Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Como melhorar o relacionamento: 11 dicas e soluções

Não se preocupe se você acha que precisa melhorar o relacionamento! Quem vive uma relação amorosa sabe que a rotina pode acabar tomando conta da vida do casal.

Os encontros, as conversas e as trocas, giram ao redor das questões do dia a dia. Muitas vezes, sem perceber, acabamos deixando de demonstrar a importância do companheiro na nossa vida. Saiba que isso não está acontecendo só com você!

Com o passar do tempo é normal algumas mudanças nos hábitos, ainda mais morando junto com os nossos parceiros. Por isso, temos dicas e soluções simples que podem melhorar o relacionamento conjugal.

Pequenos cuidados certamente podem recuperar o melhor do relacionamento. Além de nos relembrar porque decidimos compartilhar a vida com aquela pessoa. Confira as dicas a seguir.

Como melhorar o relacionamento conjugal?

Como melhorar o relacionamento conjugal?
Como melhorar o relacionamento conjugal?

A primeira dica para melhorar o relacionamento é: tenha uma conversa sincera com você mesma! Tente entender o que você acha que mudou na vida a dois e pense qual tipo de relação você gostaria de ter.

Um bom caminho para isso é observar o seu próprio comportamento. Isso te ajudará a entender o quanto a responsabilidade de melhorar o relacionamento é sua e o quanto é do seu companheiro.

Lembre-se de que melhorar o relacionamento é uma tarefa que deve envolver o casal. Sozinha, você dificilmente conseguirá salvar a relação.

Então, faça uma boa análise de como era a situação e como está agora, e procure entender onde vocês querem chegar. Toda ação tem uma reação, então, se você mudar para melhorar, o resultado tem tudo para ser positivo.

O que significa um bom relacionamento?

O que significa um bom relacionamento?
O que significa um bom relacionamento?

Antes que eu me esqueça, aproveito para te passar uma dica de amiga.
Mesmo com tudo isso, é muito importante entender a cabeça dos homens.

Uma hora ou outra, você vai precisar de dar um presente para seu esposo, namorado ou até mesmo para o seu pai — mesmo fora de ocasiões especiais. Mas você tem que acertar no presente.

Por isso eu criei esse e-book com mais de 100 ideias de presentes para homens Nesse link tem a lista completa.

SUPER LISTA com ideias de presentes para homens. Faça download aqui.

Ebook 101 ideias de presentes para homens - Esposas Online

Perguntamos PARA ELES... "O que vocês gostariam de ganhar de presente da sua namorada ou esposa?". As respostas estão nesse guia completo com 101 ideias de presentes para homens...
101 Presentes com imagens e links.

Continuando...

Quando falamos em melhorar o relacionamento, nós temos que levar em conta que cada relacionamento é um mundo particular.

Ou seja, cada casal vive uma realidade diferença e isso tem tudo a ver com a saúde da relação. Mesmo com toda a diversidade, alguns sentimentos devem existir em TODOS os relacionamentos.

Sendo assim, podemos dizer que um bom relacionamento precisa de:

  • Respeito;
  • Tolerância (muuuuuito importante);
  • Confiança;
  • Empatia;
  • Harmonia;
  • Leveza;
  • Sonhos em comum;
  • Torcida mútua.

O que é preciso para ter um relacionamento saudável?

O que é preciso para ter um bom relacionamento?
O que é preciso para ter um bom relacionamento?

Se você acha que está faltando alguns dos itens anteriores, esse pode ser o momento certo para melhorar o relacionamento.

Talvez agora você esteja pensando: eu quero melhorar, o que mais eu preciso para ter um bom relacionamento? Pode ficar tranquila que vamos ajudar você nessa missão.

Se o objetivo é REALMENTE melhorar o relacionamento, você vai precisar investir, e até reativar, alguns sentimentos e comportamentos. Para começar, pense sobre como vocês estão cuidando um do outro.

Pode não ser fácil identificar que você também deixou alguns hábitos de lado, mas perceber isso é muito importante.

Para conseguir confiança, empatia, respeito e tudo que listamos antes, será preciso investir em:

  • Muita parceria;
  • Ajuda mútua no dia a dia;
  • Carinho e desejo;
  • Admiração pelo outro;
  • Intimidade saudável.

11 dicas para melhorar o relacionamento

Preparamos uma lista com 11 dicas e soluções práticas para recuperar o melhor do seu relacionamento. Agora que você já sabe o que define um bom relacionamento ficará mais fácil.

Se você já entendeu o que precisa melhorar na sua relação, descubra como fazer isso no dia a dia.

1. Faça pelo menos uma refeição por dia juntos 

melhorar o relacionamento dicas

Qual foi a última vez que vocês montaram uma mesa bonita para uma refeição em casa? Ou que saíram para jantar sozinhos sem ter o que comemorar?

Vocês dão atenção um ao outro ou dividem esses momentos com o celular e a televisão? Pense nisso e crie o hábito de fazer ao menos uma refeição do dia juntos, sem outras distrações. (Sim!!! Deixe o celular longe e não ligue a tv)

Se os horários não batem, pensem juntos em mudanças viáveis. Um dos dois pode acordar mais cedo para começar o dia com um bom café da manhã em casal.

Ou quem estiver com horários mais flexíveis pode marcar um almoço próximo do trabalho do outro. Preparem um jantar especial com o prato preferido do companheiro. O importante é se reinventar!

O hábito de pelo menos 1 refeição juntos, sentados à mesa, gera um momento de troca, diálogo, atualizações do dia a dia e satisfação.

Dicas de artigos para estimular as refeições juntos:

2. Receba o seu companheiro com abraços 

Como falamos antes, a falta de carinho é um sinal de que vocês precisam melhorar o relacionamento. Muitas vezes nos acostumamos em dividir a vida com aquela pessoa e nos esquecemos de coisas simples e importantes como abraçar!

Por isso, a dica aqui é criar o hábito de receber o seu companheiro com abraços SEMPRE que ele chegar de algum lugar. Isso certamente será especial para os dois. Eu tento fazer o quanto possível. Paro tudo que estou fazendo e vou até ele dar um abraço e um beijo. E percebo que ele já fica até esperando por isso… Quando eu demoro a aparecer, ele me chama, me assovia, para saber onde estou. Chega a ser até engraçado rs…

E não é porque vocês dormem e acordam juntos que podem esquecer esses pequenos cuidados. Pode parecer bobagem, mas na prática faz todo sentido.

Se quando ele chega em casa você continua com o celular ou com outras atividades, isso pode esfriar a relação a longo prazo, pode transparecer desinteresse. Quem é que não gosta de ser recebido com carinho e abraços?

3. Faça pequenas surpresas românticas e gentilezas

Todo mundo já ouviu aquela frase “gentileza gera gentileza”, não é mesmo? Na prática funciona mesmo! Se você faz pequenas surpresas, organiza situações românticas e faz da gentileza a base do relacionamento, a reação com certeza será positiva.

Por isso, não deixe de cuidar da saúde do relacionamento.

Faça surpresas e seja romântica e gentil. Mesmo as pessoas mais duronas gostam de mimos e podem ter o coração amolecido por esses cuidados.

Ajude-o a lavar o carro, leve um copo dágua, compre aquele queijo que ele gosta quando for ao supermercado, escreva um bilhetinho e deixe no vidro do banheiro….

Revejam um filme especial, voltem ao restaurante dos primeiros encontros, recuperem fotos antigas e relembrem o que alimentava a relação.

Faça coisas que o seu companheiro não espera. A ideia aqui é SURPREENDER para melhorar o relacionamento!

4. Faça uma escuta ativa

como melhorar o casamento

Você já ouviu falar em escuta ativa? Escuta ativa é ouvir com todos os sentidos e vai muito além de escutar. É necessário respeito e dedicação para entender o que a outra pessoa quer falar.

Ou seja, a base de qualquer bom relacionamento, concorda?

Para conseguir uma escuta ativa, a dica é viver aquele momento com atenção, carinho e cuidado. Isso vai transformar a comunicação entre o casal.

Experimente a seguinte regra: se algum dos dois começa a falar, o outro deve deixar o celular, o computador, o quer que se seja e olhar para o outro.

Se você não pode parar o que está fazendo, peça para o seu marido esperar cinco minutinhos para que você possa dar atenção ao que ele vai falar. Escutar com atenção faz muito bem para a relação!

5. Reclame menos, solucione mais

Certamente você já conheceu uma pessoa que só reclama, tem uma energia negativa e não resolve nada. Você já parou para pensar se você não está sendo essa pessoa no relacionamento?

A resposta pode ser dura, mas é importante identificar isso.

Algumas vezes nós reclamamos só por reclamar ou até em busca de atenção. Isso, sem dúvidas, só desgasta o relacionamento.

Pedir ajuda para resolver algumas questões é saudável, até porque todas nós temos problemas. A questão aqui não é essa, estamos falando em reclamar e não se movimentar para mudar a situação.

Tem muita coisa que podemos solucionar antes de transformar isso em queixa. Se a ideia é melhorar o relacionamento, evite esse comportamento!

6. Diga “por favor” e “obrigada” sempre que pedir algo

Não é porque vocês vivem juntos que está liberado deixar os detalhes de lado. Se você é gentil com uma pessoa “estranha”, por quê não manter o mesmo comportamento e respeito com o amor da sua vida?

Eu entendo que a rotina prega essas peças, mas temos que estar atentas para não cair. Sabe quando as mães falam que educação é bom e todo mundo gosto? Elas sempre têm razão!

Então, mantenha o hábito de agradecer, seja quando o marido te entrega uma escova de cabelo na mão, seja quando paga uma conta de restaurante… Enfim, todo ato gentil merece ser reforçado positivamente. E o “obrigada”, além de conter gratidão, contém esse reforço positivo do comportamento.

7. Vá para a cama com o seu marido

Para alguns casais ir para a cama junto pode ser um problemão, já que as pessoas costumam ter hábitos e horários diferentes. Porém, ir deitar junto com o seu marido é importante para melhorar o relacionamento.

Mesmo que um durma antes que o outro, o que é bem normal, esses momentos antes da chegada do sono valem ouro!

Eu, particularmente, sempre gostei de conversar abraçada antes de dormir. Esse é um ótimo momento do dia para a manutenção do carinho, do desejo e da escuta ativa.

8. Agende um date por semana

melhorar o relacionamento

Se você ainda não sabe o que é date, a gente te explica. Date é um nome moderno para encontro amoroso! rs…

Aquele jantar romântico, ida ao cinema no meio da semana ou qualquer outra atividade em casal é um date.

Convidar o cônjuge para um programinha especial uma vez por semana pode ajudar muito qualquer casal que quer sair da rotina!

9. Mostre interesse pelo trabalho do seu amor

Não são raros os casos em que as pessoas ficam mais tempo no trabalho do que em casa. Por isso é muito importante mostrar interesse pela vida profissional do seu parceiro. Esse comportamento é um sinal de cuidado e preocupação e ajuda a melhorar o relacionamento.

Se ele comentou que teria uma reunião importante, não deixe de desejar boa sorte e, depois, perguntar como foi.

Se você já falou alguma vez que não queria saber das coisas do trabalho, isso dá a entender que você não se importa com os sonhos e realizações dele.

10. Seja flexível e abra mão de querer estar sempre certa

Você tem muita dificuldade de ceder e assumir que não está sempre certa? Miga, sua louca, não faça isso!!! Ser flexível e abrir mão de algumas opiniões é MUITO IMPORTANTE na vida a dois. Se você quer melhorar o relacionamento, comece mudando esses comportamentos.

Eu entendo que pode ser bastante difícil ceder em algumas situações, mas não dá para estar certa sempre. Não esqueça que um bom relacionamento precisa de equilíbrio e, para isso, não dá para um ter mais “razão” que o outro. A vida a dois precisa de flexibilidade.

11. Não deixe o relacionamento cair na rotina

como melhorar o relacionamento conjugal

Como vocês já devem ter percebido, para dar certo um relacionamento amoroso precisa basicamente de três coisas:

  1. Não cair na rotina
  2. Evitar a rotina
  3. Fugir da rotina

Brincadeiras a parte, geralmente é a rotina que leva ao fracasso do relacionamento. Isso porque quando caímos na rotina abrimos espaço para tudo que falamos antes. Esquecemos as gentilezas, as surpresas, o interesse, o cuidado e prejudicamos a comunicação.

Então, quando falamos que é fundamental fugir da rotina, não é que você tenha que criar grandes eventos todos os dias.

Mas é para que você não se acostume tanto ao relacionamento a ponto de deixar de fazer as manutenções necessárias.

Obs.: Não me refiro à rotina básica de um casal ou lar, de ter horário para tarefas, hábitos, cronograma, ainda mais se possuem crianças. Me refiro à rotina amorosa, onde tudo é previsível, sem emoções. Então, procure inovar na cama, nas saídas, viagens de final de semana, café da manhã fora de casa… Ou até mesmo um novo corte de cabelo.

Continue conquistando o seu parceiro

Não é porque você já está casada que não deve mais conquistar a outra pessoa. O erro está exatamente nesse pensamento.

Temos que encarar um relacionamento como uma oportunidade de continuar conhecendo e conquistando. A rotina existe e é uma realidade, mas, como vimos com as dicas, é possível adotar pequenas mudanças e melhorar o relacionamento.

Aproveite e acesse os artigos que irão auxiliar no seu relacionamento:

  1. Como montar uma noite romântica
  2. Casamento feliz e duradouro
  3. Como ser uma mulher confiante

Conclusão: não duvide que é possível melhorar o relacionamento!

melhorar o relacionamento

Sabemos que reconhecer que o relacionamento não vai bem é uma situação delicada. Porém, esse é o primeiro passo para conseguir reverter o que não está indo bem. Esperamos que com esse artigo você consiga entender o que não vai bem e o que pode melhorar.

Com essas dicas acreditamos que será muito mais fácil mudar pequenos comportamentos e hábitos. Lembre-se sempre, o amor mora nos detalhes!

Caso você tenha pensado que o seu relacionamento não tem mais jeito, muita calma nessa hora! Um terapia de casal pode ser importante para identificar o real problema.

Mas não desanime! Comece a aproveitar todos os momentos juntos com mais intensidade e paixão para melhorar o relacionamento.

Esperamos que as dicas sejam úteis e que vocês possam acabar com qualquer crise do casamento. Aproveite outros conteúdos e dicas do nosso blog. Em caso de dúvidas, sugestões ou comentários não deixe de entrar em contato!

Beijos,

blog esposas online mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Escrito por Ticinha Medeiros

Mineira, natural de Belo Horizonte, pisciana e casada desde 2013. Adora tudo que é relacionado à casa, ao marido e à família. Esforçada e dedicada, busca conhecimento constante sobre culinária, DIY, relacionamento, decoração, como receber em casa, festas e dicas para facilitar a vida de casada.

Blogueira Profissional, fundadora do Portal Esposas Online.

139 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *