Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Teste de ovulação: Guia completo sobre o teste de fertilidade

Se você está começando os planos da gravidez, entender mais sobre o teste de ovulação é algo importante!

Afinal, a ovulação é um dos assuntos principais já que, é nessa etapa do ciclo menstrual, que a mulher estará no seu período fértil.

Mas, é preciso entender bem do que se trata e como funciona, até porque, alguns fatores como a ansiedade podem atrapalhar o ciclo feminino e, é nessa hora que o teste de ovulação pode ajudar.

Ao realizar o teste e detectar o aumento do hormônio luteinizante (LH) o casal consegue garantir uma maior precisão dos dias em que deve acontecer a relação sexual e, portanto, aumenta as chances de gravidez.

A ovulação é um processo fisiológico que acontece no ciclo menstrual, geralmente, uma vez no mês. Primeiro acontece o aumento do hormônio luteinizante (LH) e, entre 24 a 48 horas posteriores, ocorre a ovulação (entre os dias 12 e 16 do ciclo em média – podendo variar de mulher para mulher. No meu caso, ocorre no 18º, por exemplo).

Nesse período, os ovários são estimulados pelo LH a liberar o óvulo; favorecendo a fecundação.

Enfim, tentantes, acompanhe o conteúdo e saiba mais!

Índice

  1. O que é teste de ovulação ou de fertilidade?
  2. o que é LH e qual a sua função?
  3. A fisiologia do ciclo menstrual
  4. Tipos de teste de ovulação
  5. Vantagens dos testes de ovulação
  6. Desvantagens dos testes de ovulação
  7. Conclusão

O que é teste de ovulação ou de fertilidade?

teste ovulação
O que é teste de ovulação ou de fertilidade?

Com o advento da tecnologia na área da saúde, o teste de ovulação surgiu e tornou possível detectar os dias mais férteis do ciclo menstrual, aumentando significativamente as chances de gravidez. Basta entender como funciona e colocar em prática!

O teste de ovulação auxilia na detecção dos dias mais férteis medindo as alterações dos níveis de LH (Hormônio Luteinizante) que é o principal hormônio da fertilidade e tem uma quantidade significativa aumentada nos dias de maior fertilidade.

Assim, você pode contar com um método muito mais preciso para providenciar o tão desejado bebezinho, do que o método de tabelinha ou a medição da temperatura corporal, que são outros métodos existentes para identificação dos dias de ovulação.

Mas afinal, o que é LH e qual a sua função?

Quando se fala em fertilidade, o LH (Hormônio Luteinizante), é um dos mais importantes hormônios presentes no período fértil. Enquanto no homem, a importância do LH se dá na produção dos espermatozoides e da testosterona.

Nas mulheres a sua principal função é a de amadurecer os folículos e tornar o óvulo propício para a fecundação. A sua presença em maior concentração no organismo, durante o período fértil, justifica o uso do teste como aliado nas tentativas de engravidar.

A fisiologia do ciclo menstrual

Em resumo, o ciclo feminino é basicamente dividido em: Fase Folicular e Fase Lútea.

  • Fase Folicular: é a fase do ciclo menstrual que começa no 1º dia de sangramento até imediatamente antes da elevação do hormônio luteinizante (LH), que leva à ovulação. Tem a duração de 12 a 16 dias em média.
  • Fase Lútea: é a fase do ciclo menstrual que começa com a formação do corpo lúteo (do dia em que ocorre a ovulação até o 1º dia do próximo ciclo menstrual (menstruação). Tem a duração de 14 dias em média.

Fases do ciclo menstrual

No início (na fase folicular), quando a menstruação ocorre, há liberação de pequenas quantidades do hormônio FSH e LH, que juntos provocam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos (o folículo ovariano é como se fosse a “casinha” do óvulo, sabe?).

O crescimento destes folículos no ovário induz o aumento da produção do hormônio estrógeno. O hormônio é secretado aos poucos, atingindo o seu pico aproximadamente na metade do ciclo.

A concentração alta do estrógeno inicialmente reduz o pulso de FSH e LH e, em seguida, provoca um aumento súbito destes dois hormônios, estimulando a ovulação (ruptura do folículo, a “tal casinha”, com liberação do óvulo).

