões, preferências, desejos, expectativas e tudo o mais o que cada poder expor sobre si.

Um casal que conversa sobre tudo, sendo transparente e deixando o outro sempre ciente do que espera, pensa e como se sente, só tem a fluir positivamente e dar cada vez mais certo.

Afinal o casal está alinhado e caminhando para um mesmo rumo. Além disso, é sempre muito gostoso chegar em casa e ter com quem compartilhar sobre como foi o dia, ou mesmo desabafar alguma questão, pedir algum conselho, enfim.

Por isso, coloque o companheirismo e a cumplicidade que todo casamento deve ter em prática, e fale. Fale sempre!

Permita que seu parceiro saiba tudo sobre você, e encoraje-o a falar tudo sobre ele.

Quanto mais se conhecerem, melhor!

como melhorar a comunicacao no relacionamento

#3 Comunicação do Casal: Ele não é obrigado a adivinhar os seus desejos

Que ninguém é igual a ninguém, é fato. Por mais que o seu parceiro seja o seu par perfeito, feito sob medida para você, com certeza ele é muito diferente de você em muitas e muitas coisas.

Isso porque estamos falando de pessoas diferentes, que tiveram criações diferentes, em famílias diferentes, com costumes e hábitos diferentes, e quem sabe até mesmo, em épocas diferentes, dependendo da diferença de idade entre vocês.

Por isso, você não pode esquecer que por mais que a sintonia de vocês esteja sempre em alta, vocês são pessoas diferentes e não há como um entender e saber sempre o que se passa com o outro.

Inclusive, se você tem vontade que ele faça surpresas românticas para você, peça-o! Exponha esta vontade! Jogue a bola para ele fazer o gol! 🙂

Então se quiser pedir alguma coisa peça claramente, não espere que o outro adivinhe o que você quer, porque isso pode acabar incomodando você e deixando-o desconfortável.

comunicacao do casal

#4 Comunicação do Casal: Não especule: pergunte quando tiver alguma dúvida!

Quando a gente se da ao trabalho de especular alguma coisa, ao invés de ir direto assunto, isso abre margem para que, dependendo do seu humor e do seu estado emocional, você acabe interpretando tudo com base em como você está se sentindo, o que pode acabar distorcendo completamente a realidade.

Mente de mulher é fértil, né? Posso falar inclusive por mim! rs…

Isso pode fazer, com que uma simples situação que poderia ser entendida facilmente e ser resolvida com uma conversa rápida e objetiva, seja transformada em um imenso problema, cujo muitas vezes pode ser bem difícil de resolver.

Por isso, se você suspeita de qualquer coisa ou tem alguma dúvida, apenas pergunte.

Escolha um local e um momento oportuno, e de preferência quando você estiver tranquila e calma, para que a conversa flua da melhor forma, sem que ninguém se exalte; e vá direto ao ponto.

conversa de casal

#5 Comunicação do Casal: Escolha as palavras para se comunicar – mais doçura, menos grosseria

Como diz o ditado: “Toda ação gera uma reação”. Por isso, se você não está disposta a receber uma invertida, não fale de qualquer jeito.

Afinal, por mais que a pessoa te ame, qualquer um que é tratado com desrespeito e grosseria tende a reagir no mesmo tom, até porque, é preciso respeito e amar a si mesmo em primeiro lugar.

E por outro lado, gentileza gera gentileza, não é mesmo? Portanto, capriche em um diálogo carinhoso, compreensível, empático e educado.

#6 Comunicação entre o Casal: Mantenha uma rotina de conversas

Manter uma rotina de bate-papo com o seu companheiro é muito importante.

Pois, cada vez que você deixa de falar de você, e deixa de dar atenção para ouvir o que ele tem a dizer sobre ele, a tendência é que o relacionamento vá esfriando, e até mesmo o interesse pelo outro pode entrar em jogo, visto cada um se fecha em seu casulo, sem permitir que o outro participe.

Sem contar, que quanto mais vocês conversarem, mais um sentirá confiança no outro, e como consequência, um passará a se sentir cada vez mais à vontade para se abrir com outro.

conversa entre casal

#7 Comunicação entre Casal: Pare para escutar

Nada mais desagradável do que você tentar conversar com alguém, enquanto está evidente que a pessoa não está prestando atenção, seja porque está olhando para outro lado ou porque enquanto você está falando ela está totalmente dedicada a fazer outra coisa, ou até mesmo falando com outras pessoas.

Por isso, não faça isso com ninguém, muito menos com seu parceiro. Quando ele estiver disposto a conversar com você ou se ele estiver precisando conversar com você, pare o que estiver fazendo e dedique o seu momento para essa conversa.

É claro que caso você esteja fazendo algo que não dê para adiar, outro diálogo honesto precisa acontecer, no qual você dirá que infelizmente não pode parar naquele momento e perguntar se tudo bem para o seu parceiro se vocês conversassem depois.

Porém, tenho cuidado para não fazer isso em qualquer situação, mas somente para o caso de você estar fazendo algo realmente inadiável.

oração do casal

#8 Comunicação do Casal: Desculpe-se quando necessário

Uma das coisas mais importantes na personalidade de qualquer ser humano é a humildade. A humildade abre portas, aproxima pessoas e facilita significativamente a vida de todos, proporcionando mais empatia e gentileza no cotidiano das pessoas.

Uma das maiores evidências do nível de humildade, alguém pode ser avaliado no quanto essa pessoa está disposta a se desculpar quando reconhece um erro.

Infelizmente vivemos numa sociedade cada vez mais individualista e prepotente, e é triste ver que as pessoas tendem a cada vez mais defender os seus próprios pontos de vistas, doa a quem doer.

Discordar não é errado, mas desrespeitar sim. É possível observar que as pessoas têm confundido isso com frequência. Por isso, pratique a sua humildade, pois, o mundo precisa disso e o seu relacionamento também.

Aliás todo e qualquer relacionamento precisa de humildade, e precisa que as pessoas reconheçam quando estão erradas e voltem atrás às vezes, por mais que isso possa parecer difícil num primeiro momento.

Além disso, pedir desculpas costuma ser mais difícil na primeira vez, mas quando você pedir desculpas e sentir a sensação libertadora que essa atitude traz, é uma tendência quase natural que você se acostume a se desculpar sempre que a sua consciência te dizer que você deve fazer isso.

antes do casamento dialogo conversa sexo no casamento

#9 Comunicação no Casamento: Entenda as 5 linguagens do amor!

Cada um tem uma forma de compreender o amor! Muitas pessoas demonstram o amor da maneira errada para seus parceiros e não sabem por que eles não se sentem amados.

Você precisa entender que existem diferentes linguagens de amor e que cada pessoa entende o amor de uma maneira diferente.

Li um livro recentemente, o best-seller “As 5 linguagens do amor, de Gary Chapman” que fala sobre isso.

Posso me sentir amada ouvido palavras amorosas; ou recebendo um cafuné; ou recebendo uma ajuda para lavar  a louça; ou recebendo presentes, enfim…

Cada um tem uma forma de se sentir amada, preenchida. Entre no post que escrevi sobre este tema e conheça mais sobre as formas de amar.

Comunicação do Casal: Melhore já a Comunicação do seu Relacionamento!

É muito importante manter um diálogo saudável e constante em sua relação. Muitas outras qualidades também são imprescindíveis para que a relação dê certo, como lealdade, cumplicidade, confiança e compreensão – e a comunicação melhora todas elas.

Por isso, quanto mais diálogos houver, mais essas qualidades (e muitas outras!) serão fortalecidas no seu relacionamento.

Se você concorda com essa opinião e se você gostou da matéria, não hesite em deixar os seus comentários e opiniões aqui! Conte para nós como é o diálogo no seu relacionamento.

Mas, se você buscou por essas dicas, é porque acredito que você sente precisa melhorar.

Por isso, conte comigo para mais essa ajuda, e caso queira mais alguma informação ou explorar mais algum desses itens, escreva nos comentário! Será um imenso prazer responder!

Beijo grande,

Blog Casadas Esposas Online Ticinha Medeiros

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, fisioterapeuta, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

130 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *