Você está lendo:
Casamento em Crise: Como Resgatar o seu Casamento

Casamento em crise? Este artigo pode te ajudar. 🙂

Os consultórios de terapia estão cada vez mais cheios de casais em busca de aconselhamento para salvar as suas relações.

As terapias de casais têm ganhado tanta popularidade, devido ao agravante de que são muitas as pessoas que sofrem com um casamento em crise.

Por que os casamentos chegam a esse ponto? Dá para evitar? É possível reverter a situação?

Veja como resgatar a qualidade de sua relação, driblando as principais causas de um casamento em crise.

Como saber se o casamento está em crise?

motivos casamento em crise
Como saber se o casamento está em crise?

Não costuma ser difícil identificar um casamento em crise. Pode ser que às vezes, o casal em si acabe não se dando conta ou não admitindo que está crise, enquanto as pessoas que estão ao redor conseguem perceber facilmente o quanto a relação está se desgastando e o triste e inevitável desfecho que a história terá, se nada for feito.

Por isso, é importante observar o seu relacionamento, para identificar situações como:

  • Há pouca paciência entre o casal. Qualquer motivo, por mais banal que seja, é suficiente para discussões e estresses;
  • A tolerância passa longe da relação: ambos não perdoam um mínimo deslize que seja, do outro;
  • Um dos dois ou ambos, curtem mais passar tempo com outras pessoas ou sozinho, do que junto do companheiro;
  • Por mais que ambos saibam a importância e reconheçam a necessidade de um diálogo, não é possível manter um diálogo efetivo entre o casal;
  • O casal já não curte mais momentos a dois, como ir ao cinema, sair para jantar ou mesmo curtir uma tarde juntos no sofá de casa;
  • Fica evidente que não há interesse de ambos ou de um dos dois, para com o que acontece na vida do outro;
  • As relações sexuais são cada vez mais raras ou faz tempo que não acontecem.

O que coloca um casamento em crise?

casamento crise
O que coloca um casamento em crise?

Todos sabem que o casamento tem seus desafios. Assim como tudo na vida, o casamento requer atenção, dedicação e comprometimento; para que se mantenha sempre saudável, interessante e feliz.

Por isso, até mesmo alguns descuidos simples, com o passar o tempo, podem colocar um casamento em crise.

Isso mostra que, ao contrário do que muita gente pensa, não são somente problemas graves como uma traição, que deixam um casamento em crise.

É por isso, inclusive, que muitos casais que estão passando por uma crise, confessam não entender como chegaram nessa situação.

Veja aqui alguns dos principais motivos para um casamento ficar em crise, de acordo com nossas pesquisas:

1. Falta de diálogo

A falta de diálogo costuma ser um dos principais problemas, que acabam deixando um casamento em crise. Além disso, essa é uma ameaça sorrateira, que vai se instalando aos poucos na relação e, quando o casal se dá conta, já faz um bom tempo que não há um diálogo verdadeiro entre ambos.

Conversar é sempre muito importante. Perguntar como foi o dia do seu parceiro, demonstrando interesse, pode parecer uma coisa sem muita significância, mas, é importante lembrar que são as pequenas atitudes do dia a dia que sustentam uma relação duradoura e verdadeira.

Outro ponto aqui, pode ser a falta de diálogo quando o mesmo se faz extremamente necessário, ou seja, diante de um problema do casal ou familiar.

Não falar para o seu parceiro sobre como você se sente e ouvi-lo também, abre margem para que ambos alimentem mágoas e opiniões distorcidas sobre a situação e sobre o outro, contribuindo para ressentimentos que deixam um casamento em crise.

2. Traição

Sem dúvidas, esse é uma das causas que deixam um casamento em crise com maior dificuldade de reverter a situação. Seja por conta da dificuldade do perdão e da superação pelo lado traído, ou pela perda da confiança que acaba se estabelecendo na relação.

No entanto, é sempre muito importante entender bem a situação e, inclusive, o que levou o companheiro a trair. Obviamente uma falha enorme de caráter, sem dúvidas. Mas, o quão próximos vocês estavam? Considere olhar ao redor e ver as falhas de ambos os lados.

Por isso, esteja atenta ao quanto você tem cuidado do seu relacionamento.

3. Falta de companheirismo

Poucas coisas são tão ruins quanto sentir que, apesar de estar rodeada de pessoas, você sente que não tem com quem contar, nem com seu marido.

Infelizmente, isso acontece com grande frequência e, a maior justificativa, na maioria dos casos, é que os homens se acostumaram tanto com a versatilidade e autonomia das mulheres, que simplesmente acham que elas nunca precisam de ajuda para nada. E pode acontecer o oposto, também!

Isso afeta muito um relacionamento, pois, sobrecarrega um dos lados, fazendo com que ele se sinta cansado, pouco importante e sozinho.

Afinal, sentir que você tem que com quem contar, ainda que seja para algo bobo como esfregar as suas costas no chuveiro, faz toda a diferença numa relação!

Outro exemplo de falta de companheirismo: eventos sociais que um acaba indo sem o outro (simplesmente porque o outro não quis ir). Vejo alguns casais que o homem só comparece nos eventos da família da esposa quando o convêm. E vice-versa.

Tenho amiga que não comparece aos eventos do trabalho do marido, mesmo sendo desejo dele  tê-la por perto, alegando não conhecer ninguém. Gente! Vamos ser generosos em acompanhar os nossos parceiros mesmo nos eventos ruins, ok? Isso é uma prova de companheirismo.

Portanto, faça a sua parte e demonstre ao seu companheiro o quanto isso é importante na relação.

4. Problemas financeiros

Já dizia o velho ditado: “Quando a necessidade bate na porta, o amor sai pela janela”. Infelizmente é muito comum ver casais brigando com grande frequência e facilidade, quando a falta de dinheiro se instala na família.

Isso acaba acontecendo porque diante do estresse e preocupação com as contas para pagar, o casal fica sem paciência, a irritabilidade surge em qualquer situação e um pode acabar pressionando ou culpando o outro, pela situação em que se está; deixando o casamento em crise.

Além disso, o problema pode ocorrer devido a distribuição de contas e despesas entre os dois. Se quiser umas dicas sobre finanças para casais, recomendo esse post.

5. Mudanças no corpo

As mudanças no corpo em alguns casos, também podem acarretar um casamento em crise. Embora para grande maioria das pessoas, a parte física do outro passe a ter pouca importância com passar do tempo, para algumas pessoas a atração física é fundamental para manter a chama da paixão acesa e, consequentemente, o interesse na relação.

Principalmente naqueles casos em que se tratam de pessoas que na fase do namoro eram extremamente vaidosas e cuidadosas com o seu corpo e, após o casamento, essas pessoas “relaxam” com os cuidados, adquirindo um corpo totalmente diferente daquele pelo qual o seu companheiro se apaixonou.

Isso vale tanto para o homem quanto para a mulher. Bem polêmico, né?

6. Rotina no relacionamento

A rotina costuma ser uma vilã silenciosa e que quase sempre está à espreita. Afinal, o dia a dia da grande maioria das pessoas costuma ser extremamente corrido, com mil e uma coisas para dar atenção, fazendo com que as horas passem depressa e no final do dia estejamos sempre exaustos.

Permanecer nesse ciclo vicioso de afazeres do cotidiano, pode ser uma grande armadilha para o relacionamento.

Pois, nesse ritmo, é comum que acabe por não sobrar tempo e nem disposição para se dedicar ao outro, fazendo que com tempo, o relacionamento se torne sem graça e o casamento fique em crise.

Casamento em crise: o que você não deve fazer

relacionamento em crise

Mais importante do que o que você deve fazer para salvar o seu casamento, pode ser o que você não deve fazer se você está em um casamento em crise.

Às vezes, algumas atitudes podem acabar piorando significativamente a situação, por mais que não seja essa a intenção ou que você tenha alguma dessas atitudes, “sem querer”.

Fique atenta a essas dicas para não afundar a relação de vez, ao invés de salvá-la:

  • Não se precipite: muitas pessoas se desesperam ao se dar conta de que há problemas no seu relacionamento e já pensam logo de cara que é o fim. Mantenha calma, pois, esse desespero pode fazer com que você acabe colocando os pés pelas mãos;
  • Nada de acusações ou isenção de responsabilidade: é muito comum que as pessoas não assumam a sua parcela de culpa quando sentem que está em um casamento em crise. Não atribua toda responsabilidade ao seu parceiro;
  • Tenha humildade: é extremamente importante ter humildade para fazer uma autoanálise e tentar identificar onde você mesma falhou e o que pode melhorar, ao invés de simplesmente apontar o dedo nas falhas do outro;
  • Não insista nas abordagens que não deram certo: se ao perceber que o seu casamento está em crise, você já tentou algumas coisas com as quais não teve sucesso, como por exemplo, tentar conversar sobre um tema específico que sempre vira discussão; não insista. Tente outra abordagem;
  • Não pense em separação como a única ou “melhor” solução: acredite: isso certamente vai trazer um transtorno muito maior para a sua vida, além de muita dor, se você ainda ama o seu maridão.

O que você DEVE fazer para melhorar um casamento em crise

relacionamento crise

Agora que você já sabe algumas coisas que você não deve fazer, pois, podem acabar piorando a situação, saiba o que aconselhamos que você FAÇA, para reverter o seu casamento em crise!

Primeiramente, para de pensar no divórcio, drene isso do seu pensamento

Não faça nada que você possa se arrepender depois! Seja por não acreditar que vai acontecer e usar isso para ameaçar o outro, ou porque você pensa que não há outra saída; você pode acabar falando em separação logo que percebe que o seu casamento está em crise.

No entanto, a grande maioria das pessoas costumam se arrepender muito por ter se precipitado ao falar em separação.

Por isso, tenha muita certeza das decisões que vai tomar e pense bem antes de falar qualquer coisa, para não se arrepender depois e acabar terminando de destruir o relacionamento.

Divórcio só deve ser pensando quando realmente não houver mais chances para a relação, ou seja, quando vocês, de fato, já tentaram de tudo para salvar o casamento em crise.

Faça uma lista de todas as questões que te incomodam no relacionamento

Pode ser que na hora de conversar com seu companheiro, você acabe se perdendo nas emoções e não consiga pontuar de maneira assertiva, tudo o que te incomoda na relação. Fazer uma lista com esses pontos, pode ajuda-la na hora de falar sobre eles.

Além disso, o fato de escrever, ajuda você a refletir melhor sobre a situação, fazendo com que o seu cérebro analise cada ponto com uma “visão” diferente, o que pode te ajudar a, sozinha, entender melhor esses incômodos e talvez, relevá-los ou dar menor importância a eles.

Você também vai gostar deste texto!
financiamento

O que VOCÊ poderia fazer de forma diferente?

namoro em crise

É sempre muito fácil culpar o outro. O ser humano é assim, e costuma se resguardar em suas crenças de superioridade, apontando sempre as franquezas e falhas do outro.

Portanto, faça diferente! Faça uma autoanalise e liste o que você poderia melhorar ou fazer diferente. Não espere apenas a atitude do outro, mas dê você, o pontapé inicial para reverter o seu casamento em crise.

Certamente o seu companheiro vai perceber e vai ceder. O que é comum é ambos se manterem em sua postura de orgulho e egocentrismo, fazendo com que haja resistência dos dois lados, para apaziguar a situação.

Então, faça você, o que puder fazer em prol da relação e sinta o quanto é bom ter tomado a iniciativa de lutar pela sua família e pelo seu casamento.

Corte as críticas, comentários, sarcasmos e ofensas destrutivas

Dando da sua parte, quando da parte do seu companheiro, elimine tudo o que for destrutivo. Comece por você, evitando quando palavra com esse intuito.

Converse com ele numa boa, explicando o quanto essas coisas podem afetar a relação e incentive-o a evitar palavras destrutivas, também.

Aprenda como expressar preocupações de forma construtiva

Observe as reações do seu companheiro. Aprenda a identificar formas de falar com ele e maneiras de agir, que resultem positivamente.

Assim, quando você tiver preocupações para compartilhar com ele, ou até mesmo críticas construtivas, você saberá como fazer isso da melhor forma.

Usar palavras leves, investir em elogios e diálogos com ar positivo e cooperativo, sempre são a melhor saída. Mostrar que você está totalmente disposta a ajudar e que você reconhece sua parcela de “culpa” na situação, são atitudes fundamentais para conseguir que seu companheiro se torne seu aliado e não seu concorrente. Use e abuse da empatia quando sentir que está em um casamento em crise.

Aumente radicalmente as energias positivas que você oferece ao seu parceiro

Coloque mais amor, mais emoção, mais cuidado e muita dedicação no seu relacionamento!

Infelizmente, problemas e momentos ruins acabam sendo inevitáveis, mas você pode blindar o seu casamento contra a crise, com atitudes simples, como demonstrando amor a tudo o que faz.

Mostre-se sempre presente, interessada, apaixonada e salve o seu casamento em crise! Faça uma surpresa carinhosa, eleve a vibração entre vocês.

Conclusão: salve o seu casamento em crise!

casamento em crise

Esperamos que após ler esse conteúdo, você tenha conseguido entender mais sobre a situação do seu relacionamento e consiga fazer uma análise sobre o que deixou o seu casamento em crise.

O importante é sempre manter a calma e tentar entender os pontos que levaram o seu casamento à essa situação, pensando e agindo com paciência, amor e dedicação.

Se a sua intenção é reverter a situação (que nós esperamos que seja!), conte com as nossas dicas e não deixe de seguir o seu coração, fazendo tudo com aquele mesmo sentimento mágico do início da relação.

Nada impede que vocês resgatem todo esse brilho do início, para o casamento, atualmente.

Caso haja alguma dúvida, sugestão ou mesmo um desabafo, não deixe de compartilhar conosco, aqui! Indico também acessar o artigo com uma seleção de livros sobre relacionamento muito interessantes. #ficaadica

Boa sorte, continue contando com as dicas do nosso blog e que vocês comemorem muitas bodas! Beijos.

blog esposas online mulheres casadas

Ticinha Medeiros

Blog Esposas Online

Gostou? Te ajudei? Aprendeu algo? Seja sincera...
Aprendendo com a Tici
0
Emocionei!
0
MTO AMOR
0
Não gostei :(
0
Pensativa...
0
Ver comentários! (2)
  • Amigo também estou praticamente vivendo a mesma coisa que você, porém justamente hoje estava lendo algumas coisas e cheguei até aqui e hoje tomei a decisão de chegar em casa e colocar todas as cartas na mesa para saber qual rumo vou tomar na minha vida… minha história é igualzinha a sua também tenho 2 filhos e ela também pretende mudar para outro estado. mas enfim o que acontece comigo nem foi ela pedir a separação mas já estamos separados dentro de casa há uns 3 anos e tivemos poucos momentos bons e hoje acabou até mesmo o dialogo porém, no meu caso minha esposa que tomou uma postura de egocêntrica e acredita que a vida é somente dela.
    Minha conclusão para tudo isso e espero que lhe ajude é. Hoje quero conversar e primeiro quero dizer todos meus erros e o que posso fazer para consertar e mudar porém também quero ouvir ela, se ela não quiser mudar e achar que apenas eu sou o errado cheguei na seguinte conclusão.
    Casamento é para viver uma vida a 2 de verdade tendo erros e acertos mas enfim decidir se quer viver junto de verdade ou se pretende seguir sozinha.
    Tenho 44 anos de idade e moldei minha vida para ter um casamento de verdade e sempre cumpri com meu papel e hoje vejo que mais acertei do que errei e meus erros ainda foram consequência das atitudes dela.
    Então hoje acredito que vamos conseguir colocar as cartas na mesa pois continuar como esta não dá.
    Penso que é mesma coisa de um luto uma separação.acaba com qualquer um, vai doer, você e eu vamos ficar perdidos se acontecer pois, sempre os filhos estarão junto com a mãe mas enfim já li muita coisa sobre o assunto e testemunho de muitas pessoas.
    Se acontecer o divórcio mesmo tanto com você como comigo. Pode ter certeza não é o fim do mundo e hoje vou encarar como um ciclo que vai se fechar. mas ciclos tem que ser fechados para que outros comecem novamente.
    Só peço acima de tudo que Deus dê a direção pois li uma coisa que achei super interessante.
    Se para tomar esta decisão tanto eu como você após ela estiver em paz e sair todo este julgo e fardo pesado que esta hoje, é sinal que o Espirito Santo aprovou a decisão.
    Um Grande abraço amigo

  • Olá, não vou me identificar mas estou passando por uma crise muito seria em meu casamento minha esposa não me quer mais e pediu a separação, já passamos por outros momentos ruins em que a separação também tinha sido cogitada, porem dessa vez a coisa esta mais seria, minha esposa esta decidida a separar tanto e que nem dormir junto nos estamos mais, temos 2 filhos e eu estou arrasado não sei mais o que fazer, mas estou tentando não transparecer isso a ela tentei conversar mas não tive sucesso e o que me deixa mais triste e que ainda minha esposa quer ir morar em outro estado e levar meus filhos, eu li o seu artigo e me identifiquei e estou tentando seguir os caminhos descritos no texto, tentando não ser chato e querendo forçar nd deixando no tempo dela, mas nao sei se vou conseguir reverter essa cituação, queria saber se vc pode me ajudar com alguma dica a mais para que eu possa reconquistar minha esposa, nos ainda estamos morando no mesmo teto pois temos somente um imóvel e ninguém quis sair de casa, já pedi pra ela se quer que eu saia mas ela me disse que não, já e um ponto positivo eu acredito.Um abraço.

Entre na conversa... Comente também!

Your email address will not be published.

Esposas Online por Ticinha Medeiros — Copyright © Todos os direitos reservados.

← Rolar para o topo