Após a ovulação, os elementos residuais do folículo rompido formam o corpo lúteo no ovário, que secreta estrogênio e progesterona, com o objetivo de manter a gestação, até que a placenta possa assumir esta função.  Nós somos uma máquina perfeita em plena harmonia, né?

fases ciclo menstrual

Imagem: Artigo Reprodução Humana

Depois que o óvulo é liberado, ele se move pelas trompas de Falópio na direção do útero. O óvulo sobrevive 24 horas após a ovulação. Já vi estudo que relata até menos, 12 horas! (sem desespero, tentantes, rs…) Como a natureza é perfeita, a sobrevivência do esperma já varia mais, entre 3 a 5 dias!

Então, os dias antes da ovulação e o dia da ovulação em si são seus dias férteis – quando é mais provável que você engravide.

Tipos de teste de ovulação

Aliado das mulheres que desejam engravidar, estão disponíveis no mercado farmacêutico dois tipos de teste de ovulação.

Em um dos testes o material utilizado é a saliva. Já no outro utiliza-se a urina.

São testes facilmente encontrados nas farmácias e se realizados de maneira correta, de acordo com as instruções, têm uma precisão de 90%. Ambos são simples de usar e costumam apresentar o resultado em poucos segundos.

Teste de ovulação pela urina

teste de ovulação positivo

Semelhante a um teste comum de gravidez, o teste de ovulação pela urina é um bastão que ao entrar em contato com a urina, muda de cor.

Nas instruções do teste existe uma tabela de comparação de cores para a referência, de modo que ficará fácil para você identificar se está ou não no período de ovulação. Basta seguir as instruções do teste e conferir se a quantidade de LH presente na urina está aumentada ou não.

Em geral, no Brasil, as caixas vêm com 5 testes e as instruções devem ser seguidas de maneira exata para garantir o resultado esperado. Você pode encontrar também, caixas com 50 testes ou mais nos EUA, como da marca Premom, o que garante um medição mais frequente, facilitando conhecer melhor o comportamento do seu ciclo.

Existem também os testes com visores digitais que indicam a fertilidade através de mensagens, porém são de maior custo e oferecem o mesmo resultado que os testes comuns.

Como fazer o teste de ovulação pela urina

Como fazer teste de ovulação urina
Como fazer teste de ovulação pela urina?

Imagem: Easy Home

No caso do teste de gravidez, muitas mulheres apenas colocam o bastão de teste em contato com o jato de urina (dependendo do tipo do teste, claro).

Mas no caso do teste de ovulação é importante inserir o bastão dentro de um recipiente com a urina recém coletada e aguardar alguns segundos. Após 5 minutos, você terá o resultado (é similar ao teste de gravidez).

Lembrando que se o resultado for positivo, o casal deve ter relações sexuais durante os dias seguintes, para aumentar as chances de fecundação do óvulo. É importante ressaltar que esse teste não indica gravidez e sim, que ocorreu o aumento do LH, conforme citado anteriormente.

Qual o melhor horário para fazer o teste de ovulação da urina?

Diferente do hormônio que indica a gravidez que é produzido com maior quantidade pela manhã, a maior intensidade do LH se dá entre 10 horas da manhã e 19 horas. Então esse são os melhores horários para se realizar o teste.

Após o pico do LH estima-se que em 24 a 48 horas, acontecerá a ovulação. Considerando que o espermatozoide sobrevive por até 3 dias após a relação, quando o teste dá positivo a relação deve acontecer para que haja a fecundação do óvulo e o bebê seja encomendando!

Por experiência, a minha recomendação é que não se faça o teste com a urina muito diluída, ou seja, quando a urina está muito clarinha, sabe? Então minha sugestão é não ingerir muitos líquidos por 2 horas antes do teste.

Teste de ovulação pela saliva

teste de ovulação saliva

Apesar de pouco conhecido (eu mesma nunca usei), o teste de ovulação pela saliva existe e dispõe de um interessante custo-benefício, caso seja necessário usá-lo mais de uma vez.

Mas como ele funciona? Quando a mulher está no período fértil, o aumento do estrogênio e do LH aumenta a produção de mucina e sódio na saliva, ou seja: quanto mais fértil, maior quantidade desses cristais são produzidos e encontrados na saliva.

O seu custo é mais alto em relação ao de urina porque ele contém lâminas de vidro e um mini microscópio, para que se faça a observação das células e a identificação dos cristais. Porém, não é descartável como o teste de urina, podendo ser utilizado sempre que necessário.

Como é feito o teste de ovulação de farmácia da saliva?

A saliva é coletada e depositada em uma lâmina. É necessário aguardar o tempo para que todo o líquido evapore e a leitura da lâmina seja feita de maneira eficaz.

Na lâmina do microscópio serão observados itens no formato de folhas de samambaia, caso esteja ocorrendo a ovulação. Quanto maior a quantidade de sais corporais (observados através dessas ”folhas”) forem encontrados na lâmina através do mini microscópio, mais fértil a mulher estará.

Cuidado com o teste de saliva

Para se obter a precisão de 98% indicada pelo teste são necessários alguns cuidados ao realizá-lo, como por exemplo:

  • Ao manipular a lâmina para coletar a saliva, as mãos devem ser devidamente higienizadas, para que não haja contaminação e o resultado seja alterado.
  • Duas horas antes do teste não é permitido comer e nem beber nada, nem mesmo água. O consumo de qualquer alimento ou bebida atrapalhará a visualização das células na lâmina, podendo mascarar o resultado obtido.
  • A lâmina deve ter todo o líquido da saliva evaporado. O tempo descrito para a secagem correta geralmente está descrito na bula, e obedecê-lo é imprescindível para obter o resultado esperado.

Vantagens dos testes de ovulação

Vantagens dos testes de ovulação
Vantagens dos testes de ovulação

A gravidez é sem dúvida, o sonho da maioria das mulheres! O teste de ovulação pode ser um grande aliado na hora de tentar uma gravidez, por isso, pensando em trazer esse conteúdo para te dar uma forcinha! 😉

Mas não esqueça que a gravidez só acontecerá se ocorrer a ovulação, e ela ocorre em apenas um dia do ciclo menstrual, geralmente.

Assim, a maior vantagem de fazer esse teste é a de que as relações sexuais ocorrerão no período propício e isso com certeza aumentará as chances de a gravidez acontecer.

Por experiência, descobri, com os teste de ovulação, que minha ovulação não ocorria no 14º, como a maioria das mulheres, e sim entre o 18º e 20º dia do ciclo. Confirmei isso posteriormente com  ultrassons transvaginais seriadas, exame realizado para acompanhar o crescimento do folículo ovariano e a data da ovulação. PENSA no tanto de oportunidades que perdi antes de descobri isso, rs…

Dentre as principais vantagens do teste de ovulação, destacamos:

  • O de urina é um teste simples e barato, não impactando no orçamento do casal;
  • Você pode ter um coito programado;
  • Você poderá identificar o dia mais propício de engravidar;
  • O resultado é rápido e facilita o acompanhamento do ciclo;
  • O teste é muito simples de ser feito;
  • Você conhecerá melhor o comportamento do seu corpo;
  • Sabendo que está no período de ovulação, basta preparar uma noite bem romântica e deixar o resto acontecer naturalmente!

Desvantagens dos testes de ovulação

De fato, a gravidez é uma questão delicada para algumas mulheres. As inúmeras tentativas sem sucesso as deixam inseguras e ansiosas, quando a gravidez não acontece no tempo esperado.

Apesar do teste de ovulação melhorar as chances da concepção, se a mulher tiver algum problema de saúde que impacte na ovulação, o teste não será de muita serventia e nesse caso, poderá ocorrer frustração –  afinal, o teste de ovulação POSITIVO não é garantia de ovulação, E SIM, que houve um pico do hormônio LH.

Conclusão

Com todas essas informações, esperamos te ajudar a entender mais sobre como aumentar as suas chances de engravidar e como fazer o teste de ovulação ou teste de fertilidade, também assim chamado.

Afinal, esse teste é fundamental para verificar o aumento do hormônio luteinizante (LH).

Tenha em mente, no entanto, que o teste de ovulação é uma ajuda para engravidar, mas a consulta com um médico especializado nunca deve ser descartada, caso você tenha dificuldades para conseguir engravidar rápido. Pode ser que seja necessário algum tratamento específico, que o seu médico irá orientar.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Lembrando que se ouvir alguma dúvida, sugestão ou comentário, não deixe de escrever aqui!

Teremos sempre muito prazer em ajudar nossas leitoras a realizar seus sonhos! #tamosjuntas

Além disso, quer sugerir um tema para o próximo artigo? Deixe a sua sugestão aqui!

blog esposas online mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Blog Esposas Online

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

133 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *